Televendas | 0800 878 6547

Afinal como organizar o dia para trabalhar e estudar?

Para ter um ótimo desempenho conciliando objetivos importantes como o de trabalhar e estudar, é essencial contar com um bom planejamento para seu dia!

Organizar a rotina com o objetivo de trabalhar e estudar é um desafio comum para a maioria dos jovens. Seja para pagar as próprias contas, seja para ter mais liberdade financeira, equilibrar uma agenda de estudos com compromissos de trabalho requer organização e comprometimento para que nada fique para trás.

Para os cursos muito demandantes, como Medicina e Odontologia, ter um bom planejamento pode ser fundamental, para assegurar um bom desempenho e evitar a ansiedade nos estudos. Se você quer aprender mais sobre como otimizar sua rotina de trabalho e estudos, confira o post completo!

Por que trabalhar e estudar é uma boa ideia?

Alinhar uma rotina para o trabalho e estudo é uma excelente forma de se desenvolver tanto em caráter pessoal, quanto profissional. Isso porque equilibrar compromissos e demandas dessas duas áreas requer grande habilidade e capacidade de organização.

Para algumas pessoas, essa é a única forma de manter o padrão de vida e estudar. Enquanto para outras, o trabalho traz liberdade financeira, para conquistar o próprio apartamento, fazer viagens e ter mais autonomia.

Seja qual for o seu objetivo, manter um emprego enquanto frequenta a universidade pode ser um grande desafio. Mas também é uma bela oportunidade de aprender a ajustar sua agenda, usar o tempo de forma inteligente e ter mais praticidade nos estudos.

Qual é a importância da organização para otimizar o tempo?

Ter uma boa organização é muito útil para você conseguir dar conta de todos os seus compromissos, ter uma preparação adequada para qualquer outra atividade extracurricular que possa existir e ainda ter tempo para se divertir e descansar.

Ou seja, com um bom plano, você é capaz de honrar os compromissos de estudos, do trabalho e ainda relaxar um pouco para recarregar as energias e conseguir absorver ao máximo toda a experiência desse período da vida.

Por exemplo, imagine um caso em que você trabalha durante o dia e estuda à noite, sobra menos tempo livre a fim de se organizar. Isso significa que você precisa ter um bom planejamento para que não seja necessário correr contra o relógio entre um compromisso e outro.

Como organizar o seu dia para trabalhar e estudar?

Se você quer organização nos estudos, é importante adotar alguns passos que permitam deixar o cotidiano mais dinâmico e, assim, conseguir trabalhar e estudar de forma mais produtiva. Confira, abaixo, quais são as dicas que podem ajudar!

Identifique como gasta seu tempo

O primeiro passo para ganhar produtividade e começar a organizar o seu dia a dia ao trabalhar e estudar é entender em quais atividades você aloca seu tempo. Saiba como isso pode ser otimizado para possibilitar que você destine mais horas ao objetivo de se preparar para a profissão que deseja ter no futuro.

Por exemplo, muitas vezes, passamos períodos grandes na frente de uma rede social. Se isso acontecer em excesso, pode acabar atrapalhando o rendimento ao conciliar trabalho e estudo. Portanto, ao saber reconhecer o que precisa ser mudado em sua rotina, você ganha tempo para destinar a atividades que podem ser importantes.

Tenha um planejamento

Organizar um planejamento é muito importante para saber o que precisa ser feito no cotidiano e até em um período de tempo maior. Assim, você pode criar um plano definindo metas diárias, semanais e mensais. Com elas, você ganha em direcionamento e consegue estabelecer uma rotina adequada para alcançar o sucesso em projetos.

Por exemplo, no final de um domingo, você pode pausar um pouco e definir o que precisa ser feito no trabalho e o que é necessário estudar durante a semana. Após isso, é possível estabelecer qual será a distribuição de tarefas para os próximos dias. Assim, você inicia segunda-feira tendo em mente o que precisa cumprir para atingir as metas.

Priorize atividades

É importante entender quais são as atividades prioritárias para otimizar a organização e evitar perder prazos. Saber fazer essa distinção pode ajudar a estabelecer um cronograma de trabalho e estudo mais certeiro.

Mas cuidado para não iniciar um ciclo de procrastinação. É importante ser responsável e saber que o futuro profissional depende de uma boa organização, e que deixar para depois pode gerar pequenos momentos de estresse, tornando-a mais corrida e cansativa ao estudar Medicina e trabalhar, por exemplo.

Tenha períodos de descanso

Acordar cedo para trabalhar e estudar durante quase todos os dias da semana pode ser muito desgastante. Caso você não adote períodos de pausas, isso vai acabar drenando sua produtividade e aumentando o estresse.

Por isso, é muito importante que você defina dias para descansar, relaxar a cabeça, assistir aquela série que você gosta e recuperar as energias. Ao fazer isso, você assegura que vai ter 100% de energia para continuar a rotina e cumprir todos os passos para conquistar um futuro brilhante!

Invista em cursos online

Os cursos online podem ser uma excelente alternativa para lhe auxiliar a organizar seu tempo, ganhar mais produtividade e ainda proporcionar conhecimentos que podem ser excelentes meios de obter uma formação diferenciada.

Por meio dessa opção, você consegue estabelecer os horários mais apropriados para se desenvolver de forma a conciliar trabalho e estudos de modo mais simples. Além disso, todo o custo de transporte, perda de tempo em trânsito e outras dificuldades existentes para as aulas presenciais não existem nessa modalidade.

Quais são os melhores trabalhos para quem estuda?

Uma boa alternativa de trabalho para quem deseja manter a rotina de estudos têm a ver com um emprego que ofereça flexibilidade de horário e, se possível, liberdade geográfica. Atividades que você consegue realizar na modalidade home office são excelentes opções para quem precisa dar conta de uma faculdade exigente, como Medicina ou Odonto.

Por isso, vale verificar quais as opções de trabalho disponíveis na internet, por exemplo, que conseguem aliar os benefícios de liberdade geográfica e de horários. Assim, é possível encaixar o trabalho no tempo livre entre os compromissos da faculdade e manter um estilo de vida mais tranquilo em relação a um emprego na modalidade presencial.

Viu como é possível se organizar para trabalhar e estudar em simultâneo? Com um pouco de planejamento, você consegue a formação que tanto sonha e ainda obtém a renda necessária para viver conforme suas próprias regras. Não deixe de usar a internet a seu favor, e confira quais as melhores alternativas para o seu perfil profissional.

Gostou do nosso artigo? Então, continue com sua visita em nosso blog e confira 8 dicas para alcançar o sucesso na carreira médica!

Últimos posts

O que é Lean Healthcare? Entenda como ela está mudando a saúde

Você já ouviu falar sobre o Lean Healthcare? Conheça esse conceito revolucionário para a área da saúde! Imagine o seguinte…

Clínica médica: conheça essa especialidade tão importante

Conheça a especialização em Clínica Médica, saiba quais são os detalhes e a importância dela! Durante a faculdade de Medicina,…

Veja 8 orientações para melhorar a prática médica

Como melhorar a sua prática médica? Confira algumas dicas essenciais para esse desenvolvimento! Chegar ao posto de médico é algo…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.