Televendas | 0800 878 6547

Gestão de equipe: 8 dicas para lidar melhor com seu time

Seja as lideranças na área da saúde ou quem desejar ocupar postos mais altos na hierarquia, deve aprimorar as habilidades de gestão de equipe

A gestão de equipe é uma atividade complexa e demanda bastante conhecimento na hora de lidar com o time. Cabe a você o papel de motivar, engajar e promover o alinhamento das atividades diárias com os objetivos da empresa. Além disso, o comando de um staff exige uma forte capacidade de delegar e monitorar cada ação que precisa ser concluída.

Encontrar o caminho correto entre uma postura motivacional e a competência de cobrar resultados pode ser uma função desafiadora, mas garante bons frutos no longo prazo. Se você precisa aprender como liderar sua equipe, continue a leitura e confira nossas dicas!

1. Conheça a sua equipe

Para que sua gestão de equipe seja eficiente, é necessário conhecer as capacidades e limitações de cada membro do seu time. No setor da saúde, isso se torna ainda mais relevante, pois garante um atendimento humanizado e competente.

Ao conhecer um pouco melhor sobre cada colaborador é possível alocar os recursos humanos em atividades que estão relacionadas com suas habilidades particulares. Isso também contribui com o objetivo de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos membros e tornar o trabalho eficiente.

2. Estimule o desenvolvimento

Usar a tecnologia na gestão de equipe faz com que várias áreas do conhecimento sofram transformações e mudanças constantes. Na saúde, essa dinâmica é intensa, sobretudo pelo surgimento de novos medicamentos, equipamentos e técnicas, tal qual os prontuários eletrônicos.

É possível estimular seu staff a consumir conteúdo de valor no seu ramo de atuação, tais como revistas, canais no YouTube, referências da área nas redes sociais, entre outros.

Também é válido criar incentivos, financeiros ou não, para a equipe buscar qualificação técnica adequada. Isso pode acontecer por meio de cursos de pós-graduação, treinamentos técnicos, palestras e demais formas de elevar o nível técnico do seu time.

3. Proponha uma cultura de feedbacks na gestão de equipe

Criar um ambiente institucional agradável contribui para que a equipe fique mais livre ao apontar críticas e oferecer feedbacks sobre as situações enfrentadas no dia a dia. Aqui, entram aspectos positivos e o que deve ser melhorado na forma de trabalhar.

Para quem atua na área da saúde, a rotina é cansativa e muito agitada. Nesses casos, manter um diálogo claro e objetivo ajuda a realizar um atendimento rápido e satisfatório para os pacientes, além de melhorar a gestão de equipe médica.

4. Trabalhe a inteligência emocional

A inteligência emocional se refere à capacidade de compreender e administrar emoções, simplificando o relacionamento com todos os colegas e contribuindo com a gestão de equipe, mantendo-a unida em prol dos mesmos objetivos.

Aos que trabalham em residência médica, hospitais e postos de saúde, o fator emocional é um componente fundamental para o bom desempenho de todos. Esse segmento de modo geral trabalha com situações críticas, que envolvem doenças, enfermidades e acidentes, o que possibilita produzir um impacto emocional negativo aos colaboradores.

No papel de líder, você deve criar momentos adequados para que cada um possa se expressar e desenvolver suas habilidades emocionais. Uma boa ideia é reunir todos e permitir que os membros mais experientes contem como cada um superou momentos de adversidade no trabalho, orientando os demais sobre como proceder em ocasiões de dificuldade. Assim, você consegue alcançar uma gestão de alta performance no seu grupo de trabalho.

5. Crie fórmulas de motivar o time

A motivação é um fator-chave a fim de obter sucesso na gestão de pessoas. Para os indivíduos que trabalham oferecendo tratamento médico, motivar o time se torna ainda mais relevante. Você só precisa relembrar seu staff de que é o trabalho de todos salvar e melhorar a vida de cada paciente que procura ajuda.

