Televendas | 0800 878 6547

Organização nos estudos EAD: saiba como ter sucesso estudando a distância

Com uma boa organização nos estudos, você conseguirá ter um excelente desempenho no ensino a distância, aproveitando ao máximo o seu curso. Veja como fazer!

O EAD é uma excelente alternativa para quem precisa investir em sua formação, mas não pode estar em sala de aula todos os dias. Além disso, o ensino a distância traz soluções para momentos desafiadores, como a necessidade de manter o distanciamento social. Porém, para ter um bom desempenho nele, é preciso uma boa organização nos estudos.

Apesar das muitas facilidades que o ensino a distância promove, ele pode ser desafiador. Afinal, o estudante tem que gerenciar conteúdos e atividades para não perder prazos nem deixar nada para trás. Além disso, é importante praticar o autodidatismo, já que terá autonomia na hora de estudar.

Mas não é tão complicado quanto parece. Adotando algumas boas práticas, você pode se dar bem com a modalidade a distância, aproveitando ao máximo os conteúdos. Continue lendo para conferir o que você pode fazer para manter a organização e dar conta de tudo.

Quais os desafios do estudo a distância?

A principal característica do EAD é o distanciamento físico entre o estudante e os professores, colegas e instituição de ensino. Nessa modalidade, o aluno não está em sala de aula todos os dias, e os conteúdos ficam disponíveis para ele em uma plataforma virtual.

O desafio está em manter a organização nos estudos para acompanhar as disciplinas e todas as suas atividades sem perder os prazos. Cabe ao próprio estudante conferir o cronograma do curso e fazer as entregas nas datas estabelecidas pela instituição.

Isso significa que ele tem mais autonomia na hora de estudar, acompanhando os conteúdos por meios eletrônicos e formatos digitais, ou seja, não terá o professor frente a frente para explicar a matéria. Assim, é essencial um trabalho intenso de pesquisa e uma grande dedicação e disciplina para assimilar as informações.

Portanto, se engana quem pensa que estudar EAD é mais fácil do que na modalidade presencial. A dinâmica é diferente, mas é necessário ter a mesma dedicação e algumas habilidades a mais, além de estratégias para manter a organização nos estudos e não perder matérias.

Que vantagens essa modalidade oferece?

Como explicamos, na modalidade EAD, o estudante não comparece à instituição de ensino todos os dias, sendo essa uma das suas vantagens. Assim, fica mais fácil conciliar o estudo com outras atividades, como trabalho, estágio e até mesmo a vida pessoal, otimizando o tempo.

Além disso, cada um pode fazer o seu próprio ritmo, estudando nos momentos em que for mais conveniente. Você organiza sua agenda com mais flexibilidade, definindo quanto tempo dedicará à sua formação, e ainda pode ver e rever os conteúdos quantas vezes desejar.

Não podemos esquecer que o ensino a distância também proporciona autodesenvolvimento. O aluno aprimora questões como o domínio de recursos eletrônicos e digitais, o autodidatismo, a responsabilidade, a autonomia e o senso de organização — habilidades que vai levar para outros aspectos da sua vida.

Como se organizar para estudar no EAD?

Estudando a distância, você não terá os professores e colegas avisando sobre a entrega de atividades, trabalhos e as datas de provas. Cabe a cada um gerenciar tudo isso e definir a melhor estratégia para conduzir seus estudos, se organizando conforme suas necessidades, preferências e lógica de raciocínio.

Para ficar mais fácil criar a sua rotina, veja, a seguir, algumas dicas de organização que vão favorecer o seu desempenho no EAD.

Faça um calendário

Nada melhor do que criar um calendário para compor o seu cronograma de estudos. Assim, você terá uma visão mais clara das datas e prazos, podendo organizar a sequência de conteúdos a serem estudados e aproveitar melhor o tempo sem deixar nada para trás. Você pode até definir quantos minutos ou horas vai direcionar a cada disciplina.

Crie objetivos e metas pequenas

Em vez de deixar tudo para um dia só, prefira estudar um pouco por dia, criando pequenas metas e objetivos. Com isso, verá sua própria evolução sem se desgastar estudando demais e manterá o seu calendário e cronograma em dia, sem acumular nada.

