Televendas | 0800 878 6547

Vale a pena dedicar-se à carreira de Estética Facial?

A estética facial é um setor que cresce no Brasil, mas ainda há outros motivos que fazem esse caminho tão interessante. Acompanhe!

Na busca de uma vida mais saudável, as pessoas vêm se preocupando cada vez mais com os cuidados com o corpo. Para termos uma noção, em 5 anos, a procura por harmonizações faciais cresceu mais de 200%. Esse é um dos principais motivos de a estética facial estar se tornando um mercado cada vez mais atrativo para profissionais da saúde.

É interessante observar que o campo da estética está em constante crescimento — se diferenciando de outras áreas de atuação, que podem oscilar durante o ano. Tendo em vista essas vantagens do setor, pode ser uma boa oportunidade investir em capacitação profissional esse segmento.

Pensando nisso, separamos algumas informações para você entender como conquistar seu espaço na área de estética facial. Continue a leitura!

Como é a área de estética facial?

Há um século, os profissionais da área da saúde tinham um único objetivo: curar doenças. Hoje, com o crescimento da medicina preventiva e dos tratamentos estéticos, isso mudou; cada vez mais, observamos um aumento na preocupação com a qualidade de vida e a promoção da saúde.

Como o rosto é o nosso cartão de visita, é importante para o nosso bem-estar que ele esteja bem apresentável. Com o passar dos anos ou após algum trauma, a harmonia facial diminui e, com isso, perdemos a autoestima. É nessa linha de raciocínio que entra a estética facial, que é um conjunto de tratamentos com finalidade de deixar o rosto mais bonito e harmonioso.

Para cada área do rosto existe um conjunto de tratamentos para manter o equilíbrio e a harmonia facial. Normalmente, são necessários vários procedimentos com aparelhos modernos e tecnológicos para atingir o resultado desejado.

Como está o mercado para estética no Brasil?

Quando falamos em procedimentos na área de estética facial, o mercado brasileiro é um dos mais atrativos. Para você ter uma ideia, segundo a ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica), o Brasil é o segundo país que mais realiza procedimentos estéticos.

Nesse cenário, a procura por procedimentos de estética facial nunca esteve tão alta. Como os cuidados ligados a essa área do corpo englobam vários procedimentos, é importante que os conheçamos para conseguirmos combiná-los — e, dessa forma, atingir o resultado desejado. Confira, a seguir, alguns dos procedimentos mais procurados pelos pacientes.

1. Harmonização facial

A personalização é um dos principais atributos da área da estética — afinal, cada pessoa é única e as demandas podem variar drasticamente. Tendo isso em mente, a harmonização facial (que consiste na realização de um conjunto de procedimentos) melhora a harmonia entre as regiões do rosto. Dentre as que mais requerem atenção estão o nariz, o queixo e a mandíbula.

Esses procedimentos realçam as características já existentes de cada paciente, corrigindo os ângulos da face e demais peculiaridades da pele. Normalmente, os resultados dos tratamentos demoram de 15 a 30 dias para surtir efeitos, mas alguns podem ser vistos imediatamente. O preenchimento facial com ácido hialurônico, por exemplo, consegue trazer resultados imediatos ao paciente.

2. Micropigmentação

Em busca de uma harmonização perfeita entre as áreas do rosto, as sobrancelhas ganham destaque. A micropigmentação atua nessa área: como o próprio nome sugere, o processo consiste na inserção de pequenas quantidades de pigmento que mimetizam o tom e o formato dos pelos. O objetivo é corrigir falhas e assimetrias, assim como deixar o rosto mais bonito e harmonioso.

A micropigmentação é aplicada em uma camada superficial da pele e tem uma duração determinada. Ela pode durar de seis meses a um ano e, após esse período, a cor da tinta no local da aplicação fica desbotada. A técnica é feita com um aparelho chamado dermógrafo, que desenha os pelos no tom e espessura ideais para cada pessoa.

3. Peeling

Ao longo dos anos, nossa pele vai acumulando impurezas externas e marcas, como as cicatrizes deixadas pela acne. O peeling é bastante conhecido como forma de fazer uma limpeza profunda na pele, proporcionando uma aparência mais limpa e rejuvenescida. Seu objetivo é eliminar manchas, diminuir a flacidez e as marcas de expressão.

Peeling, em tradução literal do inglês, significa “descascar”. É exatamente nisso que consiste esse procedimento: ele retira a camada mais superficial (normalmente a mais danificada) e promove o crescimento de um novo tecido epitelial.

