Atualmente, cerca de 15% das Instituições no Brasil oferecem este tipo de formação na grade curricular
O Curso de Medicina da Universidade Potiguar, integrante da Inspirali, principal ecossistema de educação médica do país, inova mais uma vez e lança para os estudantes a formação em Cuidados Paliativos dentro da grade curricular.
As aulas acontecem dentro da disciplina de Clínica Médica, durante o Internato dos alunos, que ocorre nas instalações do Hospital Memorial e é ministrada pelo Educador Rodrigo Furtado, que é especialista em Terapia Intensiva e Cuidados Paliativos.
“Estamos desenvolvendo um trabalho de construção, para que num futuro breve, tenhamos a criação de algo mais robusto. É uma especialidade que vem ganhando força nos últimos anos. Atualmente, ainda é visto como uma área de atuação, mas vem se tornando especialidade médica, através das ações propostas pelo Conselho Federal de Medicina e da Associação Nacional de Cuidados Paliativos”, explica o professor Rodrigo.
Como acontece a formação?
Durante 15 dias, os alunos que realizam estágio, dentro das práticas do Internato, podem vivenciar situações sobre a temática com pacientes reais do Hospital Memorial. Neste período, os estudantes aprendem sobre:
- Histórico dos Cuidados Paliativos no mundo;
- Quais são as condições e como realizar a prestação do serviço;
- Comunicação de má notícia;
- Legislação sobre o tema;
- Cuidados Paliativos Domiciliar, Hospitalar e em UTI (com casos críticos);
- Assistência em fim de vida.
Além disso, os universitários também desenvolvem habilidades nas 5 principais dimensões dos Cuidados Paliativos, que são: saúde física, familiar, social, emocional e espiritual.