Irecê: Curso de Medicina da Ages alcança conceito máximo no Ministério da Educação

03/12/2024
whatsapp-image-2024-11-29-at-19.53.44

Considerado um marco no desenvolvimento do município de Irecê, Centro-Norte baiano, sobretudo nas áreas da Educação e Saúde, a Faculdade Ages de Medicina, que atua sob a gestão da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, recebeu nota 5, conceito máximo, no Reconhecimento de Curso junto ao Ministério da Educação (MEC). O resultado da avaliação foi divulgado recentemente, e é feita com base em critérios como infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.

De acordo com a diretora da Ages, Aristhela Amorim, a instituição tem um projeto pedagógico sólido, corpo docente e técnico administrativo muito competente. “São pessoas apaixonadas pela educação e com uma cultura organizacional referenciada pela comissão do MEC. Nossos estudantes e egressos fazem a diferença na saúde de Irecê, são estagiários e profissionais com um olhar humanizado. Essa é uma escola médica que inspira amor pela vida”, comemorou Amorim.

Após autorização pelo Ministério da Educação (MEC) em 2020, a graduação de Medicina inaugurou as atividades da instituição na região de Irecê. Para implantar a graduação no município, a Ages concorreu com as mais conceituadas Instituições de Ensino Superior do Brasil – algumas centenárias e com vasta experiência em educação médica -, e foi classificada na primeira posição, com nota máxima no Projeto Pedagógico Institucional.

O coordenador do Curso de Medicina da Faculdade Ages de Irecê, professor Augusto Césare, disse que alcançar o conceito máximo no MEC é resultado da qualidade e motivação do corpo docente, de uma infraestrutura apropriada para um bom aprendizado, de um currículo inovador e uma gestão acadêmica focada na formação técnica e ética dos alunos. “Este resultado nos impõe uma grande responsabilidade em seguir aprimorando nossos métodos e a buscar sempre a excelência no ensino da medicina. Entendemos que é preciso qualidade de ensino assim como é igualmente essencial inspirar paixão pela Medicina”, disse.

“Esse reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e contínuo de todos os nossos professores, alunos e colaboradores. Estamos extremamente orgulhosos e motivados a continuar oferecendo uma educação de excelência, que prepara nossos alunos para os desafios da medicina moderna”, completou Charles Bulhões, gerente da Ages de Irecê.

Equipe de professores de referência
A graduação em Medicina do campus da Ages em Irecê conta com uma equipe de professores com especialização, mestrado e doutorado, sendo referência em suas áreas e com elevada experiência e qualificação. A seleção criteriosa do corpo docente objetiva garantir que o médico formado seja capaz de prestar atenção médica integral, fundamentada no equilíbrio de excelência técnica e relevância social, a partir de três focos de competência: gestão de serviços de saúde; cuidado individual e cuidado coletivo, e produção e difusão de conhecimentos na perspectiva da Educação em Saúde, tudo isso baseado em um projeto pedagógico inovador.

Infraestrutura de ponta
Considerado um marco no desenvolvimento do município, o campus da Ages em Irecê possui área de 3.192 m², com estacionamento, praça, laboratórios, bibliotecas, consultórios, sala de preparo, sala de provas, sala de videoconferência, sala de observação dos professores, salas de aulas práticas, incluindo o inovador Centro de Simulação Realística. No local, o estudante tem acesso ao mais completo modelo do corpo humano em 3D do mundo. Por meio de Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA), conta com uma experiência profunda e interativa durante o seu aprendizado, com a chance de explorar cada estrutura do corpo humano e isolar órgãos e sistemas com eficiência.

Prevenção: qual é o papel dos médicos no combate ao suicídio?

02/12/2024

UnP realiza doações para aprimorar atendimentos no Hospital e Maternidade Café Filho, em Extremoz

29/11/2024

Regulação do peso: como os hormônios podem interferir no emagrecimento

28/11/2024

Irmã Monique está no Brasil e compartilha suas experiências como missionária

28/11/2024

Novembro Azul: Médico urologista explica a importância do exame de próstata no rastreamento do câncer

27/11/2024

Professores de Medicina do UniBH se destacam no Congresso Brasileiro de Epidemiologia

27/11/2024

O bebê nasceu prematuro, e agora?

26/11/2024
Carreira médica no exterior

Carreira médica no exterior: o que você precisa saber?

25/11/2024
Carregar mais
Scroll to Top