Televendas | 0800 878 6547

Sabe quais são as características do médico do futuro? Leia aqui!

O médico do futuro, e do presente, precisa de habilidades específicas para estar por dentro da tecnologia. Entenda mais!

A transformação digital é uma realidade para toda a sociedade. Por isso, é fundamental entender como prosperar na área de saúde diante das inovações e dos avanços tecnológicos. Você sabe, por exemplo, quais são as principais características do perfil de um médico do futuro?

O médico do futuro entende como a inovação e a tecnologia podem fazer parte da sua rotina. A ideia é se adaptar às necessidades e às demandas do mercado, utilizando conhecimentos de diferentes setores para oferecer melhores experiências aos seus pacientes.

O que acha de tirar todas as suas dúvidas sobre a medicina do futuro? Continue a leitura deste artigo para saber mais!

Quais são as características do médico do futuro?

Mas, afinal, como ser um médico do futuro? Veja quais são as principais características que você precisa desenvolver para se tornar esse profissional mais capacitado e adequado às novas demandas do mercado.

Domínio das tecnologias

A tecnologia já faz parte das nossas vidas, não é mesmo? É inegável que ela precisa se fazer presente também na área da saúde. Por isso, o perfil médico do futuro envolve o domínio de diferentes tecnologias para oferecer um atendimento cada vez mais completo aos seus pacientes. Seja para agilizar um contato, seja para aproveitar os benefícios da telemedicina.

A ideia é que a tecnologia esteja presente no dia a dia de cada profissional, ajudando a otimizar, por exemplo, a gestão dos seus pacientes, acompanhando os seus prontuários digitais ou respondendo questionamentos via canais de comunicação. A partir disso, é possível se diferenciar em um mercado competitivo, proporcionando uma experiência positiva. As health techs são prova de que muita disrupção está chegando e melhorando as possibilidades.

Desenvolvimento de inteligência emocional e empatia

Por mais que a tecnologia se torne fundamental na realidade de um médico, isso não significa que o atendimento tenha que ser mais robótico. Pelo contrário. Assim, a humanização do contato ainda é peça fundamental para que você crie um vínculo natural e relevante com os seus pacientes, resultando em relações saudáveis que coloquem as necessidades deles em primeiro lugar.

Ao mesmo tempo, é preciso desenvolver e trabalhar a inteligência emocional para lidar com os pacientes. Seja para acalmá-los em um momento de dúvida ou dor, seja para identificar a melhor opção para cada caso. Colocando mais racionalidade durante a tomada de decisão, a tendência é que tudo se torne agradável entre você e os seus pacientes.

Foco em experiência do paciente

Todo médico trabalha em busca do melhor para o seu paciente, certo? Mas é cada vez mais necessário pensar também em toda a experiência dele. Ou seja, olhar para o que é feito antes de um atendimento e para o suporte necessário após o encontro. Em resumo, é preciso avaliar toda a jornada a fim de garantir que ele se sinta satisfeito ao final dela. É nesse momento que entra a Inteligência Artificial, de modo a verificar dados e experiências.

Trata-se de um trabalho que começa com a identificação dos canais de contato que o paciente mais prefere utilizar e vai até a disponibilidade para que ele se sinta à vontade para tirar dúvidas sobre o pós-operatório, por exemplo. O médico do futuro, portanto, precisa colocar o paciente em primeiro lugar e entender o que precisa ser feito por quem entra em seu consultório.

Saber de gestão

Mesmo que a ocupação do médico seja no atendimento ao paciente, uma característica fundamental é buscar conhecimento sobre gestão e administração. Para começar, é uma forma de fazer um gerenciamento melhor do seu tempo, por exemplo, evitando que a agenda esteja sempre atrasada, o que pode, até mesmo, prejudicar a experiência dos pacientes e sua imagem.

Além disso, alguns conceitos podem ajudar a fazer o melhor uso dos recursos financeiros disponíveis, evitando gastos desnecessários. Com a maior facilidade em conseguir números e informações, a gestão também ajuda a identificar tendências e, assim, fazer as correções necessárias para melhorar o desempenho profissional como um todo.

Ter conhecimento de marketing de saúde

Promover o seu trabalho é outro ponto fundamental para o médico do futuro. As marcas não utilizam táticas de marketing para se aproximarem da sua audiência? Isso também precisa ser feito como profissional da saúde. A ideia é aumentar a sua autoridade e relevância nas plataformas digitais, o que pode resultar em uma relação mais próxima com o seu público.

Novos pacientes vão querer marcar um atendimento, e aqueles que já se consultaram seguem trocando informações sobre diversos assuntos. A ideia é explorar as plataformas online, que não exigem altos investimentos, para criar essa relação mais próxima com o público. Tudo isso resulta em uma série de oportunidades e benefícios para a sua atuação.

Como ser um médico do futuro?

Para ser um médico de sucesso no futuro, portanto, amplie os seus conhecimentos. Já não basta dominar uma especialidade ou área da medicina, por exemplo. É necessário buscar por informações, conceitos e ideias de outros segmentos também. O marketing pode ser útil, assim como a administração. E a melhor forma de se fazer isso é a partir da educação continuada.

Na prática, trata-se de seguir buscando por mais conhecimento em áreas específicas que podem ser úteis para o seu desempenho profissional. Iniciar especializações em medicina que ajudem a oferecer melhores soluções e tratamentos para o seu paciente pode ser uma das alternativas. Assim como realizar cursos que ajudem você a aplicar a tecnologia e a inovação na área da saúde também se faz necessário.

Em resumo, desenvolver as habilidades de um médico do futuro exige uma entrega ainda maior por parte do profissional. E nada melhor do que contar com o suporte e o auxílio de quem entende do assunto e tem anos de experiência no mercado, não é? A Inspirali é uma escola médica que oferece cursos e especializações com o que há de mais inovador, para aumentar o seu conhecimento e você se preparar para a medicina do futuro.

Agora que você já sabe quais são as características do médico do futuro, o que acha de seguir por dentro de outras dicas úteis para sua carreira e seu sucesso profissional? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada!

Últimos posts

Parceria entre Inspirali e MedRoom oferece ainda mais tecnologia ao ensino médico

A Inspirali vem continuamente investindo recursos e esforços para oferecer o melhor ensino médico, apostando em um dos currículos mais…

Health Tech Talks - Circuito Webinar Cyber Security e LGPD na Saúde.

À medida que as organizações de saúde agregam e distribuem quantidades crescentes de informações digitais do paciente, a demanda por…

Organização nos estudos EAD: saiba como ter sucesso estudando a distância

Com uma boa organização nos estudos, você conseguirá ter um excelente desempenho no ensino a distância, aproveitando ao máximo o…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar oferta de cursos e serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.