Televendas | 0800 878 6547

A importância da Neuropsicologia Infantil e por que investir na área

Entenda mais sobre a especialização em Neuropsicologia Infantil e como a área pode ser relevante à sua carreira

Nem sempre é fácil decidir-se por uma área para se especializar — a Psicologia traz muitas áreas empolgantes. Entretanto, uma opção interessante, que pode gerar tanto satisfação profissional quanto propósito de vida, é a Neuropsicologia Infantil.

Ao estudar esse campo, você vai adquirir maior compreensão sobre o funcionamento cerebral e a forma como os processos cognitivos se relacionam com o comportamento humano.

Ao entrar em contato com conteúdos dessa área de conhecimento, você avança no entendimento do comportamento das crianças, identificando quais necessitam de atenção para auxiliar no seu desenvolvimento.

Continue a leitura para descobrir mais sobre a importância dessa parte do conhecimento e como atua um profissional especializado em Neuropsicologia Infantil.

Qual é a importância da Neuropsicologia Infantil?

A Neuropsicologia Infantil estuda o modo como o funcionamento do cérebro impacta o ajuste comportamental, cognitivo e psicossocial das crianças. Por meio do diagnóstico dos especialistas da área, é possível fornecer acompanhamento adequado e eficiente para que o público infantil se desenvolva de maneira adequada.

Os profissionais com especialidade nesse ramo de conhecimento conseguem identificar, explicar e fazer intervenções em diversos aspectos de extrema importância para o desenvolvimento infantil, como:

  • tipos de déficits e distúrbios;
  • questões preocupantes no sistema nervoso central da criança;
  • causas das dificuldades de aprendizagem.

Como atua um profissional dessa área?

Os profissionais especializados em Neuropsicologia Infantil são psicólogos licenciados e participam de treinamentos em Psicologia Clínica e Neuropsicologia Infantil a fim de entender como é o desenvolvimento do cérebro de uma criança. A partir dos conhecimentos adquiridos, conseguem avaliar e auxiliar no tratamento infantil.

Nesse sentido, os tratamentos podem ajudar em distúrbios causados por lesão cerebral, problemas de desenvolvimento, entre outros. Dessa forma, a atuação desses profissionais está pautada em algumas tarefas, que listamos abaixo:

  • compreender a relação dos problemas cerebrais com comportamentos apresentados no cotidiano;
  • encontrar formas para otimizar o aprendizado infantil;
  • distinguir comportamentos neurológicos ou psiquiátricos;
  • trabalhar no ajuste de expectativas, evidenciando os pontos fortes e fracos que a criança tem;
  • reunir-se com os pais e professores para criar um plano com o objetivo de melhorar o desenvolvimento educacional.

Essas são algumas das atribuições de um neuropsicólogo infantil. Ao exercer essa especialidade, você fará a diferença na vida de diversas crianças, potencializando seu desenvolvimento e resolvendo problemas que as impedem de progredir.

Quais são as vantagens de trabalhar com Neuropsicologia Infantil?

Agora que você sabe como atuar em Neuropsicologia Infantil, que tal entender quais são os benefícios que essa área oferece? Continue a leitura!

Campo de estudo e áreas de atuação bem amplos

A Neuropsicologia Infantil está crescendo continuamente e apresenta muitas possibilidades para você se aprofundar. Dentro dela, é possível atuar em três grupos do conhecimento, sendo eles: a neuropsicologia clínica, a reabilitação e a pesquisa básica.

Existe uma alta demanda por profissionais especializados para trabalhar em hospitais, consultórios privados, escolas, no ambiente acadêmico, entre outros. Desse modo, é provável que você tenha oportunidades para crescer e se desenvolver.

Auxílio no desenvolvimento de crianças

Já pensou o quão gratificante é você perceber que, por meio de seu trabalho, uma criança está se desenvolvendo de uma maneira melhor? Isso acontece diariamente na Neuropsicologia Infantil. Com o uso de avaliações, você pode entender, por exemplo, quais são os fatores que geram dificuldades no desenvolvimento educacional.

Um especialista dessa área consegue identificar problemas de déficit de atenção, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, autismo e distúrbio generalizado do desenvolvimento. Assim, ao fazer o diagnóstico, pode definir um plano para ajudar a criança a superar os obstáculos ao seu crescimento.

