Televendas | 0800 878 6547

Como é o curso de Tricoterapia? Descubra mais sobre a especialização

Dizem que os cabelos são a moldura das nossas faces. Saiba mais sobre o curso de Tricoterapia!

Cada vez mais, as áreas da estética e da saúde se encontram. Esse é um processo natural do ramo da beleza, que está mais profissionalizado, tecnológico e atento às tendências e demandas dos clientes e pacientes.

Por isso, podemos citar o curso de Tricoterapia como uma das grandes tendências para os profissionais que fazem parte do ramo da Biomedicina Estética. Essa é uma área que estuda os cabelos e as potenciais patologias capilares, oferecendo soluções para a imagem pessoal dos pacientes e também para a sua saúde.

Quer saber mais sobre esse curso e a sua importância? Então, continue a leitura e tire as suas principais dúvidas!

O que é Tricoterapia?

Tricoterapia, também conhecida como Tricologia, é uma área do estudo que observa as manifestações que acometem os cabelos. É, portanto, um segmento da beleza e da saúde que estuda as características físicas, químicas e estruturais dos fios, identificando patologias e alterações que podem causar queda, quebra e outras alterações capilares.

O que faz um tricoterapeuta?

O tricoterapeuta é o profissional encarregado de lidar com os acometimentos, patológicos ou não, que envolvem a região capilar dos seus pacientes. Sendo assim, indiretamente, também são responsáveis pela estética facial, já que os cabelos têm um importante papel na imagem pessoal e na autoestima das pessoas.

Eles podem realizar procedimentos com o uso de lasers e outras tecnologias para melhorar o aspecto e a saúde dos fios, mas também trabalham em conjunto com outros profissionais, como os dermatologistas.

Como é o curso de especialização na área?

Na Inspirali, o curso de especialização em Tricoterapia acontece ao longo de cinco semanas e é ministrado digitalmente. O ensino a distância (EAD) é uma ótima alternativa para quem quer conciliar os estudos com o trabalho e outros aspectos da vida, sem prejuízos para a capacitação.

Ele faz parte dos cursos in foco, ou seja, especializações rápidas, objetivas e com todo o suporte para você se qualificar em tempo recorde e com muita qualidade.

O que se estuda em Tricologia?

A grade curricular de Tricoterapia muda de acordo com a instituição observada. Na Inspirali, trabalhamos com disciplinas variadas, com conteúdo aprofundado, que preparam o profissional para o dia a dia de trabalho e para cursos que fará posteriormente.

O nosso conteúdo programático traz conceitos como:

  • a importância dos cabelos na imagem pessoal e no contexto histórico-social;
  • o estudo da anatomia, morfologia e fisiologia do pelo e couro cabeludo: estrutura do folículo piloso e haste, ciclo e crescimento capilar;
  • o que é a alopécia e quais são os fatores que podem desencadeá-la;
  • quais são os tipos de alopécia existentes, as características de cada um e mais;
  • outras alterações encontradas no couro cabeludo;
  • quais são os tipos de intervenções utilizados para solucionar esse tipo de questão;
  • como fazer uma boa elaboração de atendimento e o desenvolvimento de tratamentos eficazes e individualizados, sempre levando em conta as particularidades de cada paciente.

Por que investir nessa formação?

O curso de Tricoterapia é indicado aos profissionais que atuam no setor de Biomedicina Estética, sendo uma área em amplo crescimento no Brasil e em outras regiões do planeta. Um exemplo disso é a pesquisa conduzida pela Euromonitor International, que mostra um crescimento impressionante do número de vendas de produtos de beleza e cuidados pessoais no intervalo de apenas um ano, colocando o Brasil como o quarto maior mercado de estética no mundo.

Isso, é claro, é algo refletido diretamente na busca por procedimentos estéticos, especialmente, os que forem realizados por profissionais capacitados e que trabalhem com técnicas repletas de embasamento científico.

Os tricoterapeutas podem atuar em centros de estética, hospitais, clínicas dermatológicas, spas e outros estabelecimentos que unam os conceitos de beleza e saúde.

Como selecionar o instituto para estudar Tricoterapia?

Agora, confira algumas dicas para escolher a melhor instituição de ensino para cursar Tricoterapia. Vamos lá?

Observe a grade curricular

Antes de escolher qualquer curso, busque aqueles que trazem uma grade mais completa. O conteúdo programático será essencial para que você possa aprender o máximo de conceitos possíveis dentro de um curto espaço de tempo.

Informe-se sobre os responsáveis pelo curso

Depois da grade, é hora de se informar sobre os profissionais que fazem parte do curso, tanto na coordenação quanto no corpo docente. Priorize instituições que tenham parceria com pessoas qualificadas e com um currículo que fale por si mesmo.

Busque institutos que sejam conceituados

Depois, é hora de buscar as referências sobre a instituição de ensino. Não é preciso virar o rosto para as mais jovens, mas dê uma olhada especial nas que tenham certa tradição e apresentem diferenciais que servirão como destaque em seu currículo.

Procure a opinião de ex-alunos

Se possível, converse com ex-alunos das instituições pesquisadas e peça a opinião deles sobre o curso e o mercado de trabalho após a obtenção do diploma. Essa é uma ótima estratégia para escolher o instituto e para saber o que esperar com a conclusão do curso.

Priorize instituições que foquem a tecnologia

Por fim, um dos diferenciais em que você precisa ter atenção é o uso da tecnologia. O curso de Tricoterapia pode ser feito completamente online, algo que viabiliza a organização da sua rotina e permite a conciliação da vida profissional e pessoal com os estudos. E o melhor: tudo isso, sem perder nada na qualidade do ensino!

Lembrando que há opções de cursos online para Medicina, Biomedicina e várias outras carreiras da área da saúde. Por isso, não se preocupe. E não se esqueça de que você pode contar sempre com a Inspirali!

Gostou de saber mais sobre o curso de Tricoterapia? Essa é uma área que não para de crescer e que, certamente, abrirá muitos caminhos em sua trajetória profissional. Por isso, não deixe de considerá-lo como uma especialização para o seu futuro!

Para mais informações, confira a página do curso de Tricoterapia da Inspirali! Lá, você terá acesso a todos os detalhes sobre essa especialização, como grade curricular, duração e os diferenciais de nosso instituto. Até a próxima!

Últimos posts

O que é Lean Healthcare? Entenda como ela está mudando a saúde

Você já ouviu falar sobre o Lean Healthcare? Conheça esse conceito revolucionário para a área da saúde! Imagine o seguinte…

Clínica médica: conheça essa especialidade tão importante

Conheça a especialização em Clínica Médica, saiba quais são os detalhes e a importância dela! Durante a faculdade de Medicina,…

Veja 8 orientações para melhorar a prática médica

Como melhorar a sua prática médica? Confira algumas dicas essenciais para esse desenvolvimento! Chegar ao posto de médico é algo…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.