Inspirali | Teste do Progresso Individual (TPI) 2024.2. Edital de Participação e Premiação

26/09/2024

O Teste de Progresso Individual (TPI) é uma avaliação longitudinal realizada pela Inspirali, com o conteúdo que reflete os objetivos finais do curso, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Além disso, o TPI é uma avaliação reconhecida no Brasil e internacionalmente por sua relevância pedagógica, pois permite acompanhar como está sendo elaborado e consolidado o ganho progressivo de conhecimento do estudante, ao longo de sua trajetória acadêmica.

Na Inspirali, o TPI acontece duas vezes ao ano, constituído de uma prova única, com questões que buscam resgatar o conhecimento de forma contextualizada, abordando casos clínicos, situações de vida ou experimental, entre outras temáticas sempre alinhadas com a literatura científica e matriz curricular dos cursos de Medicina do Ecossistema Ânima – Inspirali. As questões abrangem as áreas de formação geral, ciências básicas, ética, humanidades médicas e as ciências clínicas, nas cinco grandes áreas da medicina (Saúde Coletiva, Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria e Ginecologia e
Obstetrícia).

Responsabilidade

A elaboração da prova é de responsabilidade da Inspirali, que atua na gestão dos cursos de medicina do Ecossistema Ânima, em todas as unidades do país, oferecendo educação de alta qualidade e recursos tecnológicos de ponta para a formação médica em tempos de transformação digital. É uma organização focada em saúde, inovação e educação, envolvendo a graduação até o aperfeiçoamento profissional em todos os estágios da carreira médica. As questões (itens) são elaboradas pelos docentes dos cursos de Medicina, revisadas por pares e aprovadas por comitê de especialistas.

Enquadramento da atividade

O TPI é uma atividade de avaliação semestral, direcionada para TODOS os estudantes de Medicina do Ecossistema Ânima – Inspirali, regularmente matriculados, do primeiro ao sexto ano do curso.

Objetivo

Avaliar o conhecimento esperado para os estudantes de Medicina do Ecossistema
Ânima – Inspirali, de acordo com a sua progressão no currículo, por meio de uma prova
elaborada com base nos objetivos finais do curso.

Justificativa

O TPI informa estudantes, docentes e escolas sobre o andamento do processo educacional e é um indicador importante do protagonismo discente em seu percurso de aprendizagem. Após a avaliação, os estudantes recebem relatório de desempenho, apontando as áreas fortes e as que apresentam limitações, que podem requerer mais atenção. Docentes verificam temas que ainda precisam ser consolidados e podem balizar melhor tempos e recursos didáticos. As escolas médicas recebem informações sobre o aproveitamento de estrutura e processo educacional em desenvolvimento.
O teste cobre um amplo domínio de conhecimento médico relevante, conforme previsto nas diretrizes curriculares nacionais e PPC. A correção utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) que baliza as provas e permite que os desempenhos sejam equânimes, independente do nível de dificuldade das mesmas.

Cabe destacar que a participação de estudantes em Testes de Progresso Individual pode ser pontuada em alguns programas de residência médica, pois são indicadores relevantes de engajamento no processo de ensino e aprendizagem.

Sobre a prova

Os procedimentos de elaboração da avaliação e análise dos resultados são baseados em práticas reconhecidas internacionalmente. É uma prova única, com 120 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta e apenas uma correta, com duração de 4 (quatro) horas. A avaliação é realizada por meio eletrônico na plataforma Ulife, utilizando autenticação pessoal de usuário e senha de cada estudante.

Os estudantes em acompanhamento pelo NAPI (Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão) terão direito a ampliação do tempo de realização da prova em 1 (uma) hora. Durante a realização da prova, o estudante só poderá seguir para a questão seguinte quando salvar a alternativa escolhida e não poderá alterar o gabarito. A prova é monitorada, desta forma, a avaliação será fechada caso o estudante tente acessar outra aba do navegador ou fazer login em dois equipamentos simultaneamente.

