Televendas | 0800 878 6547

Os 8 livros de Medicina que você deve ler se deseja o sucesso

Gosta de ler? Então, é hora de conhecer alguns dos melhores livros de Medicina para inspirar você nessa carreira!

O hábito da leitura é algo extremamente benéfico para a nossa qualidade de vida. Além de otimizar a memória, ajudar na construção de um bom vocabulário e melhorar a capacidade cognitiva, ler nos ajuda a ter mais conhecimento sobre diferentes temas, culturas e muito mais.

Claro, isso não é diferente quando falamos sobre obras técnicas ou acadêmicas. Por isso, conhecer bons livros de Medicina é uma ótima estratégia para que você possa aprender, enquanto se diverte e exercita as suas funções cerebrais.

Mas por quais livros começar? Pensando nessa dúvida, separamos 8 títulos imperdíveis para que você possa começar a se aventurar na leitura de obras médicas. Vamos conhecê-las?

Por que buscar diferentes livros de Medicina?

Ao longo da faculdade, é comum que os estudantes fiquem muito presos em leituras técnicas. Você, certamente, aprenderá tudo sobre Anatomia, Fisiologia e outros temas, mas também é importante focar em uma visão mais ampla da Medicina.

Por isso, é interessante investir em outros tipos de leitura, que permitam a você se conectar com aspectos diferentes da sua futura profissão. Com os livros, você também aprende sobre conceitos como humanização, dificuldade do acesso à saúde, desafios socioemocionais frequentes entre os médicos, empatia e muito mais.

Além disso, esse hábito pode ajudar a:

Encontrar um tempo para fazer essas leituras pode ser um desafio, mas também é algo manejável. Leia em seus intervalos ou, quem sabe, no percurso até a faculdade. O que importa é encontrar um tempinho todos os dias para se conectar consigo e aprender mais sobre o futuro da sua profissão!

Quais são os livros de Medicina indispensáveis para os estudantes?

Agora, veremos 8 dicas de obras que não podem ficar de fora da sua lista de próximas leituras. Vamos lá?

1. O Físico, de Noah Gordon

Iniciaremos a nossa lista com um livro de ficção. A obra O Físico é aclamada como um dos melhores livros de todos os tempos, e nos leva em uma jornada à Inglaterra da Idade Média.

Aqui, acompanharemos Rob, um órfão que se torna protegido de um cirurgião. Aos poucos, ele identifica em si mesmo um dom relacionado com a morte, o que o eleva a um status importante na região. É uma leitura imperdível, que nos traz grandes ensinamentos sobre a Medicina e a vida.

2. O Imperador de Todos os Males: Uma Biografia do Câncer, de Siddhartha Mukherjee

Você já parou para se perguntar sobre a história do câncer? Ainda que essa seja uma doença “moderna”, há relatos antigos de sua presença em documentos datados em épocas antes do nascimento de Cristo.

A obra de Mukherjee é uma documentação histórica e atual sobre a doença, sendo indicada para profissionais da área da saúde e curiosos sobre o assunto. É uma leitura fluida, com uma escrita leve e cativante.

3. Por um Fio, de Dráuzio Varella

Dráuzio Varella é uma das maiores personalidades médicas do Brasil. Com linguagem sensível e acessível, Por Um Fio narra a trajetória do profissional no tratamento do câncer em instituições de saúde brasileiras.

É uma ótima complementação à leitura anterior, trazendo um recorte regional da doença, que é a responsável pelo maior número de mortes de brasileiros todos os anos.

4. Médico de Homens e de Almas: a História de São Lucas, de Taylor Caldwell

Independentemente de qual seja a sua crença, a leitura de Médico de Homens e de Almas é uma importante estratégia para ajudar em sua vida profissional. A obra narra, com um quê de ficção, a trajetória de São Lucas, um dos personagens mais emblemáticos da Bíblia.

Lucas foi um médico, de acordo com a história, muito dedicado e repleto de amor pela prática do ofício. É uma obra inspiradora, que deve estar na lista dos futuros médicos!

5. Sem Causar Mal, de Henry Marsh

O título de Sem Causar Mal é uma tradução literal, do inglês, para “Do no Harm”, um dos mandamentos da Medicina. Henry Marsh é um neurocirurgião que nos conta, sem papas na língua, sobre o dia a dia de trabalho e todas as questões emocionais que embalam esse ofício.

Como é perder uma vida? Quais são os impactos de uma decisão equivocada na mesa de cirurgia? Questionamentos como esses permeiam a vida dos médicos, e é interessante que essa obra seja lida por aqueles que estão começando.

6. Isto vai Doer, de Adam Kay

Adam Kay é um médico e comediante britânico, que atuou como residente no Serviço Nacional de Saúde no Reino Unido, quando mais jovem. A obra “Isto vai Doer” retrata esse período, descrito pelo autor como caótico e engrandecedor.

A obra narra momentos difíceis em plantões intermináveis, nos quais os jovens médicos precisam tomar decisões de vida ou morte em meio a um turbilhão de emoções. É uma jornada de responsabilidade, amadurecimento e resiliência.

7. A História da Medicina, de Roy Porter

Escrito em parceria com a Universidade de Cambridge, essa obra traz um retrato fiel sobre a história da prática médica. Aqui, conhecemos os aspectos científicos e os avanços que a área teve ao longo dos séculos. E descobrimos o viés sociológico da Medicina no decorrer dos anos.

Outro ponto interessante da leitura é que ela não é focada exclusivamente na Medicina Ocidental e Eurocêntrica, mas também, em conceitos abordados no Oriente.

8. Sob Pressão: a Rotina de Guerra de um Médico Brasileiro, de Márcio Maranhão

Agora, mais um livro de um autor brasileiro. Sob Pressão narra os desafios vividos por médicos que atuam no sistema público de saúde do Brasil, em um ambiente, muitas vezes, inóspito. A falta de segurança, de equipamentos e até de dignidade para os pacientes e para os profissionais em hospitais precarizados é retratada na narrativa.

A obra foi muito aclamada e transformada em uma série, exibida pela Rede Globo, a partir de 2017. A leitura dela é uma ótima oportunidade para que você possa conhecer mais sobre os desafios da Medicina no Brasil.

Esperamos que tenha gostado desta lista de livros de Medicina! Eles são uma ótima oportunidade de aprender mais sobre o dia a dia da profissão, sempre de uma maneira leve e didática.

Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais! Assim, os seus colegas de turma ou trabalho também poderão conhecer esses títulos. Quem sabe vocês não se reúnem para discutir a leitura após terminá-la?

Últimos posts

O que é Lean Healthcare? Entenda como ela está mudando a saúde

Você já ouviu falar sobre o Lean Healthcare? Conheça esse conceito revolucionário para a área da saúde! Imagine o seguinte…

Clínica médica: conheça essa especialidade tão importante

Conheça a especialização em Clínica Médica, saiba quais são os detalhes e a importância dela! Durante a faculdade de Medicina,…

Veja 8 orientações para melhorar a prática médica

Como melhorar a sua prática médica? Confira algumas dicas essenciais para esse desenvolvimento! Chegar ao posto de médico é algo…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.