Televendas | 0800 878 6547

O que você precisa saber sobre Medicina Humanizada?

A Medicina Humanizada beneficia o paciente, colocando-o no centro do tratamento, além de melhorar a imagem do profissional e atrair mais público.

A Medicina Humanizada é uma das grandes tendências da área médica atualmente. Por meio dela, é possível construir uma relação mais saudável com os pacientes, mantendo a proximidade e ganhando a confiança deles.

Oferecer um atendimento humanizado é uma forma de lidar com cada pessoa conforme suas necessidades, não apenas de saúde, mas também psicológicas e emocionais. Colocamos o ser humano no foco do tratamento para que ele se sinta acolhido.

Trabalhar com essa estratégia é fundamental para que os pacientes tenham uma melhor experiência. Ao mesmo tempo, traz benefícios para o profissional ou o estabelecimento de saúde, promovendo fidelização e novas indicações.

Ao continuar a leitura, você vai conhecer esse conceito, sua importância e como aplicá-lo.

O que é Medicina Humanizada?

A Medicina Humanizada é uma proposta que envolve um conjunto de ações para oferecer um atendimento focado no ser humano. O paciente recebe atenção plena em todas as suas necessidades, respeitando seus medos e inseguranças. O foco é proporcionar uma experiência melhor ao paciente.

Não podemos esquecer que quem procura atendimento médico está em busca de amparo. São pessoas que podem estar preocupadas, angustiadas, ansiosas e temerosas por sua própria integridade. Assim, precisam ser tratadas de uma forma empática e com dignidade.

Essa estratégia requer o envolvimento de todos que têm contato com o paciente. Ele precisa se sentir acolhido desde a recepção; afinal, o objetivo é oferecer assistência de uma forma humana em um momento em que a pessoa está fragilizada, com dúvidas e em busca de uma solução para seus problemas.

Qual é a importância desse conceito?

Existem dois aspectos que tornam a Medicina Humanizada um conceito indispensável. Um deles nós já citamos: o atendimento focado na pessoa, colocando o paciente no centro dos cuidados. O outro é a estratégia de atração e fidelização do público.

Pessoas não querem ser tratadas como números. Elas buscam um atendimento caloroso e personalizado; têm a expectativa de encontrar na equipe médica uma assistência que olhe não só para sua doença, mas para todos os aspectos que ela impacta.

Ao praticar a humanização na medicina, escutamos o paciente em todas as suas queixas, medos e inseguranças; olhamos para suas dificuldades, inclusive financeiras, e procuramos trazer soluções mais adequadas para cada pessoa. Não há uma padronização do atendimento porque ninguém é igual a ninguém.

Com isso, o paciente se torna mais receptivo porque passa a confiar nos profissionais e na clínica. Médicos humanizados conseguem uma maior colaboração dos pacientes e aceitação dos tratamentos e procedimentos propostos.

Ao mesmo tempo, a Medicina Humanizada é essencial para que o médico e a clínica alcancem melhores resultados. Os pacientes são fidelizados devido à satisfação com o atendimento; isso melhora a imagem do especialista, traz credibilidade para ele e atrai ainda mais pessoas.

Quais são os impactos positivos de um atendimento humanizado na medicina?

Citamos alguns dos impactos positivos que um atendimento humanizado pode proporcionar. Agora, explicaremos mais a fundo de que maneira essa estratégia beneficia o trabalho em Medicina.

Fidelização e satisfação dos pacientes

Você já deve ter ouvido falar que o cliente bem atendido sempre volta, e essa afirmação é confirmada por nossos próprios hábitos. Damos preferências para profissionais ou estabelecimentos que ofereceram o melhor atendimento, e isso também vai acontecer na Medicina.

Os pacientes preferem se consultar com médicos humanizados, que demonstram interesse real em ajudar, são mais calorosos e têm empatia. Assim, os pacientes sentem satisfação com o modo como são tratados. Todo o cuidado em proporcionar um ambiente e uma experiência mais agradável também afeta a experiência.

Reconhecimento

Como explicamos, a imagem do profissional é impactada de forma positiva pelo atendimento humanizado. Ele se torna reconhecido no mercado por seu cuidado com a pessoa, por se aproximar do seu paciente e se interessar em propiciar o equilíbrio da saúde, o bem-estar e o acolhimento.

