Televendas | 0800 878 6547

Governança em Saúde: qual é a importância da área?

A governança corporativa em saúde é um conceito que pode revolucionar o setor.

Liderança, organização, confiança, reputação, qualidade e produtividade: essas são apenas algumas das palavras que podem nos ajudar a compreender o que é a governança corporativa. Esse é um conceito extremamente importante para empresas de qualquer ramo, incluindo a área da saúde.

A governança corporativa em saúde é uma ideia que nos ajuda a ter mais controle e organização nos processos estruturais da prestação de serviços, garantindo que tudo flua com muito mais naturalidade e melhorando a experiência dos colaboradores e dos pacientes que frequentam o ambiente.

A seguir, explicaremos sobre a governança corporativa no ramo da saúde, elucidando possíveis dúvidas e mostrando como essa é uma área que tem tudo para crescer nos próximos anos. Boa leitura!

O que é a governança corporativa em saúde?

É um ramo da gestão em saúde que tem como objetivo organizar as empresas “de dentro para fora”. A governança corporativa em saúde traz resultados positivos a partir da implementação de medidas organizacionais e legais, trabalhando a sua legitimidade e reputação frente ao público especializado e aos pacientes.

Esse é, sem dúvida, um novo modo de utilizar a tecnologia na Medicina. Aqui, os conceitos tecnológicos são voltados para a gestão, que envolve os campos financeiro, de recursos humanos e outros.

Qual é a importância da governança corporativa em saúde?

A governança corporativa em saúde é importante para adotar os padrões internacionais de gestão de equipe e corporativa nos ambientes hospitalares. Atrai investimentos, melhora a produtividade e aumenta a satisfação de colaboradores e pacientes.

Sendo assim, a importância desse conceito vai muito além do funcionamento dos processos internos. Ele também é uma estratégia relevante para que as empresas do ramo da saúde sejam vistas como empresas produtivas e eficientes.

Quais são os pilares da governança corporativa em saúde?

Agora, confira os pilares da governança corporativa em saúde!

Equidade

O conceito de equidade pode ser associado à justiça, e esse é um dos pilares da governança corporativa.

Transparência

A transparência é outro ponto que precisa fazer parte do dia a dia em um ambiente da área da saúde. Tudo deve estar sempre às claras!

Prestação de contas

A prestação de contas à sociedade e aos possíveis investidores também não pode ser deixada de lado, trazendo legitimidade aos processos realizados.

Responsabilidade corporativa

O mundo está mudando, e é fundamental que as empresas façam parte desse processo. Sendo assim, a responsabilidade corporativa também deve estar entre os projetos das empresas do ramo da saúde.

Quais são os desafios para implementar a governança corporativa em saúde?

Por que será que nem todos os ambientes da área da saúde fazem uso desse conceito? Confira, a seguir, alguns dos obstáculos para a sua implementação!

Hierarquia rígida e centralizada

Uma das principais dificuldades da implementação da governança corporativa em saúde é a hierarquia mais rígida e centralizada, que dificulta que as inovações sejam introduzidas no setor.

O desafio está em desmistificar isso, fazendo com que as inovações tenham espaço no setor administrativo e na tomada de decisões dentro dos ambientes voltados à saúde. Isso, claro, deve ser feito sem desmerecer a tradição dos profissionais que têm longa carreira no âmbito.

Falta de conhecimento

Esse é um conceito relativamente novo. Por isso, é natural que ainda exista uma falta de conhecimento acerca do assunto.

Por conta disso, é fundamental que cada vez mais profissionais invistam em uma qualificação na área, trazendo a governança corporativa para dentro dos ambientes voltados aos cuidados com a saúde.

Falta de definição de critérios

A governança corporativa em saúde é uma tendência que já tem um espaço consolidado no exterior, mas que ainda não chegou para ficar no Brasil. Isso, no entanto, é apenas questão de tempo.

No entanto, até que mais pessoas estejam qualificadas para lidar com esse assunto, outro obstáculo comumente encontrado na governança corporativa em saúde reside na dificuldade da definição de critérios objetivos para a sua execução.

O que diz a ANS sobre esse tema?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reconhece a importância da governança corporativa também para esse ramo dos cuidados com os pacientes.

De acordo com a Resolução Normativa nº 443, a agência firmou a necessidade da adoção de práticas mínimas de governança, focando a gestão de riscos e a organização interna. O objetivo disso é trazer mais transparência para os clientes, além de um melhor funcionamento da prestação de serviços.

Como você pode ver, essa é realmente uma área que chegou para ficar. É uma boa oportunidade, portanto, de especialização em Medicina, trazendo uma nova visão sobre a profissão e possibilitando a abertura de muitas portas para a sua carreira!

Como é o curso da Inspirali na área de governança em saúde?

O curso de Governança em Saúde da Inspirali tem o mesmo objetivo de nossa instituição: transformar o Brasil por meio da educação. Com a qualificação nos conceitos que apresentamos, os profissionais da saúde poderão transformar os ambientes clínicos e hospitalares a partir da organização e gestão.

Este curso foi desenvolvido em parceria com a Rede Mater Dei de Saúde e a HSM. Tem duração de 5 semanas (30 horas) e é oferecido na modalidade digital.

Vale lembrar que investir em um curso online de aperfeiçoamento na área Médica é uma boa alternativa! Afinal, esse tipo de educação confere flexibilidade ao dia a dia e pode, assim, ajudar você a conciliar melhor a rotina de estudos com o trabalho.

Como podemos observar, a governança corporativa em saúde é uma área que tem tudo para se ampliar no futuro. Além de ser uma ótima oportunidade profissional, ela representa uma revolução para o funcionamento das empresas desse segmento, melhorando a experiência de todos os envolvidos.

Que tal se especializar nesse ramo? Confira o curso de Governança em Saúde da Inspirali, com 5 semanas de duração e muitos benefícios para o seu currículo. A hora de investir é agora!

Últimos posts

Tudo que você precisa saber sobre auditoria em saúde

Para que a assistência à saúde seja aplicada aos pacientes com qualidade, é fundamental avaliar se os cuidados estão sendo…

Os 8 livros de Medicina que você deve ler se deseja o sucesso

Gosta de ler? Então, é hora de conhecer alguns dos melhores livros de Medicina para inspirar você nessa carreira! O…

Como fidelizar pacientes: veja 9 estratégias e ações

Você sabia que aprender como fidelizar os pacientes é tão importante quanto ser bem qualificado na área da saúde? Entenda!…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.