Televendas | 0800 878 6547

Confira as tendências da gestão em saúde para você se atualizar

Para sua carreira ganhar relevância, é importante se atentar para as novidades da gestão em saúde. Veja a seguir!

A gestão em saúde é um tema importante e capaz de transformar as equipes médicas. Os profissionais da área atuam de forma direta com outras pessoas, e a humanização é essencial no tratamento. Afinal, os pacientes que buscam atendimento estão em um momento delicado. Por isso, o cuidado com a vida humana inspira atenção e apoio.

Criar uma relação de confiança com o paciente pode ser determinante para o sucesso do tratamento. Entretanto, a gestão em saúde nem sempre é um tema abordado em profundidade durante a graduação. Nesse sentido, investir em cursos de especialização é uma excelente alternativa. Por meio da educação continuada, é possível aprender novos processos que melhoram os atendimentos.

Quer se aprofundar no tema? Neste artigo, mostramos um panorama atual da gestão em saúde para que você consiga lidar com os desafios do setor!

Por que a gestão em saúde é um desafio para os profissionais

A gestão em saúde está ligada à capacidade de direcionar e governar pessoas. Ou seja, por mais que você tenha a formação técnica em Medicina, nem sempre essa habilidade de gerir um time de profissionais está aflorada. Assim, a atenção gerenciada (managed care) é importante para entregar atendimentos eficientes.

Além de proporcionar atendimentos de qualidade, é preciso entender sobre as diretrizes que pautam a assistência de saúde para os pacientes. É nesse ponto que a orientação da gestão auxilia, pois promove resultados de alta performance.

Entender sobre gestão é ainda mais significativo para posições de liderança, pois esses profissionais trabalham com o gerenciamento de equipes que precisam ter alto rendimento.

A necessidade dos profissionais da saúde em entender de gestão

Por se tratar de um trabalho humano e com foco em cuidar da vida de outras pessoas, a medicina exige que os profissionais tenham um tato mais sensível. Além disso, aprender sobre gestão melhora a atuação e o gerenciamento operacional. Ou seja, é uma questão de desenvolver as competências necessárias para atender às demandas do dia a dia.

Além disso, entender sobre gerenciamento é essencial tanto na saúde pública quanto na privada. A gestão é o que mantém tudo em pleno funcionamento. Colaboradores, equipamentos e todos os setores precisam ser administrados, e a atuação de um profissional com a habilidade de gerenciamento pode tirar maior proveito.

As habilidades e competências essenciais para a gestão em saúde

Como o próprio nome já aponta, a gestão em saúde atua para que todos os processos funcionem de forma completa. Além disso, a eficiência tem relação com o desempenho, pois de nada adianta os resultados entregues não terem alta qualidade. Nesse sentido, o papel do gestor exige requisitos para ter uma plena atuação profissional.

Entre as competências e habilidades necessárias, estão:

  • a capacidade de lidar com pessoas (pacientes e colaboradores);
  • trabalhar na administração dos recursos financeiros;
  • conseguir fazer planejamento estratégico;
  • aplicar as normas de humanização no atendimento e outras questões relacionadas.

As tendências para gestão em saúde

O setor da saúde tem sempre desafios e novidades que devem ser acompanhados de perto pelos profissionais. A própria tecnologia na medicina contribui muito nesse sentido. Então, confira as tendências!

Tratamento humanizado e experiência do paciente

Estudar medicina é o sonho de muitas pessoas, mas é preciso destacar a importância de prestar um atendimento humanizado aos pacientes. Saber ouvir com empatia as necessidades e queixas das pessoas é fundamental. Nesse contexto, a humanização do tratamento faz toda diferença nos resultados.

A humanização anda lado a lado com a experiência do paciente, que precisa ter um atendimento mais ágil, sem longas esperas, formas de agendamento eficientes, entre outros. Tudo isso, para quem tem clínica, facilita a fidelização.

