Televendas | 0800 878 6547

5 tendências e inovações em Implantodontia

Descubra algumas das principais tendências do setor da Implantodontia!

Para ser um bom profissional da saúde, é fundamental que você tenha muito mais do que uma boa qualificação. É essencial, também, que esteja sempre de olho nas tendências do setor para melhorar o seu dia a dia no trabalho e, claro, a experiência dos pacientes nos tratamentos.

Isso é válido tanto para a Medicina quanto para a Odontologia, tema de nossa conversa! Neste artigo, abordaremos algumas das inovações do setor de Implantodontia.

Quer conhecer melhor essas novidades? Então, continue a leitura e conheça a importância dos implantes para a saúde, além de conferir as novidades mais interessantes do setor.

Qual é a importância do implante?

Por muito tempo, o acesso aos tratamentos odontológicos era limitado a poucas pessoas. Isso foi mudando com a implementação de políticas públicas — como o programa Brasil Sorridente, do Governo Federal — e o crescimento do acesso à informação, especialmente devido à internet.

Assim, cada vez mais pacientes passaram a buscar esse serviços de Implantodontia nas clínicas odontológicas. De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia, os números chegam a cerca de 800 mil implantes feitos anualmente no Brasil.

Dentre os benefícios desse tratamento, podemos citar:

  • a reabilitação da estética facial e do sorriso, com implantes osseointegrados e de materiais como a zircônia e o titânio. Eles podem ser utilizados no caso de fraturas, perda dentária ou na recuperação de sequelas de doenças como a periodontite;
  • a otimização de processos fisiológicos, como a mastigação, que é fundamental para a absorção de nutrientes e a digestão;
  • a diminuição de dores de cabeça decorrentes da ausência dos dentes, causadas pela sobrecarga imposta sobre a articulação temporomandibular;
  • a redução de dores e desconfortos gerais, gerados pela exposição da raiz dentária e de outras estruturas do dente a partir da sua fragmentação ou perda total.

Além disso, é claro, não podemos deixar de mencionar a importância da melhora da autoestima e da confiança do paciente. Todos esses fatores, em conjunto, contribuem para uma otimização da qualidade de vida geral desses indivíduos.

Quais são as tendências e inovações em Implantodontia?

Agora, é hora de observarmos quais são as principais tendências do setor da Implantodontia e descobrir um pouco sobre cada uma delas. Vamos lá?

1. Nanotecnologia

A nanotecnologia é um campo que utiliza recursos em nanoescala para os mais diversos fins. Alguns exemplos são a fabricação de certas estruturas para câmeras ou computadores, mas a Implantodontia também é contemplada por essa inovação.

Na Odontologia, os implantes com nanotecnologia são utilizados para otimizar os resultados do procedimento, fazendo com que a cicatrização seja muito mais rápida e que a superfície atingida seja maior. Ela age diretamente na base do implante, melhorando a adesão dos compostos ao corpo do paciente.

2. Carga imediata

São próteses feitas rapidamente, como o nome já indica. A sua elaboração foi feita a partir de outra tecnologia, a do implante osteointegrado, e tem como objetivo a resolução parcial da ausência dos dentes. Posteriormente, o paciente pode optar por uma prótese diferente.

As principais vantagens da carga imediata vão além da velocidade da realização do procedimento. Ela também é uma solução rápida para parar a reabsorção óssea, proteger as estruturas bucais, devolver a funcionalidade da mastigação e, claro, melhorar a estética do paciente.

3. Implantes zigomáticos

Outra tecnologia revolucionária para a Implantodontia é a que envolve os implantes zigomáticos. Eles são feitos com a fixação das próteses no osso homônimo, sendo uma excelente alternativa para pacientes que perderam a estrutura óssea do maxilar superior.

Permite também a associação de diferentes técnicas, como a da carga imediata. É um procedimento mais invasivo, que exige muita capacitação do profissional responsável. Além disso, nem todos os pacientes são elegíveis para realizar esse tipo de implante.

4. CAD/CAM

A tecnologia CAD/CAM está relacionada com um avançado e minucioso processo de escaneamento. No caso, a face do paciente é escaneada, fazendo com que as próteses produzidas sejam extremamente fidedignas às necessidades de cada um dos indivíduos. Até mesmo pontos como o formato do rosto são levados em consideração nesse processo.

Em seguida, são produzidas próteses em materiais sem metais, o que traz mais conforto, adaptação e segurança para a região bucal. Além disso, a estética obtida é extremamente natural. A tecnologia CAD/CAM pode ser utilizada em vários tipos de prótese, adaptando a técnica às necessidades do paciente.

5. PRF

A técnica PRF tem uma sigla que corresponde ao nome Fibrina Rica em Plaquetas, em tradução livre. O seu objetivo, portanto, é otimizar o processo de cicatrização, evitando também eventuais processos inflamatórios que são um risco de qualquer tipo de implante. Com ela, é criada uma membrana bioestimuladora.

Essa membrana é feita com o sangue do próprio paciente, o que reduz consideravelmente os riscos de rejeição dos implantes, algo que também pode acontecer. A reabilitação, assim, é muito mais rápida e pode ser associada a diferentes tipos de implantes, trazendo benefícios para pessoas com necessidades bem distintas.

Por que é importante acompanhar essas tendências?

A área da saúde está cada vez mais tecnológica. Isso significa que as tendências ocorrem muito mais rapidamente, com a implementação de estratégias e o uso de dispositivos que demandam que os profissionais que os operam sejam igualmente atualizados. Ter isso em mente é importante para quem quer ter uma carreira de sucesso.

Por isso, investir em uma especialização em Odontologia e continuar se atualizando ao longo de toda a carreira é fundamental para os dentistas. E o melhor: isso não é algo que traz benefícios apenas aos pacientes (que terão acesso aos tratamentos mais inovadores do mercado). É válido também para os profissionais!

Com todo esse preparo, você se desenvolverá diferenciais competitivos e terá uma posição de destaque no mercado. Além disso, captará novos pacientes e os fidelizará com um atendimento personalizado e capacitado. Todos saem ganhando!

Agora que você conhece a importância da Implantodontia e está por dentro das melhores novidades do segmento, não perca mais tempo. Invista em uma boa especialização, a fim de trazer as melhores alternativas de tratamento para os seus pacientes!

Para não perder nenhuma novidade, inscreva-se na newsletter da Inspirali. Dessa forma, você receberá avisos periódicos sobre as nossas publicações e terá acesso às melhores informações da Odontologia e Medicina. Até a próxima!

Últimos posts

Tudo que você precisa saber sobre auditoria em saúde

Para que a assistência à saúde seja aplicada aos pacientes com qualidade, é fundamental avaliar se os cuidados estão sendo…

Os 8 livros de Medicina que você deve ler se deseja o sucesso

Gosta de ler? Então, é hora de conhecer alguns dos melhores livros de Medicina para inspirar você nessa carreira! O…

Como fidelizar pacientes: veja 9 estratégias e ações

Você sabia que aprender como fidelizar os pacientes é tão importante quanto ser bem qualificado na área da saúde? Entenda!…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.