A importância do check-up para a qualidade de vida

11/04/2024
A importância do check-up para a qualidade de vida

Além de um estilo de vida equilibrado, com prática regular de atividades físicas e de lazer, alimentação e hábitos saudáveis, a realização de exames preventivos periódicos é cada vez mais importante para a manutenção da qualidade de vida. Poderoso instrumento para diagnóstico precoce, o check-up permite detectar possíveis doenças antes mesmo de apresentarem qualquer sintoma.

A médica de família e comunidade, professora Neoma Mendes, do curso de Medicina e Referência Técnica da Clínica Integrada de Saúde da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – Faseh, integrante da Inspirali,  explica o que são estas avaliações periódicas. A rotina de ir ao médico e realizar exames clínicos, laboratoriais e de imagem necessários, ajuda a estreitar os laços com o médico de referência, a compreender mais sobre o processo saúde-doença, a conhecer mais a si mesmo e a refletir sobre seus hábitos de vida. Quando bem realizado, individualizado e dentro das evidências científicas, a avaliação beneficia na detecção precoce e preventiva de muitas doenças, facilita tratamentos mais efetivos”.

Segundo a professora, “as consultas de rotina se iniciam no nascimento. Depois de completar dois anos, essas visitas ao médico tornam-se mais esparsas. Mas é importante que, em cada ciclo de vida, a pessoa busque por avaliação médica para melhor compreender as mudanças e contextos da fase que vivencia. De modo geral, pessoas a partir de 35-40 anos devem realizar o check-up anualmente”.

Neoma Mendes evidencia que há diferenças entre os exames de rotina de homens e de mulheres, “pois para cada um há doenças mais prevalentes, por isso, direcionamos os exames preventivos de cada um. Contudo, infelizmente, homens ainda costumam fugir mais das consultas e tendem a procurar o atendimento médico apenas quando apresentam alguma doença estabelecida.”

Conforme ressalta a docente, é possível fazer o check-up pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Como médica de família, oriento que as pessoas busquem a unidade mais próxima da sua casa, conversem com a equipe, verifiquem como funcionam os fluxos de atendimento e a realização de exames. Faça a consulta médica, permita que seu médico conheça você, identifique suas necessidades de saúde e construa um plano de cuidados de acordo com sua faixa etária”, orienta.

 

Um panorama da saúde para formação médica

22/11/2024

Como montar um currículo médico competitivo

22/11/2024

Como evitar Burnout na Residência Médica: dicas de gestão de tempo

22/11/2024

ESTADÃO: De olho em ‘vestibular’ pós-medicina, Inspirali compra Eu Médico Residente

21/11/2024

Dra. Irmã Monique e Grégoire recebem título de doutor honoris causa

19/11/2024

Inspirali adquire Eu Médico Residente

19/11/2024

Aluno de Medicina apresenta pesquisa inovadora em Congresso de Neurologia

18/11/2024

Saúde mental para médicos: como lidar com o estresse na profissão

12/11/2024
Carregar mais
Scroll to Top