Televendas | 0800 878 6547

Especialização em odontologia: as principais opções para sua carreira

A especialização em odontologia é o melhor caminho para atender mais e melhor. Veja mais sobre as possibilidades!

 

Há algum tempo, cuidar do sorriso deixou de ser apenas uma questão de saúde bucal e se tornou um caminho para trazer mais autoestima e bem-estar para a vida das pessoas. Com isso, a odontologia passou a oferecer uma série de opções, exigindo uma maior qualificação de seus profissionais.

Se você está pensando em qual a melhor especialização em odontologia para evoluir em sua carreira, veio ao artigo certo! A seguir, mostraremos algumas das principais especialidades e por que é tão importante se qualificar. Acompanhe!

Por que fazer especialização em odontologia?

O campo da odontologia se subdivide em diferentes áreas. Fazer uma especialização é uma forma de ter mais credibilidade e transmitir mais confiança para os pacientes, visto que o profissional passa a conhecer com mais profundidade um determinado nicho.

Destacar-se e ser considerado uma referência também se torna uma realidade mais palpável do que quando você tem apenas uma formação generalista.

Outro ponto importante a respeito da especialização é que as técnicas profissionais passam por evolução constante, assim, evoluir e aprender mais são uma característica importante das profissões da saúde.

Cada especialidade tem os seus avanços, com novos procedimentos e produtos. Ao se qualificar, você se capacita a oferecer um serviço melhor aos seus pacientes. Além disso, obtém conhecimento sobre o que há de mais moderno e eficiente no mercado.

Também existe a questão do retorno financeiro. Quem se especializa costuma agregar mais valor aos serviços prestados; por isso, tem maiores chances de conquistar uma rentabilidade maior.

Quais são as principais especializações de odontologia?

Bons motivos são o que não falta para quem deseja ter uma maior qualificação como dentista. Mas qual é a melhor especialização em odontologia? Confira, a seguir, uma lista com as principais para você escolher de acordo com suas preferências profissionais!

Odontologia estética

Também conhecida como dentística, a odontologia estética é uma especialidade que foca em trazer mais beleza e saúde para o sorriso. A sua atuação é tanto cosmética como restaurativa. Ou seja, ela não se preocupa apenas com a beleza, mas também com problemas funcionais ou estruturais que possam prejudicar os dentes.

O especialista nessa área é o responsável por fazer a restauração de lesões em suas fases iniciais, a fim de evitar a necessidade de procedimentos mais complexos, como extrações, canais e até próteses. Alguns dos tratamentos feitos pelo especialista em odontologia estética são:

  • clareamentos;
  • restaurações;
  • harmonização facial;
  • lentes de contato;
  • facetas de porcelana.

Implantodontia

A implantodontia é uma especialização em odontologia focada na reabilitação oral por meio de implantes dentários. Esse tratamento procura a restauração estética e funcional (principalmente da mastigação e fonética) do paciente.

O dentista especialista na área é responsável por fazer exames, planejar e executar cirurgias para a colocação de implantes e enxertos ósseos. Com os avanços da odontologia nos últimos anos, essa tornou-se uma área bastante promissora, visto que as pessoas têm mais acessibilidade aos tratamentos e cuidados.

Odontopediatria

Quando se trata do cuidado com bebês, crianças e adolescentes, o odontopediatra é essencial. O foco está justamente no diagnóstico, prevenção, tratamento e controle de problemas bucais nesse público.

A odontopediatria é uma especialidade integrada, ou seja, que contempla procedimentos cirúrgicos, endodônticos, restaurações e prevenção. Ela é fundamental, pois o público atendido passa por uma fase de desenvolvimento, e todos os cuidados devem ser tomados visando a proteção de sua arcada dentária no futuro.

Endodontia e novas tecnologias

Uma das principais especialidades da odontologia, a endodontia tem como base os diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças que atingem a parte de dentro do dente, o que inclui a polpa, raiz e tecidos periapicais.

Ela é fundamental para a reabilitação oral de cáries profundas, dentes quebrados e sensibilidade intensa. Quando aliada a tecnologias, ela proporciona maior eficácia no tratamento do paciente, com a utilização de sistemas mais modernos para limpar e desinfectar canais radiculares, além de permitir procedimentos mecanizados, inclusive em casos complexos.

Periodontia

O profissional especializado em periodontia cuida do que fica em volta dos dentes, como ossos, gengiva e ligamento. O tratamento é voltado para doenças que se manifestam nesses locais, a fim de evitar o seu agravamento, como inflamações por bactérias.

Com essa especialização, é possível fazer o tratamento de gengivite e periodontite, dois problemas que podem levar à perda óssea e dos dentes quando não cuidados.

A periodontia é considerada a base de qualquer tratamento odontológico, pois, antes mesmo de tratar o dente, o paciente precisa saber se as estruturas ao seu redor estão em perfeito estado.

Plástica em periodontia

Dentro da periodontia, há um tipo de especialização focado em plástica. Genética, posição do dente, higiene bucal e perda precoce dos dentes são alguns dos problemas que afetam a estética gengival do paciente.

A atuação desse profissional se concentra na realização de procedimentos como a remoção de excesso de tecido, que leva ao sorriso gengival e tratamento de hiperplasias (que é o crescimento excessivo do tecido) e recessões gengivais, recuperando o tecido perdido.

Ortodontia

A ortodontia é outra área bastante conhecida da odontologia, dada a sua demanda. O profissional ortodontista é capacitado para atuar no manuseio de aparelhos ortodônticos de diferentes tipos desde a instalação até a manutenção.

De maneira geral, cabe a ele identificar e diagnosticar irregularidades dentais que prejudicam o funcionamento correto dos dentes e, a partir disso, planejar o tratamento ortodôntico.

Aliás, ele é capacitado para prevenir deformações e checar o desenvolvimento de dentição e do aparelho mastigatório, a fim de que o tratamento escolhido seja o melhor para o paciente.

Onde é possível fazer essas especializações?

A melhor escola para fazer essas especializações é aquela que foca um ensino prático, com metodologias comprovadas e alinhadas a padrões metodológicos internacionais.

Corpo docente altamente especializado, laboratórios de última geração e flexibilidade para a realização da parte teórica, além de uma grade voltada para as práticas mais modernas da profissão, também fazem toda a diferença.

E onde encontrar tudo isso? Na Inspirali, todas essas características estão presentes, além de nossa tradição educacional em cursos como o de Ortopedia Funcional dos Maxilares com Ênfase em Reabilitação Neuroclusal e Oclusão.

Para atuar com sucesso, levando o melhor aos pacientes, é essencial ter uma especialização em odontologia, ainda mais se você deseja se diferenciar no mercado e oferecer os melhores tratamentos para os seus pacientes. Como visto ao longo do artigo, não faltam boas opções: basta identificar a área com a qual você tem mais afinidade.

Para continuar lendo artigos como este, não deixe de assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá os nossos conteúdos no seu e-mail!

Últimos posts

Neuropsicologia: o que você deve saber sobre essa especialidade médica

A Neuropsicologia é uma área importante para entender as funções cognitivas e pede mais e mais especialistas. Confira os detalhes!…

Pós-graduação em Medicina? Conheça vantagens e dicas para acertar na escolha

Ao fazer uma pós-graduação em Medicina, você ganha o título de especialista e pode se aprofundar no exercício da profissão!…

Veja por que vale a pena se especializar em Medicina do Esporte

Um segmento em ascensão e que pode ser uma ótima chance! Veja mais detalhes sobre a Medicina do Esporte! Por…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar oferta de cursos e serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.