Dr. Luís Tonaco, Sintia Nascimento e Thayane Fraga apresentaram pesquisas em um dos eventos mais prestigiados da área no Brasil
Os professores de Medicina do UniBH, Dr. Luís Tonaco, Sintia Nascimento e Thayane Fraga, tiveram seus trabalhos aprovados para apresentação no 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que acontece de 24 a 27 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento, considerado um dos mais relevantes na área, reúne pesquisadores de todo o Brasil para debater os avanços e desafios em saúde coletiva.
Temas das pesquisas
Os estudos do Dr. Luís Tonaco tratam de temas fundamentais para a saúde pública. O primeiro, “Conhecimento, tratamento e controle da hipertensão e colesterol em diabéticos no Brasil”, investiga as barreiras no manejo dessas condições em pessoas com diabetes.
O segundo, “O consumo de refrigerantes e o risco cardiovascular em 10 anos na população brasileira”, analisa os impactos do consumo dessas bebidas no longo prazo.
A professora Thayane Fraga apresentou o trabalho “Interseccionalidade e adesão ao ‘Life’s Essential 8’ entre adultos mais velhos (ELSI-Brasil)”, enquanto a professora Sintia Nascimento compartilhou sua pesquisa “Percurso de Mulheres na Rede de Atenção à Saúde para obtenção do dispositivo intrauterino em Belo Horizonte”.
“Essas pesquisas reforçam a importância de iniciativas estratégicas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças crônicas, temas centrais do congresso”, destaca o Dr. Luís Tonaco.
A presença dos educadores do UniBH no evento ressalta a excelência acadêmica da instituição e da Inspirali, principal ecossistema de educação médica do Brasil, além de reafirmar seu compromisso com a melhoria da saúde coletiva no país.