Televendas | 0800 878 6547

Como fidelizar pacientes: veja 9 estratégias e ações

Você sabia que aprender como fidelizar os pacientes é tão importante quanto ser bem qualificado na área da saúde? Entenda!

Muitas pessoas acreditam que para ter uma carreira promissora na área da saúde, basta ser bem qualificado, estudar muito ao longo da faculdade e dominar todas as técnicas e terapias existentes para tratamentos das doenças e problemas dos pacientes. No entanto, isso não é tudo.

O profissional da saúde também deve ter em mente a importância de saber gerenciar o próprio negócio, conhecendo técnicas de empreendedorismo e descobrindo estas 9 estratégias de como fidelizar pacientes:

  1. humanizar o atendimento;
  2. ter empatia;
  3. praticar escuta ativa;
  4. adotar comunicação clara e objetiva;
  5. usar a tecnologia;
  6. automatizar os processos;
  7. investir em capacitação;
  8. oferecer infraestrutura e conforto;
  9. buscar especialização.

Não sabe por onde começar? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre um tema essencial para profissionais do segmento da saúde!

O que é a fidelização?

Fidelizar um paciente é o ato de fazer com que aquela pessoa sempre busque os seus serviços quando precisar de um atendimento médico de qualidade. É, em outras palavras, passar segurança e confiança para que aquele indivíduo não tenha dúvidas sobre a quem recorrer quando precisar de atenção à própria saúde.

Sendo assim, a fidelização é um acordo não-verbalizado entre o paciente e o prestador de serviços, no qual sabem que podem contar um com o outro, sempre que for necessário.

Qual é o caminho da fidelização?

A fidelização dos pacientes se inicia em um processo anterior, conhecido como captação. Nele, a pessoa terá o primeiro contato com os seus serviços e se sentirá interessada em contratá-los.

Nessa etapa, pontos como marketing, valor, diferenciais, compreensão da dor do paciente e a apresentação de soluções para resolvê-la serão fundamentais para que ele escolha a sua clínica ou consultório antes de todas as outras. Um atendimento de primeira também fará toda a diferença nesse momento.

Para a fidelização, no entanto, há outros pontos que devem ser destacados. Eles incluem:

  • comunicação ativa e sincera;
  • cumprimento de prazos;
  • cuidados do pós-vendas, ou seja, a continuidade do atendimento, mesmo enquanto o tratamento não está mais sendo feito.

Ao fidelizarmos um paciente, já passamos por todo o processo de captação desse cliente. Ou seja: manter pacientes fiéis é algo muito menos custoso do que conquistar novos. E, claro, também é uma estratégia que se converte, naturalmente, em mais pessoas frequentando a sua clínica. Falaremos mais sobre isso, em alguns instantes!

Como fidelizar pacientes da melhor forma possível?

Agora, veremos 9 técnicas e estratégias que podem ser utilizadas para otimizar a fidelização de pacientes.

1. Humanizar o atendimento

A implementação de uma medicina humanizada no dia a dia de trabalho é uma das principais formas de fidelizar os pacientes, fazendo com que eles se sintam acolhidos e bem recebidos.

2. Ter empatia

Colocar-se no lugar dos pacientes, seja em caso de transtornos mentais, seja com outras patologias físicas, é algo imprescindível para um médico humanizado, que deseja entender como fidelizar pacientes da maneira correta.

3. Praticar escuta ativa

Comunicar-se bem vai muito além de falar as palavras certas. É preciso, também, saber ouvir. Desenvolva essa habilidade e faça com que os seus pacientes sintam que podem contar com você.

4. Adotar comunicação clara e objetiva

Uma boa comunicação também é imprescindível para quem deseja melhorar a experiência do paciente. É preciso que você use uma linguagem clara e objetiva, sem jargões médicos, e que fale a sua “língua”. Afinal, ele precisa entender o seu quadro mais do que ninguém!

5. Usar a tecnologia para facilitar o atendimento

A implementação da tecnologia no dia a dia do trabalho é, também, muito importante para que os atendimentos sejam mais rápidos e eficientes, com diagnósticos cada vez mais precisos. Fique de olho nas tendências!

6. Automatizar os processos

Usar a tecnologia também na automatização de processos (desde a hora de agendar as consultas até o momento de confirmá-las) também é uma dica para quem precisa poupar tempo e agradar os pacientes.

7. Investir em capacitação da equipe

Um bom treinamento da equipe faz com que fidelizar pacientes seja algo bem mais simples. Com todos na mesma página e uma boa padronização no atendimento, todo mundo sai ganhando!

8. Oferecer infraestrutura e conforto no espaço físico

O processo de fidelização também passa pelo conforto do ambiente, que deve ter uma recepção acolhedora e instalações com foco na acessibilidade. Assim, o seu paciente saberá que é bem-vindo naquele local.

9. Buscar especialização

Por fim, mas não menos importante, faça especializações para otimizar não apenas o seu currículo, mas também, a capacidade de fidelização de clientes da sua clínica. Com médicos qualificados, é bem mais provável que os pacientes se sintam confiantes e aptos a voltar a procurar os seus serviços.

Qual é a importância da fidelização de pacientes?

Como vimos, a fidelização do paciente é um processo longo, que envolve a captação do cliente e a continuidade dos cuidados com o atendimento. Então, por que investir nessas estratégias?

A resposta é simples: estabilidade. Quando você tem clientes fiéis, é muito mais fácil fazer uma projeção eficiente do fluxo de caixa e garantir que o seu negócio continue a funcionar.

Lembrando que gerenciar uma clínica ou consultório é um trabalho árduo e que o empreendedorismo é cheio de desafios. Dentre eles, podemos citar a importância de manter os olhos abertos para o orçamento e, claro, investir em técnicas para manter o balanço do caixa sempre no positivo.

Quais são os benefícios dessa prática?

Alguns dos benefícios de saber como fidelizar pacientes são:

  • horários sempre ocupados;
  • fluxo de caixa positivo;
  • reconhecimento na área escolhida;
  • visibilidade da sua clínica ou consultório como uma referência em atendimento na sua região;
  • redução de custos;
  • otimização dos ganhos;
  • melhora na relação entre você e os seus pacientes;
  • melhores resultados nos tratamentos, graças ao engajamento e à comunicação mais aberta;
  • possibilidade de fazer os seus horários com mais flexibilidade;
  • ganho de conhecimento, a partir do acompanhamento de pacientes a longo prazo.

Gostou de saber como fidelizar pacientes? Agora, você tem em mãos um conhecimento fundamental para o seu sucesso na área da saúde. Então, leve as dicas em consideração e conquiste uma cartela fiel de clientes para a sua clínica ou consultório médico!

Aproveite para assinar nossa newsletter e confira, em primeira mão, as próximas publicações lançadas em nosso blog.

Últimos posts

Tudo que você precisa saber sobre auditoria em saúde

Para que a assistência à saúde seja aplicada aos pacientes com qualidade, é fundamental avaliar se os cuidados estão sendo…

Os 8 livros de Medicina que você deve ler se deseja o sucesso

Gosta de ler? Então, é hora de conhecer alguns dos melhores livros de Medicina para inspirar você nessa carreira! O…

Como fidelizar pacientes: veja 9 estratégias e ações

Você sabia que aprender como fidelizar os pacientes é tão importante quanto ser bem qualificado na área da saúde? Entenda!…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.