Televendas | 0800 878 6547

Veja 8 orientações para melhorar a prática médica

Como melhorar a sua prática médica? Confira algumas dicas essenciais para esse desenvolvimento!

Chegar ao posto de médico é algo muito desafiador. Afinal, são muitos anos dedicados quase exclusivamente aos estudos e, nesse processo, muitos sacrifícios e escolhas são feitos pelos estudantes que almejam seguir essa carreira.

No entanto, os desafios não acabam após a obtenção do diploma de graduação. O novo médico precisa encarar um mercado concorrido, e também competir com si mesmo, lutando para sempre desenvolver novas habilidades, atualizar-se e se qualificar cada vez mais.

E então, você sabe como desenvolver sua prática médica e, assim, conquistar os seus pacientes e um lugar ao sol na Medicina? Continue a leitura e descubra mais informações sobre como fazer isso acontecer!

Qual é a importância da boa prática médica?

Prática médica é um conceito que pode ser interpretado de várias formas. A primeira é com o destaque ao primeiro termo, como na frase “eu tenho prática em realizar esse procedimento”. Ou seja: tenho experiência, conhecimento e expertise no assunto.

A outra interpretação destaca ambas as palavras com o mesmo peso. Nela, temos a prática médica como uma ação, ou seja, o ato de praticar Medicina.

Em ambos os casos, temos a necessidade de desenvolver esse conceito. Tanto para buscar mais experiência — e, consequentemente, mais segurança na realização de procedimentos —, quanto para atuar de forma mais alinhada às tendências mundiais do setor. Sempre, é claro, visando o bem-estar e a experiência do paciente atendido.

Quais benefícios isso pode trazer?

A melhora da prática médica traz uma série de benefícios para os profissionais e para os pacientes. Alguns deles são:

  • melhora na reputação do profissional, que passa a ser mais procurado;
  • mais confiança nos serviços prestados;
  • mais experiência;
  • tratamentos mais alinhados às necessidades do paciente;
  • acesso às novidades do setor e, consequentemente, a possibilidade de repassar esse conhecimento para os tratamentos aplicados nos pacientes;
  • melhora do diálogo com o paciente;
  • maior engajamento dos pacientes nos próprios tratamentos, e muito mais!

Como melhorar a prática médica?

Agora, veremos 8 dicas importantes para que você possa trabalhar a sua prática médica e sempre deixá-la melhor. Vamos lá?

1. Buscar conhecimentos técnicos

O primeiro passo para ter uma melhor prática médica é, sem dúvidas, o investimento na busca por conhecimentos técnicos. Essa preocupação deve ir além da faculdade de Medicina. Ou seja: continue estudando e, de preferência, faça cursos para otimizar ainda mais essa qualificação.

2. Investir em capacitação

Os cursos, como mencionado, são uma ótima maneira de conseguir mais qualificação, e trazem capacitação. É possível fazer especializações que preparem você para atuar em novas áreas e realizar procedimentos diferentes. Assim, é possível expandir seus serviços, sempre com foco na qualidade e segurança.

3. Apostar em atualização constante

Um bom profissional é aquele que, mesmo sem ter qualquer relação com a pesquisa, assume a postura de um médico pesquisador. Ou seja: tem curiosidade e dá atenção às tendências. Por isso, não deixe de participar, sempre que possível, de palestras, simpósios, congressos e outras atividades como essas. Busque se atualizar!

4. Fazer programas de prática clínica

Workshops também são uma ótima forma de treinar. Eles priorizam o aprendizado na prática, melhorando sua experiência. Além disso, algumas pós-graduações têm um período de estágio obrigatório, o que é uma ótima oportunidade para adquirir mais conhecimento.

5. Realizar atividades extracurriculares

Pode parecer bobagem, mas investir em atividades variadas também é uma forma de se qualificar na Medicina. O teatro ou a música são ótimos exemplos. O contato com a arte faz com que se tenha mais visão social, tema do nosso próximo tópico.

6. Ter visão social

Enquanto profissional de Medicina, você atenderá uma grande variedade de pessoas. São indivíduos com histórias diferentes e que se encontram em situações muito diversas, tanto no âmbito da saúde, quanto na vida pessoal.

Sendo assim, empatia e visão social são essenciais para quem deseja ter uma melhor prática médica. Não deixe de descobrir mais sobre o mundo e mantenha a mente sempre aberta!

7. Focar humanização

A humanização é outro aspecto que deve ser levado em consideração na hora de trabalhar a prática médica. Essa é uma das principais tendências da Medicina e da área da saúde como um todo. Então, fique de olho!

8. Priorizar o uso da tecnologia

Por fim, temos o uso da tecnologia como um dos grandes aliados da prática médica, atualmente. Há muitos recursos que facilitam a vida do profissional da saúde, tanto no consultório, quanto na gestão de um negócio. Um bom exemplo dessa importância é o sucesso cada vez maior das healthtechs no Brasil. Busque inspiração e se atualize tecnologicamente!

Como analisar o nível da sua prática médica?

Para você descobrir qual é o nível da sua prática médica, há uma palavra-chave indispensável: autoconhecimento. Ele será fundamental para identificação e valorização dos pontos fortes que tiver e que devem ser celebrados.

No entanto, ter humildade para identificar pontos fracos não é algo que deve ser deixado de lado. Afinal, sempre podemos melhorar. Em que é possível se aprimorar? Essa pergunta é um bom lugar para começar.

Identificar esses fatores também é possível por meio de pesquisas de satisfação. Elas devem sempre ser feitas de maneira anônima, preservando a privacidade dos participantes e garantindo que as respostas sejam o mais sinceras possível.

Lembrando que não é necessário levar qualquer crítica para o lado pessoal. Apenas as utilize para se desenvolver como um bom profissional, identificando quais pontos devem ser melhorados.

A realização de cursos frequentes e atualizações também é uma ótima maneira de se autoconhecer. Com eles, você aprende mais e vê que há sempre novas coisas para se conhecer na Medicina.

Agora que já sabe a importância do desenvolvimento constante da prática médica, não fique parado. Busque sempre mais qualificação! Afinal, aprender nunca é demais e, com isso, você se torna um profissional não só mais capacitado e procurado, mas também, mais humanizado.

Para continuar recebendo as nossas notícias e publicações, assine a nossa newsletter! Com ela, você receberá alguns avisos periódicos com as novidades do blog e do nosso site.

Últimos posts

O que é Lean Healthcare? Entenda como ela está mudando a saúde

Você já ouviu falar sobre o Lean Healthcare? Conheça esse conceito revolucionário para a área da saúde! Imagine o seguinte…

Clínica médica: conheça essa especialidade tão importante

Conheça a especialização em Clínica Médica, saiba quais são os detalhes e a importância dela! Durante a faculdade de Medicina,…

Veja 8 orientações para melhorar a prática médica

Como melhorar a sua prática médica? Confira algumas dicas essenciais para esse desenvolvimento! Chegar ao posto de médico é algo…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.