PESQUISA CLÍNICA

Pesquisa clínica pode ser definida como um processo de investigação científica que envolve a avaliação da eficácia, segurança e tolerabilidade de intervenções terapêuticas, diagnósticas ou preventivas em seres humanos.

A pesquisa clínica é fundamental para a formulação de políticas públicas relacionadas à saúde e para a tomada de decisão clínica baseada em evidências.

Suas aplicações são amplas e incluem o desenvolvimento de novos medicamentos, terapias e dispositivos médicos, bem como a avaliação de tratamentos já existentes.

A pesquisa clínica também é usada para investigar a etiologia, prevenção e tratamento de doenças e condições médicas específicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de saúde.

APLICAÇÕES

Pesquisa Clínica

Testes diagnósticos

Medicamentos

Células

Vacinas

Dispositivos

Procedimentos cirúrgicos

Cuidados preventivos

Novas abordagens em psicoterapia

Mudanças no serviço de saúde

INSPIRALI RESEARCH ORGANIZATION

A Inspirali Research Organization (IRO) é uma rede privada de centros de pesquisa clínica, associada a cursos de graduação médica da Inspirali e com o objetivo de promover a conexão da formação e do ensino médico às iniciativas de pesquisa clínica de qualidade.

Estruturação dos Centros
Construção dos Centros de Pesquisa Clínica nas Escolas de Medicina com Centro Integrado de Saúde.

Instituição de Ensino Superior

Base de Dados
Implantação de Prontuário Eletrônico do Paciente nos Centros Integrados de Saúde.
Processos Estruturados
Elaboração de Normas e Procedimentos Operacionais Padrão.
Regulatório
Política Nacional de Pesquisa Clínica.

TRAVESSIA DA PESQUISA CLÍNICA

Investindo na capacitação e formação adequada para atender à crescente demanda de estudos clínicos no país, a IRO desenvolveu a Travessia da Pesquisa Clínica, que concentra ações obrigatórias e opcionais do primeiro ao último ano do curso de Medicina.

Como resultado desse processo, o estímulo à iniciação científica discente e a participação de docentes em pesquisa clínica aplicada aumenta a produção científica, impactando na notoriedade das escolas e na saúde da população atendida.

CENTROS DE PESQUISA CLÍNICA INSPIRALI

Centros Integrados de Saúde

Os estudos clínicos são conduzidos em Centros de Pesquisa Clínica, que são geralmente estabelecidos nos Centros Integrados de saúde das escolas de medicina ou hospitais.

Estão em operação 6 Centros de Pesquisa e outros 14 estão em estruturação nas demais Instituições de Ensino Superior.

Os Centros Integrados de Saúde atendem pacientes de demanda espontânea e referendados pelo SUS, o que possibilita a otimização no fluxo dos pacientes nas pesquisas clínicas e a possibilidade de atuar nas mais diversas áreas da saúde.

Hospitais coparticipantes

A rede estruturada de Centros de Pesquisa também se expande para hospitais coparticipantes como forma de alcançar ainda mais áreas de atuação, especialmente de alta complexidade que não são suportadas pelos Centros Integrados de Saúde (CIS).

Com toda esta estruturação, a Inspirali Reseach Organization possui uma rede ampla com centros de pesquisa clínica nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

CARDIOLOGIA
DERMATOLOGIA
ENDOCRINOLOGIA
GASTROENTEROLOGIA
GERIATRIA
GINECOLOGIA
HEPATOLOGIA
INFECTOLOGIA
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
MEDICINA DO SONO
NEFROLOGIA
NEUROLOGIA
OFTALMOLOGIA
ONCOLOGIA & DOENÇAS RARAS
ORTOPEDIA
PEDIATRIA
PNEUMOLOGIA
PSIQUIATRIA
REUMATOLOGIA
UROLOGIA
VACINAS
Scroll to Top