Televendas | 0800 878 6547

Health tech: como o Brasil tem se posicionando em relação à tendência

A transformação digital chegou para modificar a sociedade como um todo e, portanto, não é diferente que múltiplas áreas também sejam impactadas. Um dos setores que mais tem passado por alterações significativas é a saúde. A presença da tecnologia dentro do segmento proporciona uma série de benefícios para profissionais e pacientes a partir das health techs.

Como o nome indica, são as empresas que unem saúde e tecnologia para proporcionar uma experiência ainda mais completa ao usuário final. Em um cenário em que a expectativa de vida do brasileiro aumenta ano após ano, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é natural que a atenção do cidadão se volte cada vez mais para os cuidados com a saúde e qualidade de vida.

Dentro desse contexto, as health techs se tornam fundamentais para aumentar o acesso aos serviços de saúde e, assim, contribuir para uma sociedade ainda mais saudável. O que você acha, então, de conferir um panorama sobre tudo o que envolve esse mercado? As tendências, plataformas, tratamentos e tecnologias utilizadas no Brasil?

O que são health techs?

As health techs são startups que utilizam a tecnologia para criar soluções inovadoras na área da saúde. As opções são as mais variadas, mas sempre com um mesmo propósito: aprimorar a experiência de profissionais e pacientes. As soluções podem ser voltadas para o cuidado médico propriamente dito ou até mesmo para a gestão de clínicas, hospitais e consultórios.

Os profissionais ganham em praticidade, precisão e eficiência, enquanto os pacientes têm uma experiência mais simples e eficiente de atendimento. A partir de recursos como Big Data, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e muitos outros, as startups conseguem atender a essas demandas. No fim, o mais importante é facilitar e aprimorar os cuidados médicos.

Por mais que pareça uma realidade distante para muitos pacientes e médicos, a boa notícia é que a transformação digital e os avanços tecnológicos permitem que o acesso seja simplificado. Muitas vezes, basta o celular para poder acessar todos esses recursos. Ou seja, a tendência é que os investimentos sejam cada vez maiores — um cenário propício para o desenvolvimento de novas soluções, mesclando saúde e tecnologia.

Como está o cenário brasileiro de health techs?

A necessidade de isolamento social contribuiu para acelerar um processo que já estava em andamento: a digitalização na área da saúde. Falar com um médico ou especialista de saúde de forma remota, por exemplo, se tornou muito mais simples e prático. Com a necessidade, esse cenário se tornou ainda mais comum, o que impacta diretamente o campo brasileiro de health techs.

A boa notícia é que o Brasil é a capital das health techs em toda a América Latina. De acordo com o estudo Distrito Healthtech Report, são 542 startups que se encaixam atualmente nesse segmento, um crescimento de 55% em relação a 2018, por exemplo, quando o número era de 248. Desde 2014, foram mais de 430 milhões de dólares investidos nas empresas brasileiras.

Para se ter uma ideia dos avanços das health techs no Brasil, o crescimento foi de 87% entre 2010 e 2019. Mais de 50% dessas companhias foram criadas entre 2016 e 2020, o que reforça o potencial de cada uma dessas soluções. Afinal, eles estão ainda em um estágio inicial, com muitos pontos para serem corrigidos a fim de dar sequência à expansão da sua atuação.

E o internacional?

O mesmo estudo mostra que esse é um cenário em alta ao redor do mundo. De 2014 para 2018, por exemplo, o total de investimentos em health techs por todos os países saltou de pouco mais de 7 bilhões de dólares para 14,6 bilhões de dólares. Ao todo, 36 startups são consideradas unicórnios, ou seja, com um enorme potencial de crescimento para os próximos anos.

A previsão para os próximos anos é bastante otimista: segundo o relatório Global Market Insights, a expectativa é de que o mercado alcance os 504 bilhões de dólares em 2025. Um dos motivos para o crescimento é a participação cada vez mais intensa de players importantes, como Google e Amazon, que compraram health techs nos últimos anos e decidiram investir no segmento.

Quais são as possibilidades e tendências na saúde a partir da tecnologia?

Os caminhos a partir das health techs são mais diversos, abrindo possibilidades para todos que fazem parte do segmento.

Diagnóstico médico a partir de dados

O conceito de Big Data está cada vez mais consolidado no mercado corporativo como um todo. Então, por que não empregar esse recurso para facilitar ainda mais o trabalho de médicos e profissionais da saúde? A partir do monitoramento de tantas informações, é possível otimizar tratamentos preventivos, identificando padrões no comportamento do paciente e definindo o tratamento mais adequado para cada um.

Realidades aumentada e virtual para aprendizado dos alunos

A medicina exige um comportamento voltado para a busca constante por conhecimento, não é mesmo? A tarefa fica muito mais fácil ao utilizar tecnologias como as realidades aumentada e virtual para otimizar o aprendizado dos alunos. A MedRoom, por exemplo, permite que os estudantes tenham uma experiência mais completa de simulação a partir da criação de um ambiente 3D.

Internet das Coisas (IoT) para tratamentos automatizados

A automação dos processos é outro ganho significativo dentro da área da saúde. A partir do conceito de Internet das Coisas (IoT), é possível monitorar os níveis de oxigênio de um paciente internado, por exemplo. O software avalia as métricas monitoradas e consegue adequar a quantidade ideal necessária para fazer o tratamento daquele paciente.

Com os avanços da tecnologia, as health techs vão ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e em todo mundo. Seja para melhorar o atendimento ao paciente, seja para facilitar a gestão de clínicas e hospitais. O objetivo é sempre o mesmo: oferecer uma melhor experiência para promover mais saúde e qualidade de vida.

Além das health techs, o setor tem passado por modificações constantes e é fundamental se atualizar sobre novos tratamentos e medicamentos para ter um diferencial competitivo em um mercado altamente acirrado.

Nesse sentido, é interessante que profissionais da saúde vejam a tecnologia como aliada, podendo melhorar os atendimentos e o exercício da profissão como um todo. Para tanto, é interessante fazer especializações na área, entendendo como as tecnologias mais disruptivas influenciam, para melhor, o exercício da medicina.

Pensando nisso, a Inspirali tem uma Especialização em Heath Tech que aborda temas como:

  • robôs médicos e telemedicina;
  • legislações envolvidas em medicina, tecnologia (LGPD) e legislações vigentes para Telemedicina;
  • Inteligência Artificial;
  • BlockChain;
  • Data Science e Data Mining;
  • Realidade virtual e aumentada.

Lembrando que essa formação traz ainda um nanodegree próprio de empreendedorismo médico e marketing digital, o que abre as possibilidades de atuação e, claro, conhecimento.

Para saber mais e fazer sua inscrição, visite o site da Inspirali. É um curso ideal para médicos, estudantes de medicina, empreendedores de heath tech e demais profissionais da área.

Últimos posts

O que é Lean Healthcare? Entenda como ela está mudando a saúde

Você já ouviu falar sobre o Lean Healthcare? Conheça esse conceito revolucionário para a área da saúde! Imagine o seguinte…

Clínica médica: conheça essa especialidade tão importante

Conheça a especialização em Clínica Médica, saiba quais são os detalhes e a importância dela! Durante a faculdade de Medicina,…

Veja 8 orientações para melhorar a prática médica

Como melhorar a sua prática médica? Confira algumas dicas essenciais para esse desenvolvimento! Chegar ao posto de médico é algo…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.