Televendas | 0800 878 6547

MedRoom e Inspirali: como essa parceria traz inovação ao estudo da saúde

Com a MedRoom, a Inspirali passa a ser, cada vez mais, uma agente na transformação do ensino em saúde!

Os cursos de saúde precisam ter uma alta qualidade para oferecer um melhor preparo aos médicos, a fim de que exerçam a Medicina com mais precisão. A MedRoom vê na tecnologia uma grande aliada para proporcionar um aprendizado rico e próximo ao dia a dia vivenciado pelos especialistas.

Em parceria com a Inspirali, a MedRoom trouxe inovações para o estudo em saúde, oferecendo uma experiência mais completa para os alunos. São soluções que podem ser aplicadas no ensino presencial e online, garantindo acessibilidade a tecnologias de ponta para um aprendizado interativo.

O CEO da MedRoom, Vinicius Gusmão, trouxe algumas explicações sobre essa parceria, as ferramentas e tecnologias que estão revolucionando o ensino na área de saúde. Continue lendo para conhecer o futuro!

O que é a MedRoom?

A MedRoom é uma health tech, startup que desenvolve soluções para o ensino de saúde. Utiliza tecnologias de ponta, como a realidade virtual, para desenvolver ferramentas que aprimoram o processo de formação dos médicos, garantindo conhecimentos mais completos nos cursos presenciais e online.

Como Vinicius relata, a MedRoom nasceu em 2015 a partir da ideia do seu sócio, Sandro Nhaia, depois de testar óculos de realidade virtual. Ele decidiu associar essa tecnologia ao projeto da Faculdade de Medicina da USP, Homem Virtual, do qual havia participado entre os anos 2004 e 2008.

O projeto tinha o propósito de criar animações e modelagens para divulgação científica na área da Medicina. “Ele [Sandro] levou a ideia para um evento de startup na USP e eu estava lá, era aluno de Ciências Biológicas. Gostei demais da ideia, foi amor à primeira vista”, relata.

O ano seguinte foi de estruturação e prototipagem de soluções. Em 2017, a MedRoom fechou os primeiros negócios com indústrias da área de saúde. Começou a desenhar e entender de que maneira a realidade virtual poderia somar ao processo educacional para, em 2018, lançar seu primeiro produto: o laboratório de anatomia em realidade virtual.

Qual é o propósito da MedRoom?

O propósito da MedRooom é contribuir com os avanços da Medicina, mas focando a base, ou seja, a formação dos médicos. Como dito, suas soluções visam somar à educação na área de saúde para que os profissionais recebam um preparo mais completo.

Com a tecnologia, é possível oferecer uma experiência de aprendizado ampla para os estudantes. A realidade virtual, por exemplo, permite o contato com um material mais interativo e próximo das situações que serão vivenciadas no dia a dia da profissão.

Além disso, a MedRooom oferece aos docentes ferramentas de trabalho para que possam aprimorar suas metodologias de ensino. Por tudo isso, os profissionais têm uma formação sólida, e conseguimos minimizar a ocorrência de erros médicos, trazendo mais excelência para a atuação desses especialistas.

Quais são as tecnologias usadas?

Como você viu na explicação do Vinicius, a MedRoom começou explorando a realidade virtual. Mas, segundo ele, o portfólio está sendo ampliado: “está saindo da realidade virtual. Tem os laboratórios de lâminas online, construídos para os alunos usarem na pandemia. Tem simulações de casos clínicos, de atendimento a pacientes e parceria com hospital para fazer treinamento pré-cirúrgico”.

De acordo com o CEO da MedRoom, essa ampliação é o resultado da parceria de sucesso com a Inspirali. Assim, novos produtos estão em desenvolvimento e, agora, as duas principais soluções oferecidas são o laboratório de anatomia em realidade virtual e o ambiente online.

Laboratório de anatomia

Essa ferramenta de ensino consiste em um laboratório virtualizado de anatomia que opera como uma estação de realidade virtual. Vinicius explica que, basicamente, consiste em um computador com tecnologia gamer, equipamento que é possível até mesmo ter em casa.

“Montamos esses laboratórios de realidade virtual na faculdade e damos treinamento para eles [os membros da equipe da faculdade] performarem. A gente entrega uma tecnologia que suporte as metodologias da faculdade”, esclarece.