Consolidação da carreira

A demanda por profissionais habilitados em Neuropsicologia Infantil é crescente, e o campo de estudo ainda está se desenvolvendo. Isso significa que você vai acompanhar todo o crescimento de uma área de trabalho que surge tanto da Psicologia quanto da Neurociência, conhecendo ainda mais sobre essa conexão entre mente e cérebro.

Além de estudar uma parte do organismo tão instigante, seu trabalho pode ajudar na qualidade de vida e na saúde mental de diversas pessoas. Seja atuando na área acadêmica ou diretamente com os pacientes, as possibilidades de carreira são amplas.

Qual é a importância de se especializar em Neuropsicologia Infantil?

A especialização em Neuropsicologia Infantil é uma excelente alternativa para profissionais que atuam na área da Saúde. A formação permite ampliar os conhecimentos, adquirir habilidades específicas da área, ter reconhecimento de especialista e criar relacionamentos com outros profissionais.

Ao fazer essa especialização, você ingressa em uma área em crescimento e, com o título de especialista, seus ganhos no exercício da profissão também tendem a aumentar. Com isso, você consegue oferecer mais qualidade de vida para sua família.

Como a Inspirali pode ajudar a atuar nesse segmento?

A Inspirali é uma escola de medicina que surge de décadas de trabalho e dedicação no desenvolvimento de um modelo de ensino capaz de maximizar o aprendizado de seus estudantes. Em todos os cursos, você vai encontrar recursos inovadores, ambientes interativos e simulações realísticas.

Esses componentes permitem que a Inspirali tenha uma metodologia de ensino mais eficiente e alinhada aos padrões internacionais. Confira a seguir quais cursos podem ajudar você na sua especialização em Neuropsicologia.

Neuropsicologia das funções cognitivas

Nesse curso, você vai aprender o histórico da Terapia Cognitiva Comportamental e os seus princípios básicos. Na sequência, são apresentadas algumas técnicas para utilizar no tratamento, destacando como fazer a conceituação cognitiva e reconhecer o perfil cognitivo de alguns transtornos psiquiátricos.

Neuropsicologia e Terapia Cognitiva Comportamental

Com esse curso online, você vai aprender o histórico e a origem da Terapia Cognitiva e os princípios básicos dessa abordagem, incluindo esquemas, crenças e erros cognitivos. Ele também inclui as principais técnicas que devem ser utilizadas em tratamentos e relações terapêuticas.

Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica Infantil

Trata-se de uma opção direcionada para profissionais da saúde e da educação que pretendem atuar na realização de avaliações e no processo de reabilitação neuropsicológica de crianças. Tal formação incorpora conhecimentos adicionais em Neuropsicologia, sendo um importante diferencial para o currículo.

Ao concluir o curso, você conta com as habilidades necessárias para reconhecer perfis cognitivos de transtornos psiquiátricos e consegue definir a conceituação cognitiva.

O mais importante na hora de escolher uma formação é avaliar o corpo docente, em busca de profissionais que são referências na área, e verificar se a metodologia de ensino é eficaz. Assim, a sua formação em Neuropsicologia Infantil será muito mais sólida, e você poderá contar com todas as habilidades necessárias para realizar um ótimo trabalho, levando qualidade de vida e fazendo a diferença no tratamento de seus pacientes.

Viu como a área da Neuropsicologia Infantil é promissora? Então, confira mais detalhes sobre nosso curso de Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica Infantil e veja como a Inspirali pode ajudar na sua formação!

Últimos posts

Parceria entre Inspirali e MedRoom oferece ainda mais tecnologia ao ensino médico

A Inspirali vem continuamente investindo recursos e esforços para oferecer o melhor ensino médico, apostando em um dos currículos mais…

Health Tech Talks - Circuito Webinar Cyber Security e LGPD na Saúde.

À medida que as organizações de saúde agregam e distribuem quantidades crescentes de informações digitais do paciente, a demanda por…

Organização nos estudos EAD: saiba como ter sucesso estudando a distância

Com uma boa organização nos estudos, você conseguirá ter um excelente desempenho no ensino a distância, aproveitando ao máximo o…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar oferta de cursos e serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.