Televendas | 0800 878 6547

Como escolher a melhor especialização em Medicina para sua carreira

Na dúvida sobre a especialização em Medicina ideal para sua carreira? Este artigo vai ajudar na decisão!

 

A especialização em Medicina é essencial para todos os médicos. A aplicação da tecnologia na saúde tem proporcionado o desenvolvimento de metodologias inovadoras e eficazes para diagnóstico e tratamento de doenças.

Assim, é preciso se atualizar constantemente para oferecer um atendimento de excelência para seus pacientes e se destacar no mercado. Neste post, apresentamos os principais aspectos da especialização em Medicina e como você pode definir qual caminho seguir. Aproveite a leitura!

Por que se especializar na área da Medicina?

A especialização em Medicina acontece em dois momentos: quando há o ingresso na residência médica ou com a pós-graduação lato sensu na área. A residência leva o profissional a campo no dia a dia. Basicamente, é ela que confere o título de especialista para os profissionais de Medicina.

A pós-graduação lato sensu engloba cursos com temáticas atuais, como a autorização de produção e comercialização de medicamentos à base de canabidiol no Brasil. É uma forma de atualização de conteúdo, essencial na profissão médica.

Para muitos concursos públicos, há a necessidade de o médico ser um especialista em determinada área. Assim, a especialização em Medicina aumenta o leque de oportunidades e melhora a empregabilidade.

Quais são as principais especializações em Medicina?

É interessante que você busque conhecer mais cada área para avaliar com qual você mais se identifica, podendo cumprir seu propósito como profissional médico. A seguir, saiba mais sobre as áreas de especialização em Medicina!

Anestesiologia

A área de Anestesiologia é aquela em que cuida do procedimento de anestesia. É essencial em todas as frentes clínicas, sendo que esses profissionais devem desenvolver conhecimentos sobre anatomia e tecnologias aplicadas à saúde, por exemplo. O médico anestesista cuida do pré e do pós-operatório do paciente.

Em média, a residência médica dessa especialização dura 3 anos. Esses profissionais tendem a trabalhar como parte de uma equipe de bloco cirúrgico. Há oportunidades de atuar nos segmentos público e privado. É uma área muito próxima da tecnologia, pois,existem diversas frentes sendo otimizadas nesse segmento. Isso demanda atualização contínua de aprendizado.

Cardiologia

O médico cardiologista é aquele que cuida do coração das pessoas. É uma profissão em constante crescimento, que também vive muitos avanços em diagnóstico e tratamento de pacientes cardíacos. Existe a oportunidade de atuação na medicina preventiva e corretiva.

Doenças do coração costumam acometer pessoas de mais idade ou com uma dieta pouco saudável, porém, há condições genéticas que podem fazer com que bebês e crianças sofram anomalias. O coração é um órgão essencial e de extrema sensibilidade na qualidade de vida dos pacientes. É uma área de especialização desafiadora.

Cirurgia Plástica

A remuneração do cirurgião plástico é uma das melhores no país. Isso não é à toa: a procura por procedimentos estéticos está em crescimento constante no Brasil e no mundo. A procura por cirurgia plástica em jovens cresceu 140% nos últimos anos.

Esse movimento se deve à busca por padrões estéticos. No entanto, o cirurgião plástico não atua somente com essa frente da estética. Ele também pode atender pacientes vítimas de doenças degenerativas ou acidentes com danos na pele, como é o caso de queimaduras de terceiro grau.

Genética

A área da Genética é uma das mais promissoras e inovadoras da Medicina. Por meio dela é possível prever, diagnosticar e tratar condições com origens hereditárias. Muitas doenças raras têm origem na genética, e a resposta para o seu tratamento também está nela.

A especialização em Genética traz à sociedade inovações que permitem potencializar a eficácia dos tratamentos. A Medicina de precisão é uma das frentes de maior destaque dessa área. Ela busca identificar quais genes podem causar doenças graves.

Oftalmologia

Hoje, cerca de 35 milhões de brasileiros usam óculos. No entanto, estima-se que o número de pessoas que precisam de tratamento oftalmológico seja bem maior. Muitas das condições de visão são em decorrência da genética, mas existe um crescimento em decorrência de condições do ambiente, como a exposição excessiva à luz azul.

Há doenças que podem impactar a saúde dos olhos, como é o caso da toxoplasmose. Além disso, o espectro de enfermidades oftalmológicas é amplo, não ficando restrito à miopia ou ao astigmatismo, por exemplo. Doenças silenciosas, como o glaucoma, podem causar cegueira nos pacientes.

O médico oftalmologista que está sempre atualizando seus conhecimentos consegue realizar diagnósticos mais rápidos, aumentando as chances de sucesso dos tratamentos aplicados.

Oncologia

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que a cada triênio o Brasil registre mais de 600 mil novos casos de câncer. Essa enfermidade é o principal problema de saúde no mundo inteiro. A ciência tem investido muitos esforços em diversas frentes para reduzir os casos e a mortalidade da doença.

A especialização em Medicina oncológica permite que o profissional trabalhe com diversas subáreas. Geralmente, outras especialidades identificam um possível diagnóstico de câncer e direcionam o paciente para esse especialista. O médico oncologista pode ainda se especializar em atender públicos específicos, como o infantil.

Como escolher a especialização ideal?

Para escolher a especialização em Medicina ideal, é essencial que você busque aquela que esteja em concordância com os seus propósitos. Ao longo do texto, citamos, por exemplo, que a especialização em Cirurgia Plástica é uma das que têm melhor remuneração. Mas isso não significa que você deva escolhê-la. É preciso gostar da especialidade e se identificar com ela para se tornar um profissional de sucesso.

Agora, podemos ajudar você a identificar qual é a melhor instituição para a atualização contínua de conhecimentos em diversas áreas da Medicina. É importante que você considere as seguintes qualidades:

  • reputação no mercado;
  • compromisso com a inovação e a tecnologia, como equipamentos 3D;
  • flexibilidade e adaptabilidade com a sua rotina;
  • qualidade do processo de aprendizado, como é o caso de laboratórios de simulação realística para treino das habilidades;
  • parcerias estratégicas, como a feita entre a Inspirali e a MedRoom.

Investir na especialização em Medicina é essencial, não é verdade? Independentemente da área em que você atua, é importante aprofundar seus conhecimentos em relação às novas tecnologias de diagnóstico e tratamento que surgem no mercado. Esperamos que este post tenha sido útil para você.

Se você gostou do nosso artigo e quer receber nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail, assine a nossa newsletter e faça parte desse grupo seleto de profissionais da saúde.

Últimos posts

Tudo que você precisa saber sobre auditoria em saúde

Para que a assistência à saúde seja aplicada aos pacientes com qualidade, é fundamental avaliar se os cuidados estão sendo…

Os 8 livros de Medicina que você deve ler se deseja o sucesso

Gosta de ler? Então, é hora de conhecer alguns dos melhores livros de Medicina para inspirar você nessa carreira! O…

Como fidelizar pacientes: veja 9 estratégias e ações

Você sabia que aprender como fidelizar os pacientes é tão importante quanto ser bem qualificado na área da saúde? Entenda!…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.