Os cuidados com os pacientes também dizem respeito à adoção de um comportamento ético. Portanto, a valorização da saúde desenvolve relacionamentos com cada paciente, a comunicação clara que visa o entendimento por pessoas menos instruídas e outras ações. Dessa forma, o atendimento é mais humanizado e prestativo.

Times engajados

Existem diversas formas de manter a equipe engajada e ativa. Para isso, manter uma boa comunicação, treinamentos constantes, workshops, delegar tarefas, organizar e acompanhar as atividades são algumas ações que podem empenhar o time.

Dessa forma, a gestão em saúde passa, sim, por habilidades com pessoas, seja de comunicação, inteligência emocional, entre outras. Um time engajado reflete diretamente na experiência do paciente, por exemplo, que deve ser recebido bem na recepção da clínica, no financeiro e, claro, pelo profissional da saúde.

Visão sistêmica do negócio

Ter uma visão global do negócio é essencial para conduzir todos os processos na empresa. Ao optar pelo trabalho com gestão de saúde, é importante ter em mente que o foco também é direcionado para atividades administrativas e estratégicas.

Até mesmo o acompanhamento de contratação e execução de serviços terceirizados podem estar relacionados às atividades.

Gestão integrada

Quais são as metas e indicadores para a saúde financeira de uma clínica ou hospital? Como alinhá-los a um trabalho mais organizado? E quanto às melhores práticas de gerência? Fazer uma gestão integrada eficiente é olhar diferentes cenários e uni-los em um objetivo comum.

Transformação digital

O prontuário eletrônico do cidadão é uma realidade do SUS desde 2017. Clínicas particulares e hospitais da rede privada também trabalham com dados digitais de seus pacientes. Nesse sentido, o cuidado com essas informações, seguindo a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) é uma necessidade da gestão em saúde e pede profissionais que dominem esse segmento,

Por que é importante fazer treinamentos e cursos nessa área

A capacitação para gerir, planejar e administrar não é abordada de modo mais amplo na graduação. A partir disso, é interessante investir em uma pós-graduação em gestão de saúde que se aprofunde e ensine como cuidar de um negócio.

Dar atenção a esses cursos é importante se você almeja um cargo de liderança ou quer empreender na área. Afinal, administrar uma equipe requer conhecimentos específicos, seja no ramo da medicina, seja na odontologia. Então, o ideal é se especializar para dar conta de tantas transformações na área.

Como a Inspirali pode ajudar

A Inspirali tem o intuito de transformar por meio da educação. Desse modo, a instituição conta com cursos que abrangem técnicas, metodologias e práticas de ensino com efetividade comprovada. Conheça um pouco mais sobre os cursos livres e de pós-graduação em gestão de saúde:

Iniciar um curso livre ou de pós-graduação em gestão em saúde é uma forma de começar uma carreira promissora ou mesmo atualizar seus conhecimentos e habilidades, essenciais à rotina. A especialização na área aprofunda conhecimentos e ajuda nas técnicas para que os atendimentos sejam humanos, éticos e de alto desempenho.

Portanto, se você se prepara para atender e inspirar equipes e pacientes, é fundamental buscar mais conhecimento. Conte com a Inspirali nessa trajetória!

Este artigo trouxe insights interessantes para sua carreira? Aproveite para assinar nossa newsletter e acompanhe as novidades de perto!

Últimos posts

Parceria entre Inspirali e MedRoom oferece ainda mais tecnologia ao ensino médico

A Inspirali vem continuamente investindo recursos e esforços para oferecer o melhor ensino médico, apostando em um dos currículos mais…

Health Tech Talks - Circuito Webinar Cyber Security e LGPD na Saúde.

À medida que as organizações de saúde agregam e distribuem quantidades crescentes de informações digitais do paciente, a demanda por…

Organização nos estudos EAD: saiba como ter sucesso estudando a distância

Com uma boa organização nos estudos, você conseguirá ter um excelente desempenho no ensino a distância, aproveitando ao máximo o…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar oferta de cursos e serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.