Televendas | 0800 878 6547

O que é Cosmiatria? Entenda mais sobre essa vertente da dermatologia

Já ouviu falar sobre Cosmiatria? Conheça mais detalhes sobre uma das especializações mais em alta da Medicina!

Estética: uma palavra, tantos significados. Para algumas pessoas, ela representa apenas a beleza em coisas e objetos, como obras de arte ou peças de decoração. Para outras, tem um interpretação bem mais ampla, que aborda conceitos como autoestima, qualidade de vida e bem-estar.

Na Medicina, a experiência do paciente e as tendências do setor fazem com que a área da estética seja uma das mais promissoras para os profissionais que buscam uma especialização. A Cosmiatria, então, é uma ótima alternativa para quem deseja se destacar no mercado e ter boas oportunidades na carreira.

Não sabe do que estamos falando? Então, continue a leitura, descubra mais sobre a área da Cosmiatria e entenda como essa pode ser a especialização ideal para dar aquela guinada em sua vida profissional!

O que é Cosmiatria?

Quando falamos sobre a Cosmiatria, estamos nos referindo a uma subdivisão da Dermatologia. Por essa razão, é uma área também conhecida como Dermatologia Cosmiátrica.

O objeto de estudo dessa área não poderia ser outro, senão, a beleza. O médico especializado em Cosmiatria é aquele que observa as tendências do setor em todo o mundo, assim como os procedimentos envolvidos na melhora dos resultados para os pacientes, e os implementa no dia a dia de trabalho.

A divisão surgiu para tornar ainda mais específico o estudo dos conceitos estéticos dentro da Dermatologia, uma área muito abrangente e que lida com a prevenção e o tratamento de doenças que atingem o maior órgão do corpo humano: a pele.

Sendo assim, Cosmiatria é a área da Medicina que lida com a execução de técnicas, terapias e procedimentos com o único objetivo de melhorar o aspecto do tecido cutâneo, e harmonizar a estética facial e corporal de cada paciente.

Como é a atuação do profissional na área?

O profissional da área pode atuar nos seguintes ambientes:

  • clínicas de cirurgias e procedimentos estéticos;
  • centros médicos especializados em Dermatologia;
  • hospitais com setor de Dermatologia;
  • centros de beleza, como spas, entre outros.

Além disso, o profissional pode trabalhar com a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas para otimizar o dia a dia dos pacientes que buscam procedimentos estéticos. Lembrando que essa é uma especialização que pode ser feita não só por médicos, mas também, biomédicos e farmacêuticos.

Por que apostar na especialização em Cosmiatria?

É impossível falar sobre tendências da Medicina e não citar a área de estética. Esse é um dos setores que mais crescem no Brasil, tanto no segmento da comercialização de produtos (como cremes, loções e outros). Quanto a partir da realização de intervenções estéticas, cirúrgicas ou ambulatoriais, invasivas ou não.

Em 2021, por exemplo, a quantidade de procedimentos estéticos feitos anualmente no país chegou à incrível marca de 1,5 milhão. Esse é um número muito expressivo e que demonstra a preocupação do brasileiro com a imagem pessoal.

Além disso, levantamentos realizados em 2020 colocaram o Brasil em terceiro lugar no ranking de países que mais gastam com estética em todo o mundo. Nós ficamos atrás apenas dos Estados Unidos, líder da lista, e da China, em segundo lugar.

Frente a estatísticas como essas, é impossível negar a relevância da estética como investimento para profissionais da área da saúde. O mesmo é válido para os médicos, que podem se especializar em segmentos que atendam a essas demandas, como é o caso da Cosmiatria.

Como é esse curso de especialização?

O curso de especialização em Cosmiatria tem como público-alvo profissionais que gostam da área estética e buscam, ao se especializar, o destaque em um mercado altamente competitivo e com muitos profissionais qualificados. Ele é oferecido na modalidade a distância e conta com abordagem prática e abrangente, que garante uma visão 360° dos temas estudados.

Tudo isso, é claro, com uma metodologia objetiva e o uso de uma plataforma intuitiva para os estudos digitais. Alguns temas abordados ao longo do curso são:

  • legislação brasileira de cosméticos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
  • desenvolvimento e registro de produtos cosméticos;
  • avaliação e segurança de produtos cosméticos;
  • tecnologia cosmética;
  • nanotecnologia aplicada à cosmética;
  • tipos, tecnologia e mecanismos de ação de nanocosméticos;
  • principais matérias-primas vegetais utilizadas para o desenvolvimento de fitocosméticos;
  • características e mecanismos de ação dos principais tipos de fitocosméticos;
  • Cosmiatria: definição e aplicação dos diversos recursos cosméticos em desordens estéticas cutâneas.

Lembrando que a duração do curso de especialização é de cinco semanas.

Onde fazer a especialização em Cosmiatria?

A boa notícia é que não há a necessidade de pesquisar muito para encontrar a melhor especialização de Cosmiatria do mercado. Na verdade, você já a encontrou: é claro que ela está na Inspirali!

Confira, a seguir, algumas das vantagens de estudar com a gente:

  • fazemos parte de uma rede consolidada de 14 escolas de Medicina nas principais regiões do Brasil;
  • trabalhamos com um corpo docente extremamente qualificado, com vasta experiência no mercado;
  • contamos com uma matriz curricular moderna, atualizada com as principais tendências das especialidades em todo o mundo;
  • fazemos uso frequente da tecnologia no ensino, aliando tradição à inovação;
  • temos parceria com algumas das melhores instituições do país, como os hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein;
  • priorizamos a democratização do ensino, com a implementação de diversos formatos e metodologias (100% digital, híbrido, presencial, entre outros);
  • focamos aulas interativas, presenciais ou a distância, com demonstração dos procedimentos e técnicas utilizados;
  • temos diversas simulações, que favorecem o aprendizado do estudante, permitindo que ele vivencie de maneira prática as situações que enfrentará no dia a dia profissional.

Agora, é hora de dar esse passo em sua vida profissional! A especialização em Cosmiatria é uma ótima oportunidade para que você consiga ter mais destaque no mercado e possa, enfim, trabalhar em um setor que apresenta um amplo crescimento e não dá indícios de enfraquecimento para o futuro.

Caso se interesse, não deixe de conferir as opções da Inspirali para o seu sucesso profissional! Dê uma olhada nos detalhes do nosso curso de especialização em Cosmetologia e Cosmiatria e tire todas as suas dúvidas!

Últimos posts

O que é Lean Healthcare? Entenda como ela está mudando a saúde

Você já ouviu falar sobre o Lean Healthcare? Conheça esse conceito revolucionário para a área da saúde! Imagine o seguinte…

Clínica médica: conheça essa especialidade tão importante

Conheça a especialização em Clínica Médica, saiba quais são os detalhes e a importância dela! Durante a faculdade de Medicina,…

Veja 8 orientações para melhorar a prática médica

Como melhorar a sua prática médica? Confira algumas dicas essenciais para esse desenvolvimento! Chegar ao posto de médico é algo…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.