Televendas | 0800 878 6547

Docentes de cursos de Medicina que compõem a Inspirali realizam atividade com grande engajamento de estudantes

Projetos realizados na UC (Unidade Curricular) de Antropologia e Saúde se destacam em duas Instituições do Ecossistema Ânima

Engajamento é sempre um grande desafio enfrentado por docentes em qualquer ciclo educacional. Para reverter esse quadro, é preciso criatividade e um toque de “novidade” nas atividades propostas.

Exemplo disso é a experiência desenvolvida pelos docentes da UC de Antropologia e Saúde do curso de Medicina Adriana Bomfim, da UniFG, e Viviane Feldens, da Unisul, instituições que integram o Ecossistema Ânima.

Os docentes desenvolveram trabalhos que engajaram os estudantes das respectivas turmas, trabalhando as perspectivas antropológicas da saúde, tentando aproximá-los de situações reais de vida nas quais a saúde da população pudesse ser vista para além dos diagnósticos, mas a partir de elementos culturais, identitários, sociais, históricos. Foram estudados desde a concepção de homem, mundo, saúde, doença, até a ida a campo com investigações que os aproximassem, ao máximo, de situações que pudessem revelar a dimensão humana que está para além do adoecimento.

Nas palavras da Profa. Viviane P. Feldens, “propor eixos de trabalho e deixar o protagonismo ao aluno na escolha, pesquisa e produção de material foi uma experiência linda”, a Prof.ª Viviane complementou dizendo que “o entusiasmo deles [alunos] nas discussões sobre os temas e participação efetiva rendeu um belo trabalho informativo em tempos pandêmicos”.

A Prof.ª Adriana Bomfim compartilhou suas reflexões acerca da experiência transformadora e intensa vivenciada junto aos alunos, “aproximar os alunos da realidade na qual atuarão, fazendo com que percebam de perto as necessidades e singularidades daqueles que podem ser seus pacientes no futuro, foi uma experiência que, certamente, desvelou, com muita intensidade, a cada um deles [alunos], a dimensão humana que pulsa para além da dor e do adoecimento. Tanto eles [alunos], quanto eu, saímos transformados!”.

 

Os resultados de alguns trabalhos podem ser acompanhados por meio dos perfis criados no Instagram, confira:

UniFG: @sextamedinforma

Unisul – Tubarão: @antropologia_dasaude

Últimos posts

Clínica médica: conheça essa especialidade tão importante

Conheça a especialização em Clínica Médica, saiba quais são os detalhes e a importância dela! Durante a faculdade de Medicina,…

Veja 8 orientações para melhorar a prática médica

Como melhorar a sua prática médica? Confira algumas dicas essenciais para esse desenvolvimento! Chegar ao posto de médico é algo…

Quanto tempo dura a faculdade de Medicina? Veja!

Saiba quanto tempo dura a faculdade de Medicina e a resposta para outras perguntas sobre a carreira! A área da…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.