Use mapas mentais

Podemos usar os mapas mentais de um jeito diferente para manter os estudos organizados. É interessante criar um mapa para cada disciplina, a fim de compor o diagrama com todas as atividades e conteúdos referentes a ela, seus prazos e sugestões de fontes de referência, para facilitar na hora das pesquisas.

Mas também tem o jeito tradicional de usar os mapas, para fixar o conteúdo estudado. Nesse caso, fazemos a ligação de um tema com tudo aquilo que está relacionado a ele — por exemplo, fórmulas, datas, conceitos e características. O objetivo é organizar as informações de uma forma prática e muito visual, criando uma lógica de conexão.

Tenha resumos em pastas

Criar resumos é uma das grandes sacadas para extrair as informações mais importantes de um tema. Utilize esse recurso a seu favor para fazer revisões e tirar dúvidas sempre que necessário. Mas não se esqueça de que esse material precisa estar muito bem organizado em pastas, para que você possa acessá-lo sem dificuldade. Você pode usar cadernos e fichários ou fazer resumos em arquivos digitais.

Utilize bons aplicativos

É a tecnologia que viabiliza o ensino a distância, e você pode explorar esse recurso também para manter a organização nos estudos. Existem diversos aplicativos para gerenciar sua agenda, o tempo e até mesmo estabelecer metas diárias, semanais ou mensais.

É interessante, ainda, usar aplicativos para manter contato com os colegas, criar grupos de estudo e fazer pesquisas, notas e resumos. Há até aqueles que ajudam na hora de aplicar algumas técnicas, como o método Pomodoro.

Aproveite os momentos de folga

Depois de toda essa dedicação, você merece um momento de descanso. Aliás, é muito importante descansar pelo menos um dia, ficando longe dos livros, do celular ou do computador, para a sua mente se recuperar.

Diferentemente do que muitos estudantes acreditam, parar de estudar não é uma perda de tempo, mas uma pausa produtiva. Nosso cérebro precisa desse descanso para assimilar as informações que recebeu e colocar a casa em ordem, digamos assim. Isso vai melhorar o seu desempenho e evitar o estresse e a ansiedade.

Como estudar em escolas com bons métodos pode facilitar o ensino EAD?

Toda essa organização para estudar é fundamental, mas não podemos esquecer que o seu desempenho no EAD também depende da própria instituição de ensino, sabia? O método adotado por ela faz toda a diferença para que os estudantes consigam aproveitar o curso da melhor forma.

É por isso que, na hora de escolher onde vai fazer os seus cursos, você deve prestar atenção ao propósito da escola. Assim, aproveitará uma metodologia que vai proporcionar uma formação sólida.

A Inspirali tem esse compromisso com os seus alunos, adotando métodos inovadores para alcançar a excelência no ensino em saúde. Com parceiros estratégicos, como a MedRoom, disponibilizamos recursos pioneiros para os estudantes, utilizando tecnologia de ponta como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem.

Escolhendo uma boa instituição de ensino e aplicando as melhores estratégias de organização nos estudos, você se sairá muito bem no EAD. Além de adquirir o conhecimento técnico de que precisa para sua formação, trabalhará outras habilidades, aprimorando suas competências para ser um profissional completo.

Para saber mais sobre os métodos de ensino aplicados pela Inspirali, entre em contato conosco para conhecer nosso trabalho e os cursos que disponibilizamos!

Últimos posts

Tudo que você precisa saber sobre auditoria em saúde

Para que a assistência à saúde seja aplicada aos pacientes com qualidade, é fundamental avaliar se os cuidados estão sendo…

Os 8 livros de Medicina que você deve ler se deseja o sucesso

Gosta de ler? Então, é hora de conhecer alguns dos melhores livros de Medicina para inspirar você nessa carreira! O…

Como fidelizar pacientes: veja 9 estratégias e ações

Você sabia que aprender como fidelizar os pacientes é tão importante quanto ser bem qualificado na área da saúde? Entenda!…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.