Público-alvo

Todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos de Medicina do cluster de escolas médicas da Inspirali, em qualquer etapa do curso. As escolas participantes do Teste de Progresso Individual organizado pela Inspirali são:

ESCOLAS

• Faculdade de Medicina – Ages Irecê
• Faculdade de Medicina – Ages Jacobina
• Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) – Pedra Branca
• Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) – Tubarão
• Universidade São Judas Tadeu – Cubatão
• Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh)
• Centro Universitário Una – Tucuruí
• Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH)
• Centro Universitário UniFG – Guanambi
• Centro Universitário UniFG – Brumado
• Universidade Potiguar (UnP)
• Universidade Salvador (UNIFACS)
• Universidade Anhembi Morumbi (UAM) – Mooca
• Universidade Anhembi Morumbi (UAM) – São José dos Campos
• Universidade Anhembi Morumbi (UAM) – Piracicaba

Dia, horário e local da prova
A prova será realizada no dia 29 de outubro de 2024, com acesso à avaliação disponível a partir das 7h até às 14h, sendo automaticamente fechado após esse horário. Dessa forma, depois de iniciar a prova, o estudante terá 4h para concluí-la. Os estudantes em acompanhamento pelo NAPI, que realizam a prova com tempo estendido, deverão iniciar o TPI até às 13h. O ambiente de aplicação é a plataforma do Ulife, para todas as escolas, que deverá ser acessada utilizando login e senha do estudante.

Resultado
A indicação direta de acerto simples será liberada na plataforma no mesmo dia da prova, após as 20h. Os resultados de desempenho (notas individuais) serão disponibilizados posteriormente, utilizando o modelo da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O acesso ao relatório individual de desempenho do Teste de Progresso Individual (TPI) é pelo Ulife Sala Virtual e para acessar, basta seguir o passo a passo: acessar Ulife > Menu Aulas > Plataformas Inspirali > Premia.

As questões também serão classificadas e organizadas nas grandes áreas da medicina e em sete domínios: promoção à saúde, prevenção, gestão, diagnóstico, terapêutica, processos normais e processos patológicos.O desempenho do estudante nos domínios será mensurado por porcentagem de acerto em cada domínio.

Certificação
A entrega do “Certificado de Participação” com a informação da carga hora de atividade complementar (10 horas) está vinculada a realização integral da prova, ou seja, responder as 120 questões do TPI. O acesso ao certificado do Teste de Progresso Individual (TPI) é pelo Ulife Sala
Virtual e para acessar, basta seguir o passo a passo: acessar Ulife > Menu Aulas >Plataformas Inspirali > Certificados.

É essencial que o estudante faça o download do certificado assim que ele estiver disponível, pois o documento não será enviado por outros meios. Em caso de dificuldades, o estudante pode buscar orientação junto à Coordenação do Curso, dentro do semestre de realização do TPI.

Premiação
O 1º colocado de cada etapa, de todas as escolas da Inspirali, será premiado com o Step One do MedUSA. O curso MedUSA é um preparatório para os exames do United States Medical Licensing Examination (USMLE®), para revalidação do diploma médico em países como Estados Unidos, Emirados Árabes, Austrália, Israel, Nova Zelândia e Qatar. O curso foi criado pela tradicional Editora Atheneu, uma das mais importantes e reconhecidas editoras no segmento de saúde, conta com médicos brasileiros que vivem no exterior e aborda tanto aspectos da prova quanto questões de trabalho, documentação, características dos hospitais e da vida em outros países. Após a disponibilização do curso, o estudante terá 30 dias para acessar e iniciar as atividades. Caso o estudante premiado não inicie o curso nesse período, seu acesso será removido e liberado para o segundo colocado; e assim sucessivamente. Os estudantes serão premiados de acordo com os critérios presentes neste regulamento. A data de entrega dos prêmios será divulgada posteriormente.

Critérios para Premiação
As notas serão consolidadas após análise da TRI e, se houver empate, o/a estudante que obtiver o maior número de Grandes Especialidades com nota superior será o/a melhor classificado. A persistir o empate, o maior percentual em um ou mais Domínios será considerado para a melhor classificação.

Regras para participação
1. Só concorrerão a premiação os estudantes que realizarem toda a prova;
2. O certificado com a informação da carga hora de atividade complementar só
será fornecido aos estudantes que realizarem toda a prova;
3. Não serão realizadas revisões individuais de prova;
4. Estará desclassificado o estudante que tentar burlar o processo de alguma
forma e/ou utilizar a plataforma de forma indevida

Estudantes da Universidade Potiguar lançam e-book sobre autocuidado da mulher

16/10/2024

Obesidade Infantil: Especialista destaca que entender mitos e verdades ajuda a proteger a saúde das crianças

16/10/2024
Scroll to Top