Televendas | 0800 878 6547

Quais são as atividades extracurriculares indicadas para Medicina?

Será que vale a pena ir atrás de atividades extracurriculares na Medicina? Saiba mais sobre a importância delas!

Quando estamos na escola, é comum vermos temas que fogem do que achamos necessário aprender durante as aulas. Em muitas instituições, não estudamos apenas Biologia, Português e Matemática, mas também, temos períodos dedicados às artes, aos esportes, à dança e muito mais.

O mesmo acontece na faculdade, certo? E se dissermos que as atividades extracurriculares na Medicina são uma ótima maneira de aprender cada vez mais? Afinal, esse curso não existe apenas para que você possa descobrir como diagnosticar e curar doenças, mas para ajudar você a se tornar um profissional humanizado e qualificado.

Confira, então, o que são atividades extracurriculares e como elas podem ser implementadas na Medicina. Dessa forma, a sua formação será muito mais completa e abrangente. Boa leitura!

O que são atividades extracurriculares?

São atividades que fogem da grade curricular de determinado curso. Nesse caso, você nem sempre é obrigado a realizá-las, mas ainda assim, pode aprender muito com a sua execução ao longo da graduação.

Qual é a importância das atividades extracurriculares para a formação médica?

Veja, a seguir, alguns pontos de relevância quando se trata das atividades extracurriculares para a Medicina!

Experiências diferenciadas

Viver experiências diferentes é sempre um processo muito engrandecedor. Por isso, a ideia é que você tente vivenciar coisas novas, a fim de adquirir conhecimentos que não podem ser obtidos dentro da sala de aula. Essa é uma ótima estratégia para a vida acadêmica e pessoal!

Contato com pessoas diferentes

Na faculdade, podemos nos sentir presos em uma “bolha”. Esse é um processo natural, mas quebrá-lo é uma estratégia interessante para o desenvolvimento profissional. Afinal, no dia a dia da prática da Medicina, você lidará com pessoas diferentes o tempo inteiro.

Aprimoramento das habilidades

Para ser um bom médico, é fundamental saber se comunicar, ouvir, entender e raciocinar. Essas habilidades são constantemente trabalhadas com as atividades extracurriculares na Medicina.

Ampliação dos conhecimentos

A sala de aula é um ambiente imprescindível para a aquisição do conhecimento. No entanto, ele deve ser trabalhado e desenvolvido também fora dela, seja por meio de estudos além do período letivo, seja pela realização de atividades que trabalhem os conceitos na prática.

Melhora do networking

A criação de uma boa rede de contatos é fundamental para profissionais de qualquer área e, claro, isso não é diferente quando nos referimos à Medicina. Realizar atividades extracurriculares é, portanto, uma ótima estratégia para conhecer pessoas novas e desenvolver laços para a futura carreira.

Lapidação do currículo

Por fim, uma das vantagens de fazer esse tipo de atividade é ter um currículo mais completo. A maioria das práticas pode ser adicionada ao documento, deixando-o mais atraente para os futuros empregadores e ajudando você a conquistar boas colocações no mercado.

Como gerenciar as atividades extracurriculares durante a formação?

As atividades podem ser feitas em seu tempo livre (férias e fins de semana) ou, até mesmo, durante as aulas. Caso estejamos falando sobre cursos, uma boa estratégia é investir na modalidade de ensino a distância, que permite a você conciliar a faculdade com a realização dessas atividades, é só ter organização.

Lembrando que os estudos extracurriculares não vão prejudicar o seu desempenho acadêmico, pelo contrário. Com eles, você desenvolverá habilidades fundamentais para o futuro profissional e poderá conhecer novas áreas, como a Medicina Integrativa.

Quais são as atividades extracurriculares mais indicadas para quem está se formando em Medicina?

Agora, veja algumas atividades que podem fazer a diferença na sua formação como médico para o futuro!

Estágios

Os estágios são obrigatórios em muitos cursos, seja na forma de internatos (que acontecem nos últimos dois anos da graduação), seja ao longo da faculdade (especialmente, em cursos com a metodologia PBL, a aprendizagem baseada em problemas). Essa é a única atividade extracurricular que, na Medicina, é obrigatória.

Iniciação científica

A iniciação científica é uma ótima oportunidade de conhecer o mundo da pesquisa acadêmica. Com a ajuda de um professor orientador, você poderá viver como um médico pesquisador por alguns meses, de maneira remunerada ou voluntária. Essas iniciações são uma adição ao currículo.

Cursos na área

A realização de cursos livres na área da Medicina também pode ser vista como uma atividade extracurricular. Eles podem ser feitos na modalidade digital (EAD) ou presencialmente, sendo uma excelente forma de se qualificar e complementar o seu currículo.

Cursos fora da área

Há atividades extracurriculares fora da Medicina que também podem beneficiar muito os estudantes da área. Bons exemplos são as do segmento das artes, como a música, o teatro e, até mesmo, a dança. Engajar-se nessas atividades trabalha questões como a empatia, e ajuda a tirar um pouco o estresse da graduação.

Voluntariado

Trabalhar como voluntário é sempre uma atividade engrandecedora. Ainda que você não possa praticar Medicina enquanto estudante, nada impede que ajude em abrigos de animais, orfanatos, residências de idosos e outros locais, conhecendo pessoas com os mesmos objetivos que você e trabalhando a empatia e comunicação.

Participação em projetos sociais

O engajamento dos estudantes de Medicina em projetos sociais (como cursinhos populares, aulas gratuitas para vestibulandos e mais) também contribui bastante para a formação do médico do futuro, um profissional humanizado e cheio de qualificações.

Participação em eventos acadêmicos

Outro tipo de atividade extracurricular é a participação do estudante em ligas acadêmicas, que desenvolvem pesquisas e promovem a conscientização sobre determinado tema.

Participação em eventos esportivos

Por fim, o engajamento do estudante em eventos esportivos também pode ser considerado como uma atividade extracurricular, até na Medicina. Aqui, o contato com outras pessoas ajuda não só no networking, mas também, no desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe.

Como a Inspirali pode ajudar com isso?

Quer fazer cursos de altíssima qualidade e se qualificar enquanto está na faculdade? Então, você pode contar com a Inspirali!

Somos uma instituição que alia tradição à inovação e traz oportunidades incríveis para os médicos que se preocupam com a qualificação técnica e humana. Você pode conferir as nossas opções de cursos e escolher o mais adequado ao seu perfil.

Agora que você já sabe o poder das atividades extracurriculares na Medicina, não deixe de implementá-las ao longo da sua formação. Além de constituir um currículo cheio de valor, você desenvolverá habilidades fundamentais para a carreira de bons profissionais da área da saúde.

Pensando em você, separamos outro artigo que não pode deixar de ser lido por um estudante da área. Confira o guia para vencer os desafios de estudar Medicina e se prepare o quanto antes!

Últimos posts

Tudo que você precisa saber sobre auditoria em saúde

Para que a assistência à saúde seja aplicada aos pacientes com qualidade, é fundamental avaliar se os cuidados estão sendo…

Os 8 livros de Medicina que você deve ler se deseja o sucesso

Gosta de ler? Então, é hora de conhecer alguns dos melhores livros de Medicina para inspirar você nessa carreira! O…

Como fidelizar pacientes: veja 9 estratégias e ações

Você sabia que aprender como fidelizar os pacientes é tão importante quanto ser bem qualificado na área da saúde? Entenda!…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.