Televendas | 0800 878 6547

Pós-graduação em Medicina? Conheça vantagens e dicas para acertar na escolha

Ao fazer uma pós-graduação em Medicina, você ganha o título de especialista e pode se aprofundar no exercício da profissão!

 

A pós-graduação em Medicina é uma alternativa para os profissionais que desejam se especializar. Ela tem algumas vantagens em relação à residência médica, principalmente porque não é necessário se dedicar integralmente aos estudos.

A principal diferença entre pós-graduação em Medicina e residência médica é com relação ao título de especialista. Na residência ele é concedido automaticamente quando o curso é finalizado; na pós-graduação, depende da aprovação no exame de uma sociedade brasileira ou associação da especialidade, que seja filiada à Associação Médica Brasileira (AMB).

De toda forma, se especializar por meio desse curso ajuda bastante a conciliar os estudos e a prática médica, além de trazer outras vantagens, sobre as quais falamos neste artigo. Acompanhe e confira, também, como escolher a pós ideal para a sua carreira!

Quais são as diferenças entre a pós-graduação e a residência médica?

A residência médica costuma ser mais procurada pelos formados em Medicina para obter um título de especialista, porém, essa não é a única opção. É possível fazer o curso de pós-graduação na área em que deseja se especializar.

Mas, apesar de residência e pós conferirem o título de especialista e o direito de exercer a profissão, existem algumas diferenças. A residência médica é um curso oferecido apenas por instituições inscritas e aprovadas pelo MEC nessa modalidade. O estudante recebe uma bolsa pelas 60 horas semanais dedicadas ao curso. Em razão dessa carga horária robusta, fica praticamente impedido de exercer a profissão.

Quanto à pós-graduação, para quem deseja se especializar e exercer a Medicina de forma mais aprofundada, a opção é a lato sensu, pois a stricto sensu visa formar docentes e pesquisadores. O curso é oferecido por instituições de ensino superior e é regulamentado pelo MEC.

Porém, o estudante investe em sua formação e pode fazer o curso em diferentes modalidades de ensino, com uma flexibilidade maior. É possível estudar à noite, aos finais de semana e utilizando a internet.

Outra diferença é aquela que apontamos na introdução. Quem faz residência ganha o título de especialista assim que termina os estudos; e quem opta pela pós precisa, depois de formado, ser aprovado em um exame oferecido pelas associações e sociedades brasileiras daquela especialidade e que são afiliadas à AMB.

Quais são as principais vantagens de fazer uma pós-graduação em medicina?

Com a pós-graduação em Medicina você se torna um especialista sem interromper sua atividade profissional. Essa é uma das grandes vantagens do curso. É possível continuar trabalhando e investir em sua formação, sem ter que escolher um ou outro.

Mais uma vantagem é a oportunidade de se dedicar a uma área do seu interesse. A maioria dos formados em Medicina tem preferência por uma especialidade, e com a pós fica mais fácil atuar no segmento desejado.

Não é preciso disputar a concorrência acirrada da residência médica. Você tem a liberdade de escolher a instituição de ensino na qual vai se formar, analisando detalhes importantes, como a grade curricular, o corpo docente, a carga horária e a flexibilidade nos estudos.

Isso sem falar que um currículo com pós-graduação fica fortalecido. Você valoriza ainda mais o seu trabalho, ganhando credibilidade. Escolhe o público com o qual deseja trabalhar, de acordo com a procura dessas pessoas por um determinado especialista.

Como escolher a pós-graduação ideal?

Existem mais de 50 especialidades médicas reconhecidas no Brasil, por isso, quem deseja fazer uma pós-graduação em Medicina pode ficar com dúvidas sobre qual área seguir. Se você também não tem certeza, confira algumas dicas para escolher a pós ideal.

Analise seu perfil

Considere que ao fazer a pós-graduação em Medicina você está definindo como a sua carreira será construída; logo, é importante considerar seu perfil. Veja qual especialidade se encaixa melhor com seus interesses, personalidade e metas profissionais e pessoais.

Essa análise pode ser feita com base em seus gostos e preferências em relação às áreas que chamam sua atenção. Porém, também é interessante identificar suas habilidades e desenvoltura para determinados campos de conhecimento.

