Quer conhecer uma das principais tendências da Medicina? Conheça a Saúde Baseada em Evidências!
De acordo com o dicionário, a palavra “evidência” está relacionada com algo ou alguém que não deixa um certo assunto à margem de dúvidas. E, por mais que a Medicina seja uma ciência em constante desenvolvimento e evolução, é impossível desassociá-la desse conceito.
A observação de evidências, seja por parte dos sintomas ou a partir da análise dos resultados de tratamentos, é feita desde os primórdios da Medicina e continua, hoje, sendo uma importante aliada de uma prática eficiente.
Então, o que é a Medicina Baseada em Evidências? Quais são as características dela e como é aplicada no dia a dia da prática médica? Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!
O que é Saúde Baseada em Evidências?
Esse é um conceito que envolve a integração das evidências científicas (obtidas a partir de pesquisas, estudos e da observação de resultados no decorrer dos anos) com a particularidade dos pacientes (como o estilo de vida, as preferências e muito mais).
É, portanto, uma estratégia que tem tudo a ver com a humanização e também com a atualização constante na área da saúde, já que as evidências estão em frequente mudança.
Isso ocorre devido à velocidade em que novos métodos, fármacos e abordagens são descobertos e aplicados na Medicina e em outros segmentos da saúde. Sendo assim, o profissional precisa se manter em contato com as novidades, sempre se atualizando e comunicando as novidades aos pacientes em uma linguagem acessível e objetiva.
Qual é a importância das evidências na saúde?
Na escola de Medicina, o estudante aprende muito sobre a importância das evidências na saúde. Conceitos como a relevância dos prognósticos e a escolha dos tratamentos corretos para cada caso estão entre os pontos de atenção.
Na Saúde Baseada em Evidências, esse tipo de informação se torna um dos pilares da aplicação de protocolos para cada paciente. Com ela, é possível prever os resultados que podem ser obtidos com a implementação dos tratamentos, preparar os pacientes para os possíveis efeitos dos fármacos e procedimentos, entre outros detalhes.
Como usar evidências para o diagnóstico?
O uso das evidências no diagnóstico e na implementação de tratamentos é algo fundamental para o sucesso dessa estratégia. Para isso, características essenciais para o médico pesquisador — como a observação, um bom raciocínio clínico e a rapidez na tomada de decisões — se tornam imprescindíveis.
As evidências são obtidas, em primeiro lugar, por meio da anamnese e da realização de um bom exame clínico. Depois, é hora da análise dos exames solicitados, sejam eles laboratoriais ou de imagem. Juntos, esses detalhes formam uma imagem que possibilitará a integração desses dados às evidências científicas, guiando o médico e o paciente rumo a um protocolo personalizado.
Quais são os passos fundamentais da Medicina Baseada em Evidências?
Há uma pequena diferença entre os conceitos de Medicina Baseada em Evidências e Saúde Baseada em Evidências. O primeiro conceito é focado exclusivamente no paciente, enquanto o segundo traz uma abordagem mais complexa e que envolve toda a área da saúde.
No entanto, os pilares de ambos são bem parecidos, sendo apenas adaptáveis às necessidades exclusivas de cada um deles. Vamos conhecer os passos indispensáveis a seguir!
Formulação das questões
O primeiro passo da SBE é a formulação de questões sobre o que está sendo observado. É possível implementá-las tanto na hora da anamnese, quanto nos conceitos de gestão na área da saúde.
Busca por evidências
Ao examinar um paciente, a busca por evidências deve ser ativa. É a hora de unir as informações coletadas na anamnese e no exame físico. Isso, é claro, também é um passo que pode ser aplicado na gestão, com a identificação de problemas e soluções em um contexto.
Avaliação crítica
A partir dos dados coletados, com o que estamos lidando? O passo da análise crítica é essencial para que possamos começar a guiar o pensamento rumo a uma resolução do problema apresentado.
Aplicabilidade da evidência
Depois, é hora de colocar em prática as hipóteses sobre qual seria o melhor caminho a seguir estrategicamente, com base nos estudos observados e, claro, na experiência adquirida por você ao longo da carreira.
Avaliação de desempenho
Por fim, é chegado o momento de avaliar quais foram as implicações do caminho escolhido. Os resultados foram como esperado? Você acha que há outras estratégias embasadas que podem ser usadas da próxima vez? Não se esqueça de que as evidências também devem ser estudadas por você!
Como o curso de Saúde Baseada em Evidências pode ajudar?
Se você já faz parte da área da saúde e gostaria de se qualificar, se tornando um profissional ainda mais capacitado, a dica é investir em especializações e cursos que possam complementar a sua formação.
A área de Saúde Baseada em Evidências é uma ótima oportunidade para enriquecer o currículo, sendo essencial também para a sua diferenciação perante aos pacientes, que terão mais confiança nos diagnósticos e nos tratamentos propostos.
Então, saiba que o curso de Saúde Baseada em Evidências da Inspirali é uma ótima alternativa! Nos módulos, você entrará em contato com conceitos como:
- fundamentos e princípios da Saúde Baseada em Evidências;
- localização de artigos confiáveis e com embasamento;
- avaliação crítica de estudos;
- aplicação de conceitos na prática médica e muito mais!
Esse curso acontece de forma completamente online (modalidade EAD) ao longo de 5 semanas. Ele é dividido em módulos didáticos que o ensinarão não só a reconhecer as melhores evidências para colocar em prática, mas também a analisar as suas próprias experiências e transformá-las em objeto de comparação para os casos do futuro.
Agora você já sabe como funciona a área de Saúde Baseada em Evidências e conhece toda a importância dela para a prática médica. Então, não perca tempo e invista em qualificação nesse setor que tem tudo para crescer cada vez mais!
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o curso de Saúde Baseada em Evidências? Então, fique à vontade para entrar em contato com a equipe Inspirali!