Ambiente online

O ambiente online é um espaço virtual acessado pelo professor para construir o conteúdo que o aluno verá na realidade virtual. “Ele pode construir um roteiro de aula no qual seleciona peças anatomicamente específicas e disponíveis no laboratório, e associar a isso imagens, vídeos, quizzes, áudios e textos”, Vinicius conta.

Ele diz, ainda, que existem outros recursos no ambiente online para que o professor adicione conteúdos, como exames de imagem, imagem de cadáver ou um caso específico. Tudo isso fica disponível para os alunos por meio de um aplicativo de smartphone, o que proporciona uma experiência diferente, com acesso rápido e assíncrono.

Como essas soluções ajudam no ensino de saúde?

O propósito da MedRoom é trazer tecnologias de ponta para o ensino de saúde. Assim, os futuros médicos e atuais profissionais não vão apenas estudar Medicina, mas vivenciar situações que farão parte do seu dia a dia de trabalho e ter contato com um conteúdo mais interativo e rico.

As soluções da MedRoom são flexíveis, e podem ser aplicadas no ensino presencial, híbrido ou online. Também proporcionam ferramentas mais estruturadas para que o professor desenvolva o seu trabalho, inclusive, vencendo os desafios que a pandemia trouxe.

Vinícius conta que um professor parceiro da MedRoom trouxe a ideia de utilizar a realidade virtual também a distância, e que isso foi um sucesso: “tudo o que você vê nos óculos pode ser transmitido no Teams ou no Zoom. Então, o professor, na aula a distância, interage dentro da realidade virtual com as peças anatômicas, e os alunos acompanham na tela”.

A oferta de tecnologia é, no momento, a principal proposta da MedRoom. No entanto, de acordo com Vinicius, a parceria com a Inspirali vai trazer a oportunidade de disponibilizar métodos de ensino por meio de um arcabouço acadêmico vinculado ao produto.

Quais são os diferenciais que a MedRoom traz para os estudantes?

Com as soluções da MedRoom, o estudo e a especialização de Medicina acompanham os avanços tecnológicos que já constam em outros setores. A educação em saúde evolui um pouco mais, inclusive atendendo às diferentes realidades de ensino que vivemos hoje.

Explicamos que o laboratório de anatomia em realidade virtual pode ser explorado tanto nas aulas presenciais quanto online; também associado a outras ferramentas de interação. Assim, o estudante não fica limitado a imagens estáticas ou slides.

Há, ainda, a opção de ter esse conteúdo em um aplicativo, que pode ser acessado pelos estudantes por meio da tecnologia de cloud computing. Dessa forma, é possível estudar em diferentes momentos, trazendo flexibilidade para o aprendizado.

São experiências mais ricas que proporcionam um processo de ensino diferenciado e um conteúdo mais interessante para os próprios estudantes. E tudo isso com a facilidade e a versatilidade que os recursos tecnológicos garantem.

Como os alunos da Inspirali se beneficiam das soluções da MedRoom?

A Inspirali não só olha para o futuro do estudo na área de saúde. Ela é um agente ativo na transformação do processo de ensino-aprendizagem em Medicina, garantindo a formação de profissionais mais bem preparados para atuar com excelência.

Em parceria com a MedRoom, proporciona aos seus alunos o privilégio de serem os primeiros a ter acesso a essas tecnologias. Eles participam dessa transformação dos métodos de ensino, conquistando um diferencial em sua formação como médicos.

“O aluno Inspirali está na vanguarda disso, ele não vê o futuro ser feito, mas participa ativamente da construção desse novo modelo”, reforça Vinicius. Assim, a parceria com a MedRoom traz a inovação no estudo da Medicina, mas otimizando primeiro o aprendizado dos alunos dos cursos Inspirali!

Invista em uma formação diferenciada e conectada com o futuro. Acesse o site da Inspirali para conhecer os cursos e escolher aquele ideal para você!

Últimos posts

Parceria entre Inspirali e MedRoom oferece ainda mais tecnologia ao ensino médico

A Inspirali vem continuamente investindo recursos e esforços para oferecer o melhor ensino médico, apostando em um dos currículos mais…

Health Tech Talks - Circuito Webinar Cyber Security e LGPD na Saúde.

À medida que as organizações de saúde agregam e distribuem quantidades crescentes de informações digitais do paciente, a demanda por…

Organização nos estudos EAD: saiba como ter sucesso estudando a distância

Com uma boa organização nos estudos, você conseguirá ter um excelente desempenho no ensino a distância, aproveitando ao máximo o…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar oferta de cursos e serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.