O que é uma Empresa Júnior de Medicina?

26/09/2024
O que é uma Empresa Júnior de Medicina?

Se você ainda está na graduação de Médicina e tem um perfil empreendedor, saiba que criar ou participar de uma Empresa Júnior (EJ) de medicina pode ser uma boa opção para o seu currículo profissional. Uma EJ faz a aproximação entre a academia e o mundo empresarial, consolidando e reconhecendo o valor do empreendedorismo universitário. Aliás, o Brasil é um dos países com maior número de empresas juniores do planeta. Para se ter uma ideia, só em 2021, as EJs brasileiras faturaram juntas R$ 70 milhões.

Como surgiu o Movimento Empresa Júnior no Brasil?

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) iniciou na década de 60, na França e veio para o Brasil, em 1988. A iniciativa “junior enterprise” se consolidou no país com a fundação da chamada “Empresa Júnior Fundação Getúlio Vargas”. Hoje, está presente em todo o território nacional e conta com mais de 1,2 mil empresas juniores confederadas à Brasil Júnior, em 226 instituições de ensino superior (IES), públicas e privadas.

Há regulamentação das empresas juniores no Brasil?

No país, uma empresa júnior tem um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e é regulamentada pela Lei 13.267, sancionada em 2016. A legislação disciplina a criação e a organização das associações denominadas empresas juniores, com funcionamento perante instituições de ensino superior.

Mas o que é uma Empresa Júnior?

De acordo com o SEBRAE, uma Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, cujos principais objetivos são:

– Fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação;

– Aproximar o mercado de trabalho das academias e os próprios acadêmicos;

– Gerir com autonomia em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico;

– Elaborar projetos de consultoria na área de formação dos alunos.

Qual é o papel de uma Empresa Júnior na sociedade?

O SEBRAE explica que uma Empresa Júnior contribui ativamente para o desenvolvimento da sociedade a qual está inserida, oferecendo serviços de baixo custo (ou gratuitos) para a comunidade local. Todavia, montar uma associação desse tipo na universidade depende de alguns fatores importantes.

Como montar uma empresa Júnior?

Ainda de acordo com o SEBRAE, inicialmente é necessário criar um documento contendo as seguintes informações:

  • Projeto;
  • Plano de negócio;
  • Membros da equipe;
  • Crédito financeiro;
  • Saber o que desejam da instituição de ensino.

O que é uma Empresa Júnior de medicina?

Por sua vez, uma Empresa Júnior de medicina (ou EJ de medicina) é uma organização sem fins lucrativos, formada e gerida por estudantes de graduação em medicina, com o objetivo de oferecer serviços relacionados à área de saúde para a comunidade, ao mesmo tempo em que proporciona aos estudantes uma oportunidade de desenvolvimento prático e profissional. É um misto de responsabilidade e aprendizado tutorado, que possibilita aos futuros médicos uma imersão no universo empreendedor e administrativo.

Quando surgiram as EJs de medicina no Brasil?

Há relatos de que as Empresas Júnior de medicina surgiram no Brasil muitos anos depois da implantação desta experiência em outros cursos, como Administração e Engenharia. As primeiras EJs na área médica surgiram em Minas Gerais e São Paulo, apenas na última década.

O que é necessário para fundar uma Empresa Júnior ?

Para fundar uma EJ de medicina é necessário colegas engajados na causa do empreendedorismo e um bom relacionamento institucional com a faculdade. Os trâmites burocráticos vão desde a posse dos diretores até a abertura de uma conta passando, claro, pelo cadastro como Pessoa Jurídica.

Quais são as principais características de uma Empresa Júnior de medicina?

