Há séculos, a humanidade utiliza folhas específicas para chás e outros tratamentos de saúde. Visando ampliar este conhecimento, nasceu o projeto de extensão “Jardim da Cura”, que tem a supervisão da professora do curso de Medicina da Ages, integrante da Inspirali, Deisy Azevedo. O projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre o uso de plantas medicinais e os seus efeitos terapêuticos.
Benefícios das plantas medicinais
Um grupo de alunos do curso de Medicina da Faculdade Ages Irecê (BA) promoveu uma ação na Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Baixão de Sinésia. Durante a atividade de educação em Saúde, os estudantes compartilharam com os moradores/pacientes da UBS e Agentes de Saúde da pequena localidade informações sobre os benefícios das plantas medicinais, destacando suas propriedades terapêuticas e formas adequadas de utilização. Além disso, foram discutidos possíveis efeitos adversos e o risco de interações medicamentosas.
Troca de experiências
Para a bióloga e mestre em biociências, Deisy Azevedo, a interação entre estudantes, pacientes e agentes comunitários permitiu um ambiente de troca de experiências. “Todos puderam compartilhar as suas vivências e aprendizados relacionados ao uso das plantas medicinais. O público pode ainda esclarecer as dúvidas diretamente com os alunos, enriquecendo o conhecimento dos participantes sobre o uso seguro e eficaz das plantas medicinais no contexto da saúde”, ressaltou a professora.
Vale lembrar que, durante todo o ano letivo, são realizados diversos projetos de extensão que levam conhecimento científico para além dos muros da Ages/Inspirali, aproximando o corpo acadêmico da comunidade local e aprimorando a relação.