Televendas | 0800 878 6547

Os motivos para comemorarmos o Dia Nacional da Saúde

Conheça os motivos para celebrar o Dia Nacional da Saúde e o que vem pela frente!

O Dia Nacional da Saúde não pode ser visto apenas como mais uma data em um calendário. É muito mais do que isso: é o momento de celebrar os avanços da saúde no Brasil e planejar os próximos passos para uma população com mais qualidade de vida e bem-estar. Mas você sabe quais são os motivos para celebrar esse dia por aqui?

O que acha de conhecer um pouco mais sobre a história dessa data e relembrar alguns motivos para celebrar o Dia Nacional da Saúde e fazer a sua parte, como profissional da área, para uma vida mais saudável? É só continuar a leitura deste artigo!

Quando é comemorado o Dia Nacional da Saúde?

O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto. O motivo é simples: homenagear um dos grandes nomes para a saúde no Brasil, Oswaldo Cruz. No ano de 1872, em um 5 de agosto, no interior de São Paulo, nasceu Oswaldo Gonçalves Cruz, que contribuiu até 1917 para o avanço da Medicina e dos estudos da saúde no país.

Mas quem foi Oswaldo Cruz? Médico formado em 1892, o paulista tinha como foco a microbiologia e a imunologia. Depois de um período à frente do laboratório de análises clínicas na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, foi para Paris, na França, estudar mais sobre Medicina e assuntos relacionados.

Voltou para ajudar a combater as principais doenças no Rio: febre amarela, varíola e peste bubônica. No início, foi muito criticado por médicos e pela população por focar o combate ao mosquito transmissor da febre amarela e não em práticas que essas pessoas acreditavam ser mais eficientes. Depois, sofreu resistência ainda maior ao tentar promover a vacinação em massa da população para reduzir os surtos de varíola.

Apesar de o governo suspender a vacinação obrigatória, Oswaldo Cruz conseguiu vacinar grande parte da população e, consequentemente, a febre amarela foi erradicada no Rio de Janeiro. A resistência, então, virou apoio em um novo episódio de surto de varíola: os próprios cariocas começaram a procurar postos de vacinação.

Todo o seu esforço para combater essas doenças resultou no seu reconhecimento em um congresso internacional sobre higiene e demografia na Alemanha. No Brasil, ele ainda ajudou a reformular o Código Sanitário e a estruturar os órgãos de higiene e saúde do país. Se tornou autoridade e referência no assunto, o que resultou em uma homenagem com a nomeação do instituto em que trabalhava com seu nome — a Fundação Oswaldo Cruz, com importante atuação no combate à pandemia causada pelo coronavírus, por exemplo.

Qual é o objetivo do Dia Nacional da Saúde?

Criar uma data para celebrar o Dia Nacional da Saúde é muito mais do que apenas uma comemoração de todos os avanços na medicina e na saúde no Brasil. O objetivo é lembrar dos pequenos cuidados no dia a dia para uma vida melhor e mais saudável. A data é importante para conscientizar a população de que é preciso ter atenção em diferentes áreas para que a qualidade de vida melhore.

A ideia é estimular a adoção de hábitos mais saudáveis, mostrando como é possível investir no bem-estar e na qualidade de vida sem precisar de esforços tão grandes. Uma alimentação balanceada e rica em diferentes nutrientes, por exemplo, é fundamental, assim como a hidratação, que também contribui para o melhor funcionamento do corpo.

As atividades físicas devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa, e o descanso com boas horas de sono para repor as energias também é uma forma de celebrar o dia da saúde no Brasil.

Como profissional da saúde, vale lembrar seus pacientes de cada um desses cuidados, além de seguir estudando para se atualizar na área.

Quais são os motivos para comemorar o Dia Nacional da Saúde?

Mas afinal, por que comemorar o Dia Nacional da Saúde? Quais são os motivos mais marcantes para celebrar essa data tão importante? Confira!

Controle de epidemias

As trajetórias de Oswaldo Cruz e de outros nomes da saúde nacional foram marcadas pelo controle de epidemias. Malária, febre amarela, doença de Chagas, dengue e muitas outras patologias sempre foram combatidas com eficiência pelas autoridades responsáveis no Brasil, um fato que deve ser celebrado.

Eficiência do SUS

A eficiência do SUS (Sistema Único de Saúde) é outra questão que deve ser valorizada. Afinal, o Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que conta com um sistema público, universal e gratuito para toda a população. O brasileiro tem acesso aos mais diferentes tipos de serviços e tratamentos na área da saúde: da atenção básica a tratamentos de alta complexidade.

Reconhecimento dos profissionais brasileiros

Além disso, os profissionais brasileiros que atuam na área da saúde também merecem ser celebrados. Não à toa, são reconhecidos em todo o mundo como profissionais muito competentes. Podemos citar Oswaldo Cruz e a sua contribuição para a criação de um sistema de saúde, assim como Jaqueline de Jesus e Ester Sabino, responsáveis por sequenciar o genoma do coronavírus.

Grandes instituições de ensino

A formação de novos profissionais qualificados é outra razão para celebrar o Dia Nacional da Saúde. Ou seja, a saúde nacional está sempre em boas mãos, de geração em geração. Grandes instituições de ensino no Brasil qualificam médicos, enfermeiros, pesquisadores e vários outros profissionais que seguem avançando e inovando para cuidar da saúde no país.

Como a inovação do ensino da saúde pode potencializar esses motivos?

O Dia Nacional da Saúde também é um momento importante para analisar o cenário atual da educação e entender como a inovação é importante. Afinal, são as inovações em diferentes setores que nos proporcionam tantos motivos para celebrar essa data, não é mesmo? Pensar na formação das próximas gerações de profissionais na área da saúde é, portanto, essencial.

Preparar novos profissionais para se adaptarem aos novos cenários é muito importante, levando os alunos para uma realidade que proporciona a inovação para sempre fazer mais pela saúde de pacientes e da população em geral. Seja a partir das diferentes maneiras de aprendizado, seja com a inovação na prática, esse é o caminho para um Dia Nacional da Saúde cada vez mais celebrado.

Inserir a tecnologia nas salas de aula e laboratórios é apenas um pequeno passo do que pode ser feito na era da transformação digital. É a partir da inovação que mais motivos para comemorar vão ser adicionados. Celebrar o Dia Nacional da Saúde, portanto, é olhar para o histórico de avanços e sucesso, mas pensar também no futuro.

Agora que você sabe quais são os motivos para comemorar o Dia Nacional da Saúde, o que acha de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais?

Últimos posts

Parceria entre Inspirali e MedRoom oferece ainda mais tecnologia ao ensino médico

A Inspirali vem continuamente investindo recursos e esforços para oferecer o melhor ensino médico, apostando em um dos currículos mais…

Health Tech Talks - Circuito Webinar Cyber Security e LGPD na Saúde.

À medida que as organizações de saúde agregam e distribuem quantidades crescentes de informações digitais do paciente, a demanda por…

Organização nos estudos EAD: saiba como ter sucesso estudando a distância

Com uma boa organização nos estudos, você conseguirá ter um excelente desempenho no ensino a distância, aproveitando ao máximo o…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar oferta de cursos e serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.