As principais características de uma Empresa Júnior de medicina:

  1. Formação e gestão: as empresas juniores são geridas exclusivamente por alunos da graduação, que assumem diferentes funções administrativas, como presidente, diretor-financeiro e diretor de projetos, por exemplo. Isso lhes oferece uma experiência única em gestão, liderança e trabalho em equipe;
  2. Sem fins lucrativos: ao contrário das empresas comuns, aqui o foco não está no lucro, mas no aprendizado dos estudantes e no impacto positivo na sociedade. Eventuais receitas obtidas com os serviços prestados são reinvestidas na própria empresa para projetos de capacitação, melhoria de infraestrutura e desenvolvimento dos membros;
  3. Serviços: embora as atividades variem de acordo com o foco da empresa, geralmente envolvem a prestação de serviços na área da saúde, como campanhas educativas de prevenção, elaboração de materiais informativos, apoio a instituições, consultoria em saúde pública e até atividades de pesquisa e extensão universitária;
  4. Benefícios: as empresas juniores de medicina atuam diretamente em prol da comunidade, desenvolvendo projetos de impacto social. Isso pode incluir palestras educativas, programas de prevenção de doenças, ações de conscientização em escolas e em comunidades vulneráveis, além de apoio a ONGs e instituições de saúde.
  5. Desenvolvimento: a participação na empresa proporciona aos estudantes uma visão prática da gestão em saúde e empreendedorismo, além de habilidades que não são abordadas de maneira aprofundada no currículo tradicional de medicina, como:
    Gestão de projetos;
    Relacionamento com clientes e parceiros;
    Trabalho em equipe e liderança;
    Capacidade de adaptação e inovação;
    Desenvolvimento de competências interpessoais.
  6. Ligação: as empresas juniores são diretamente ligadas às universidades e aos cursos de graduação. Em muitos casos, são supervisionadas por professores ou profissionais da área, garantindo que as atividades estejam de acordo com padrões éticos e científicos.

Quais são as principais atividades que uma Empresa Júnior de medicina pode executar?

Uma Empresa Júnior de medicina pode executar as seguintes atividades:

  • Campanhas de vacinação ou promoção de hábitos saudáveis;
  • Consultoria em gestão de saúde pública ou serviços para pequenas clínicas;
  • Educação em saúde: realização de palestras sobre doenças infecciosas, higiene, entre outros temas;
  • Ações sociais em comunidades carentes, focadas na saúde preventiva e conscientização.

Quais são os maiores benefícios de uma Empresa Júnior de medicina?

Os maiores benefícios de uma Empresa Júnior de medicina, são:

Para os estudantes: o desenvolvimento de habilidades práticas que complementam a formação médica; aprendizado sobre gestão e empreendedorismo.

Para a sociedade: a possibilidade de acesso a serviços de saúde e informações que podem beneficiar diretamente a qualidade de vida da população.

Conclusão:

O Movimento Empresa Júnior está consolidado no Brasil e serve de referência mundial. Entretanto, segue em expansão e há espaço para que outras áreas, especialmente a da saúde, participem e ganhem mercado. A Empresa Júnior de medicina já é uma realidade em algumas universidades, proporcionando um local de aprendizado prático aos estudantes e desenvolvendo uma visão empreendedora diferenciada.

Além disso, uma EJ de medicina permite que os alunos ampliem seus conhecimentos de maneira inovadora, contribuindo para a formação de profissionais médicos mais completos e com conhecimento em gestão, liderança e inovação. Assim, os futuros médicos ganham e a comunidade também, pois tem acesso a campanhas de saúde e atendimento.

Educação Médica Continuada: como se manter atualizado?

08/11/2024

Alunas da UNIFACS têm trabalhos premiados em Congresso de Pneumologia 

07/11/2024

Telemedicina: vantagens, desafios e como se preparar

07/11/2024

UnP sedia I Simpósio de Medicina Indígena

06/11/2024

Alunos da UniBH têm trabalhos publicados em Congresso Brasileiro

04/11/2024

10 dicas para equilibrar vida pessoal e carreira médica

31/10/2024

Dia D Voluntariado realiza mais de 700 atendimentos médicos

28/10/2024

Outubro Rosa: casos de jovens com a doença estão aumentando no Brasil

25/10/2024
Carregar mais
Scroll to Top