Indicações

A Medicina Humanizada é um diferencial que contribui para atrair novos pacientes. Isso porque as pessoas satisfeitas com a abordagem adotada fazem a indicação dos serviços para outras. Essa é uma das melhores formas de ganhar a confiança do público.

Eficiência no tratamento

Também explicamos que quando o paciente confia em seu médico ele é mais receptivo e aceita os tratamentos. Portanto, o especialista consegue alcançar uma maior eficiência com o seu trabalho. Afinal, o restabelecimento da saúde depende da parceria entre o especialista e o próprio paciente, cada qual fazendo sua parte.

Como reforçar a humanização no atendimento médico?

A Medicina Humanizada visa melhorar a experiência do paciente em cada uma das etapas pelas quais ele passa. Então, deve ser aplicada em todos os processos de rotina para favorecer a interação do paciente com o profissional ou a clínica, descomplicando as rotinas, personalizando o atendimento e atendendo às necessidades da pessoa.

Por isso, existem diversas ações que podem ser adotadas para oferecer um atendimento mais humano. Confira a seguir.

Comunicação empática

É muito importante olhar para o paciente e fazer uma análise completa dele para entender o que aquela pessoa está precisando no momento. Uma comunicação empática envolve essa identificação de necessidades para definir a melhor linguagem e os argumentos mais adequados.

Não se trata de apenas falar, mas também de ouvir, compreender e auxiliar. É preciso ir além e evitar uma postura que coloque o profissional acima do paciente. O interesse é criar uma relação de proximidade com ele, então, vale evitar termos muito técnicos, passando a mensagem de uma forma clara e mais acessível.

Escuta ativa

Quanto mais o médico escuta o que o seu paciente tem a dizer, mais ele compreende tudo o que aquela pessoa está passando. Entender quem é aquele indivíduo é essencial para adotar a melhor postura e a abordagem correta ele, conforme seu jeito de ser e suas necessidades.

Recursos de tecnologia

Ao contrário do que muitos imaginam, a tecnologia não distancia a relação entre médico e paciente. Quando implementada durante as consultas e nos processos de gestão em saúde, ela contribui para descomplicar processos, minimizar burocracias, automatizar tarefas e reduzir a carga de trabalho humano.

Enquanto atende um paciente, o médico pode utilizar recursos como uma assistente virtual para fazer gravações e substituir as anotações. As travas de segurança mantêm a privacidade e o sigilo das informações, e o especialista consegue dar total atenção para a pessoa que está à sua frente. Assim, a conversa olho no olho é muito mais humana.

Além disso, é possível implementar diversos recursos tecnológicos para facilitar o agendamento de consultas, reduzir o tempo de espera, organizar a agenda, registrar o histórico do paciente, entre diversos outros processos. Tudo isso traz agilidade para o trabalho e aprimora o atendimento oferecido ao paciente.

Treinamentos e cursos

Os cursos e treinamentos são fundamentais para toda a equipe que terá contato com o paciente. O time precisa estar bem capacitado para aplicar a Medicina Humanizada, desde o agendamento de uma consulta e recepção até a alta do tratamento.

Inclusive, muitos cursos de especialização em Medicina têm focado em promover essa humanização do atendimento, capacitando profissionais para tratar o ser humano, e não apenas doenças. Portanto, é fundamental investir em educação continuada para se alinhar às novas demandas e tendências.

Agora que você sabe o que é Medicina Humanizada e a importância que ela tem, aprimore o seu próprio trabalho e instrua sua equipe a como fazer isso. O paciente se beneficia muito com um atendimento mais humano e você, enquanto profissional, ganha mais credibilidade. Assim o seu consultório ou clínica se destaca pela excelência dos serviços oferecidos.

Acompanhe mais dicas e informações importantes para aprimorar o seu trabalho. Assine nossa newsletter e enviaremos para o seu e-mail!

Últimos posts

Tudo que você precisa saber sobre auditoria em saúde

Para que a assistência à saúde seja aplicada aos pacientes com qualidade, é fundamental avaliar se os cuidados estão sendo…

Os 8 livros de Medicina que você deve ler se deseja o sucesso

Gosta de ler? Então, é hora de conhecer alguns dos melhores livros de Medicina para inspirar você nessa carreira! O…

Como fidelizar pacientes: veja 9 estratégias e ações

Você sabia que aprender como fidelizar os pacientes é tão importante quanto ser bem qualificado na área da saúde? Entenda!…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.