Televendas | 0800 878 6547

Clínica médica: conheça essa especialidade tão importante

Conheça a especialização em Clínica Médica, saiba quais são os detalhes e a importância dela!

Durante a faculdade de Medicina, o estudante entra em contato com os conceitos básicos para que possa, no futuro, atender pacientes com qualidade e capacitação. Você não leu errado: o que é visto ao longo dos seis anos da graduação médica é apenas a ponta do iceberg, no que diz respeito ao atendimento de pessoas.

Ainda que o estudante saia da faculdade pronto para praticar Medicina e trabalhar em Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, clínicas e outros estabelecimentos da área da saúde, é inegável que ainda há muito para aprender. Seja por meio de pós-graduações, especializações ou na residência.

Se você ainda tem dúvidas e não sabe exatamente o que escolher após a sua faculdade, continue a leitura e saiba mais sobre a especialidade conhecida como Clínica Médica. Ao longo da nossa conversa, discutiremos as particularidades e a importância dessa área. Vamos lá?

O que é Clínica Médica?

Clínica Médica é o nome dado a uma especialidade da Medicina que capacita o profissional para um bom atendimento de atenção básica à saúde. Ainda que a faculdade seja focada em muitos desses aspectos, ela não trabalha especificamente o ato de praticar a Medicina.

As disciplinas são muito teóricas e há muito conteúdo para ser visto. Mesmo durante o internato, as rotações são rápidas e não é incomum observarmos profissionais que não têm muito contato com o aspecto básico da saúde humana.

Sendo assim, na especialização, o médico tem mais tempo para desenvolver habilidades essenciais para um bom clínico, como a capacidade de ouvir e uma boa comunicação. Ele também vai aprender e praticar a arte de fazer bons diagnósticos e aplicar uma boa conduta terapêutica nos principais casos de atenção básica.

Em algumas situações, a especialização em Clínica Médica também é uma porta de entrada para a realização de outros cursos, como os de especialidade em Cardiologia, Gastroenterologia, Nefrologia e muito mais.

Qual é o objetivo da Clínica Médica?

O objetivo dessa pós-graduação é garantir que o estudante de Medicina se prepare ainda mais para a prática profissional, por meio de treinamento para a execução adequada de tarefas como:

  • atendimento personalizado a cada paciente;
  • avaliação criteriosa dos sintomas;
  • realização de uma boa anamnese e de um excelente exame físico;
  • criação de um raciocínio clínico rápido e eficiente;
  • diagnósticos precisos e rápidos;
  • segurança na hora de prescrever medicações e escolher protocolos de tratamento;
  • confiança para encaminhar os pacientes para colegas e, claro, a compreensão de qual especialidade é a mais indicada para cada caso, e muito mais!

Qual é a importância dessa vertente da profissão?

A Clínica Médica é uma especialidade imprescindível para a sociedade. Esse profissional atua na linha de frente do atendimento, identificando os casos mais “comuns” de enfermidades e orientando o tratamento desses pacientes.

Ele também é o responsável por diagnosticar eventuais alterações, preferencialmente, em estágio inicial. Assim, é encarregado de encaminhar o paciente para outro especialista, promovendo um atendimento (e consequentemente, um tratamento) mais rápido a essas pessoas. Assim, há uma redução nas filas e uma maior chance de recuperação para o paciente acometido pela doença.

Como a especialidade de Clínica Médica se destaca entre as outras?

Não há uma especialidade mais importante do que a outra. Todas são igualmente relevantes e trabalham em conjunto para a promoção de uma saúde mais justa, igualitária e de qualidade para todos os brasileiros.

No entanto, a Clínica Médica representa uma ótima oportunidade profissional, já que há muita demanda por esse tipo de especialista em todos os territórios do Brasil. Em locais mais remotos, essa necessidade é ainda maior. Por isso, essa é uma profissão que garante emprego em qualquer região brasileira.

Como é a rotina do médico clínico?

A rotina do médico clínico é bem variada e pode ser adaptada de acordo com diferentes necessidades. Por exemplo, é possível se dedicar a plantões ou fazer escalas em horário comercial em Unidades Básicas de Saúde (UBS), clínicas particulares ou públicas, e muito mais.

O clínico também pode abrir o seu próprio negócio. Nesse caso, é interessante se aprofundar nos conceitos de gestão de equipe e gestão em saúde, a fim de abrir um consultório de sucesso e que realmente colabore para a captação e fidelização de pacientes a curto e longo prazo.

Qual é o perfil desse profissional?

O clínico é um profissional que:

  • sabe ouvir;
  • entende quando e o que dizer;
  • tem uma linguagem acessível e de fácil compreensão;
  • tem um raciocínio clínico rápido e eficiente;
  • sabe observar detalhes e “escutar o que não foi dito”;
  • tem curiosidade e dá atenção.

Essas e outras habilidades são constantemente trabalhadas e desenvolvidas ao longo de um bom curso de pós-graduação em Clínica Médica, algo essencial para a sua carreira.

Como a Inspirali pode ajudar?

Antes de nos despedirmos, temos uma boa notícia: fazer essa pós-graduação é mais fácil do que você imagina. É possível encontrar um curso completo, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e que alia inovação à tradição bem aqui, na Inspirali!

O nosso curso de pós-graduação em Clínica Médica é oferecido na modalidade híbrida, ou seja: você estuda em casa, nos horários que preferir, e realiza as atividades práticas e estágios de maneira presencial. Assim, é mais fácil conciliar a sua educação com o trabalho e a família.

Para essa especialização, a Inspirali formou parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, uma das instituições mais renomadas em Medicina em todo o Brasil. Além disso, trabalhamos com profissionais que são referência na área médica, com formação nas melhores faculdades do país e muita experiência clínica. O curso tem duração de 14 meses e carga horária de 420 horas.

Gostou de saber mais sobre a área de Clínica Médica? Agora, é hora de dar esse novo passo rumo a uma carreira de muito sucesso! E não se esqueça: nunca pare de buscar novos conhecimentos e de se qualificar. Assim, o seu lugar no mercado de trabalho estará garantido.

Para que você saiba ainda mais sobre o assunto, separamos outro artigo importante para a sua preparação de carreira. Confira o post e tire todas as suas dúvidas sobre a residência médica!

Últimos posts

O que é Lean Healthcare? Entenda como ela está mudando a saúde

Você já ouviu falar sobre o Lean Healthcare? Conheça esse conceito revolucionário para a área da saúde! Imagine o seguinte…

Clínica médica: conheça essa especialidade tão importante

Conheça a especialização em Clínica Médica, saiba quais são os detalhes e a importância dela! Durante a faculdade de Medicina,…

Veja 8 orientações para melhorar a prática médica

Como melhorar a sua prática médica? Confira algumas dicas essenciais para esse desenvolvimento! Chegar ao posto de médico é algo…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.