Converse com profissionais da área

O dia a dia da profissão, os desafios enfrentados, as expectativas dos pacientes, entre outros fatores, também pesam na hora de escolher a pós-graduação em Medicina. Ninguém melhor do que aqueles que já atuam na área para ajudar nessa decisão.

Converse com especialistas atuantes para colher informações sobre a prática médica e a rotina do profissional. É uma boa alternativa para se inteirar melhor sobre áreas que você ainda não conhece a fundo ou para tirar dúvidas, se houver indecisão entre especialidades diferentes.

Pesquise a demanda

Você vai viver da Medicina, portanto, precisa ter certeza de que a especialidade que está escolhendo tem uma boa procura. Confira qual é a demanda do mercado e se a área já não está saturada na região onde pretende atuar. É preciso garantir que vai encontrar mercado e bons retornos.

Encontre uma boa instituição

Para atuar com competência, é fundamental que você adquira conhecimentos teóricos e práticos; então, a escolha da instituição faz toda a diferença. Tenha o cuidado de observar detalhes como:

  • profissionais que compõem o corpo docente;
  • tradição e expertise da escola de Medicina;
  • matriz curricular dos cursos;
  • estrutura, recursos e ferramentas;
  • investimento em tecnologia;
  • metodologia de ensino.

Confira, também, se a instituição disponibiliza diferentes formatos de curso para que você possa conciliar seus estudos e o trabalho. Na Inspirali temos a preocupação de atender às demandas e necessidades do mercado, por isso, as pós-graduações estão disponíveis em formato 100% digital, híbrido e presencial.

Qual é o investimento necessário para fazer uma pós em Medicina?

O investimento necessário para cursar uma pós-graduação em Medicina é bem variado. Isso porque depende muito da área escolhida, do formato do curso e da instituição de ensino. De toda forma, o valor costuma ficar entre R$ 15.000 e R$ 90.000 para o curso completo.

Geralmente, nos formatos digital e híbrido é possível obter um custo menor em função do modo como as turmas são organizadas. Mas não se esqueça de que isso vai garantir o seu futuro profissional, portanto, o ideal não é buscar o preço menor, e sim o melhor custo-benefício.

Quais são os benefícios de fazer uma pós-graduação na Inspirali?

A Inspirali oferece diversos cursos de pós-graduação em Medicina nas mais diferentes áreas para que você possa se especializar conforme seus interesses e habilidades. Além da vantagem de estudar em uma escola de Medicina focada em formar médicos do futuro.

Afinal, uma das grandes preocupações da Inspirali é investir em tecnologia de ponta, para simular de forma realista os cenários atuais. Assim, garante aulas interativas que permitem aprender Medicina de uma forma inovadora.

Além das videoaulas, os alunos da Inspirali têm acesso a um atlas de anatomia 3D e participam de aulas interativas com demonstração de procedimentos e técnicas para conhecer as aplicações clínicas no dia a dia da profissão.

São trabalhadas questões de aprendizagem que orientam para a sala de aula invertida e scripts de casos clínicos, a fim de treinar habilidades médicas com um paciente-ator. As turmas ainda contam com o laboratório de simulação realística e o de habilidades, para seus treinamentos práticos.

Tudo isso tendo o suporte de um corpo docente com profissionais renomados no mercado, acesso a uma matriz curricular rica e atualizada, que compõe cursos desenvolvidos em parceria com instituições como o Sírio Libanês e Albert Einstein.

É por isso que a pós-graduação em Medicina, quando feita em uma instituição bem estruturada e alinhada com o momento, garante a você uma excelente especialização. Basta escolher bem onde vai estudar e optar por uma área alinhada aos seus interesses, a fim de exercer a profissão de forma ética, competente e com sucesso.

Receba outras informações como essa diretamente em seu e-mail. Basta assinar a newsletter para compartilharmos com você!

Últimos posts

Tudo que você precisa saber sobre auditoria em saúde

Para que a assistência à saúde seja aplicada aos pacientes com qualidade, é fundamental avaliar se os cuidados estão sendo…

Os 8 livros de Medicina que você deve ler se deseja o sucesso

Gosta de ler? Então, é hora de conhecer alguns dos melhores livros de Medicina para inspirar você nessa carreira! O…

Como fidelizar pacientes: veja 9 estratégias e ações

Você sabia que aprender como fidelizar os pacientes é tão importante quanto ser bem qualificado na área da saúde? Entenda!…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.