Além de remover as impurezas da pele, o peeling reduz a oleosidade, previne o aparecimento de cravos e espinhas e aumenta a produção de colágeno. Existem diferentes formas de aplicação do peeling:

  • a laser: emite luzes sob os poros para eliminar manchas e resíduos da pele;
  • química: utiliza ácido sob a pele com o objetivo de acelerar a renovação das células;
  • física: realiza uma esfoliação profunda na pele para remover seus resíduos e impurezas.

4. Hidratação da pele

Apesar de parecer simples, a hidratação é um dos procedimentos mais importantes no cuidado com a pele. Como o próprio nome sugere, ela é a reposição de água no organismo, o que equilibra a composição do nosso corpo. Para manter uma boa hidratação, tanto a ingestão de líquidos quanto o uso de hidratantes cutâneos são importantes.

Para fazer o procedimento com hidratantes, é importante utilizar produtos específicos para cada tipo de pele. O momento mais propício para fazer essa hidratação é após o banho, porque a dilatação dos poros possibilita a absorção dos componentes ativos.

A pele desidratada pode perder a capacidade de defesa, sendo alvo de irritações e infecções. Além de proteger a pele contra os agentes externos, a hidratação previne o aspecto esbranquiçado, possíveis ressecamentos e melhora a textura.

Também existe a possibilidade de tratamentos que melhoram a hidratação do rosto, suavizando marcas de expressão, como o skinbooster, que é oferecido no consultório de muitos médicos dermatologistas.

Como a Inspirali pode ajudar na preparação para o mercado de estética facial?

Já vimos que o mercado da estética é atrativo tanto pelo seu crescimento atual quanto pela ampla gama de possibilidades. No entanto, para realizar qualquer procedimento estético, é importante se especializar na área e fazer uma boa preparação.

A boa notícia é que a Inspirali pode ajudar você nesse processo de capacitação. Oferecemos cursos que abordam temas relacionados à estética facial, protocolos estéticos e cosmetologia. Capacitamos profissionais para a realização de procedimentos práticos e para o desempenho de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde e do bem-estar.

Quais são os diferenciais da Inspirali?

A Inspirali é uma organização criada e orientada aos cursos de medicina. Contamos uma plataforma de ensino com três estruturas fundamentais: a Medschool Platform e as plataformas F.O.CO. e INSIGHT.

Nosso corpo docente é formado por conceituados especialistas que são referências no mercado. Utilizamos tecnologias de ponta, como a MedRoom e as novas plataformas de ensino a distância, em que você escolhe a hora e o local para estudar.

Para complementar o seu aprendizado, nós da Inspirali oferecemos cursos em diversos segmentos da estética. Listamos a seguir os principais.

Estética aplicada ao envelhecimento cutâneo

Como mencionamos, o envelhecimento da pele é um dos processos que mais levam à busca pelos procedimentos estéticos. Com isso, o curso de estética aplicada ao envelhecimento cutâneo se dedica a profissionais da área da saúde que desejam focar um público de idade mais avançada e compreender os aspectos histológicos do envelhecimento.

Cosmetologia e cosmiatria

O curso de cosmetologia e cosmiatria é voltado para os aspectos formais e legais da estética, focado em desenvolvimento, registro, avaliação e segurança de produtos cosméticos. Ele é direcionado para profissionais que desejam atuar na indústria e no mercado privado.

Estética aplicada às discromias e acne

O curso de estética aplicada às discromias e acne aborda temas relacionados à estética facial, protocolos estéticos e cosmetologia. O conteúdo abrange dois dos principais temas mais frequentes em consultórios estéticos, capacitando o profissional a um dos mercados mais promissores da área.

Para se dedicar à estética facial é importante saber as possibilidades de atuação na área. Além disso, a realização dos procedimentos requer capacitação adequada e prática na área de atuação com profissionais conceituados e especialistas.

Se você quer seguir o ramo da estética facial, não perca tempo e confira os cursos que a Inspirali tem para você!

Últimos posts

Parceria entre Inspirali e MedRoom oferece ainda mais tecnologia ao ensino médico

A Inspirali vem continuamente investindo recursos e esforços para oferecer o melhor ensino médico, apostando em um dos currículos mais…

Health Tech Talks - Circuito Webinar Cyber Security e LGPD na Saúde.

À medida que as organizações de saúde agregam e distribuem quantidades crescentes de informações digitais do paciente, a demanda por…

Organização nos estudos EAD: saiba como ter sucesso estudando a distância

Com uma boa organização nos estudos, você conseguirá ter um excelente desempenho no ensino a distância, aproveitando ao máximo o…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar oferta de cursos e serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.