Você também deve fazer elogios quando merecidos e reconhecer o esforço individual de cada colaborador. A motivação pode ser proveniente do reconhecimento da liderança quando se realiza um bom trabalho, por isso, faça críticas se necessário, mas reconheça os méritos da equipe.

6. Priorize a humanização do atendimento

Cada pessoa que procura um médico está passando por alguma dificuldade e, em geral, já está em uma situação de sensibilidade emocional. Portanto, um atendimento humanizado, gentil e atencioso é fundamental para tratar o paciente tanto no aspecto físico quanto no emotivo.

Um atendimento humanizado também afeta o modo como o indivíduo se relaciona com sua equipe e a forma como o tratamento é conduzido. Com uma conduta assim, o paciente fica mais à vontade e confiante em relação aos profissionais que estão realizando o atendimento.

Outro ponto relevante da humanização se refere às diferenças e particularidades de cada indivíduo. Por isso, é importante que os responsáveis pelo procedimento contem com uma postura de escuta ativa, para poder oferecer suporte ao que, de fato, incomoda o paciente.

7. Desenvolva uma visão sistêmica

A visão sistêmica representa a sua capacidade de enxergar o trabalho em sua totalidade, compreendendo como os setores se conectam, quais os melhores fluxos de procedimentos e de que forma orientar todas as etapas desde a entrada de um paciente até a sua saída.

Assim, trabalhar sua visão sistêmica significa que você precisa estar à frente de diversas questões internas e externas que são essenciais para um bom desenvolvimento do trabalho. Essa habilidade é essencial, pois permite que você perceba problemas que podem acontecer futuramente e antecipe as soluções necessárias.

Usar sistemas integrados de gestão pode ajudar nessa tarefa e facilitar seu trabalho. Para quem lida com hospitais, por exemplo, é interessante reforçar a equipe de atendimento em períodos de feriado — isso previne que você fique com pouco pessoal em uma época em que é comum acontecer acidentes rodoviários. Desse modo, investir em desenvolver essa competência é de grande valor para desempenhar bem o seu papel de liderança.

8. Faça cursos para uma educação continuada

Um curso de formação desenvolvido com a finalidade de ajudar no desenvolvimento de habilidades de liderança é indispensável para conseguir exercer o seu papel junto à equipe. Afinal de contas, novas tendências sempre surgem e é bacana acompanhar o desenvolvimento do setor para ter diferenciais competitivos e atender melhor o público.

O curso de Gestão de Alta Performance da Inspirali trabalha todos os aspectos de sua formação que precisam ser desenvolvidos para exercer com excelência um trabalho de liderança. Além de incluir um diferencial de valor no seu currículo, você pode fazer o curso quando quiser e no lugar em que desejar, já que é ofertado na modalidade digital.

Viu como é importante desenvolver habilidades que melhoram sua competência em gestão de equipe? Se você não sabe por onde começar, opte por realizar um curso que já conta com todos os recursos necessários para que desenvolva sua capacidade de liderança e alcance ainda mais resultados.

Aproveite sua visita em nosso blog para assinar a newsletter da Inspirali e receber conteúdos como este na sua caixa de entrada!

Últimos posts

Parceria entre Inspirali e MedRoom oferece ainda mais tecnologia ao ensino médico

A Inspirali vem continuamente investindo recursos e esforços para oferecer o melhor ensino médico, apostando em um dos currículos mais…

Health Tech Talks - Circuito Webinar Cyber Security e LGPD na Saúde.

À medida que as organizações de saúde agregam e distribuem quantidades crescentes de informações digitais do paciente, a demanda por…

Organização nos estudos EAD: saiba como ter sucesso estudando a distância

Com uma boa organização nos estudos, você conseguirá ter um excelente desempenho no ensino a distância, aproveitando ao máximo o…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar oferta de cursos e serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.