Vale a pena entender a diferença entre essas duas opções para fazer a melhor escolha!
Uma das demandas mais importantes para quem pretende seguir carreira na Medicina, independentemente da área de atuação, está em jamais abrir mão do aprimoramento constante, até por conta das mudanças e evoluções do conhecimento científico. Por isso, saber qual a diferença entre residência e especialização médica pode ser muito importante.
Ambas se constituem em um excelente diferencial no mercado de trabalho, mas contam com características bastante distintas, notadamente, no que diz respeito à carga horária e a questões de dedicação exclusiva, que podem ser determinantes. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!
O que é uma especialização médica?
Uma vez formado, um médico conta com algumas opções de aperfeiçoamento nas áreas da profissão. Dentro desse contexto, a especialização médica é uma boa alternativa, sendo um curso voltado particularmente para uma área ou campo de conhecimento na Medicina, mas contando com algumas diferenças significativas em relação à residência.
A duração, por exemplo, costuma ser mais curta, permitindo que as aulas sejam distribuídas em apenas alguns dias da semana, sem dedicação exclusiva. Nas melhores instituições, elas são ministradas por um corpo técnico altamente gabaritado e com programas muito semelhantes, no que diz respeito a plantões, práticas, ambulatórios e assim por diante.
O que é residência médica?
Trata-se de um curso de média ou longa duração, usualmente, de dois anos, mas podendo chegar a cinco, em algumas especialidades, como a neurocirurgia e cirurgia cardiovascular. Ao concluir o programa, o egresso recebe o título de especialista de forma direta ou faz a prova da respectiva sociedade, em um modelo vigente desde 1977.
Os processos seletivos são altamente concorridos e é preciso dedicação exclusiva, com cargas horárias que superam, de longe, as 40 horas semanais. Isso vem fazendo com que muitos formandos repensem suas escolhas e sigam caminhos mais condizentes com a sociedade atual, ganhando mais flexibilidade na carreira.
Qual a diferença entre residência e especialização médica?
Não dá para negar que as duas opções são excelentes e contribuem para criar um profissional especializado e de alto nível dentro da Medicina. No entanto, existem diferenças relevantes, como o tempo de duração dos cursos. Especializações costumam ter uma carga mínima de 360 horas, enquanto as residências não contam com menos do que 2.880 horas de atividades.
A versatilidade em uma pós-graduação, por exemplo, é maior, o que abre a possibilidade de fazer o curso e ainda trabalhar em clínicas, hospitais e demais estabelecimentos de saúde, até mesmo, como concursado. Além disso, os processos seletivos são mais simples e menos burocráticos, facilitando a vida dos interessados.
O que levar em consideração ao escolher uma ou outra?
Até aqui você já aprendeu um pouco mais sobre a diferença entre residência e especialização médica. Elas são alternativas para que o profissional aumente os conhecimentos e se coloque em uma posição de destaque no mercado. Agora, é provável que esteja em dúvidas sobre qual escolher. Para isso, é essencial verificar alguns aspectos. Confira.
Necessidades financeiras
Um dos fatores que mais merecem a atenção do médico na hora de escolher entre a especialização ou um programa de residência médica está nas suas necessidades financeiras. Afinal, a faculdade de Medicina, pública ou privada, exige muito das nossas economias e pode minar o orçamento de uma família por muitos anos.
Por isso, é essencial saber que, nos dias de hoje, o valor mínimo para da bolsa para residentes é de R$ 4.106,09, de acordo com a portaria interministerial, determinada pelo Ministério da Educação. Você é capaz de suprir suas despesas com isso? Já na especialização, você precisará pagar mensalidades, mas poderá trabalhar livremente, mantendo diversas fontes de renda.
Preferências pessoais
Um dos pontos que precisam ser observados quando você estiver decidindo entre fazer uma residência médica ou uma especialização são suas preferências pessoais. Isso é ainda mais relevante nos dias de hoje, em que subespecialidades estão sendo muito valorizadas e você pode precisar de conhecimentos específicos.
Para quem prefere ir para áreas que estão mais voltadas para consultórios e atendimentos particulares, por exemplo, a pós-graduação é um bom caminho.
Local de moradia
Uma situação muito comum para quem estuda Medicina é ser obrigado a trocar de cidade ou, até mesmo, de estado. Afinal, a concorrência é grande e, independentemente de optar por faculdades públicas ou particulares, durante a graduação pode ser necessário mudar para o município da instituição na qual você foi aprovado.
Depois de formados, muitos egressos desejam voltar para os antigos domicílios. No entanto, se você optar por um programa de residência médica, isso pode não ser possível. Nesse caso, vale a pena buscar por locais em que pretenda se estabelecer por um tempo.
Já com uma especialização por meio de uma pós-graduação, existem modalidades flexíveis e mais facilidade no acesso ao curso.
Disponibilidade de tempo
Para concluir as diferenças entre residência e especialização médica, outro aspecto que é precisa levar em consideração ao escolher entre elas está na sua disponibilidade de tempo, em todos os sentidos. Você tem total liberdade em se mudar, ninguém dependendo da sua presença e flexibilidade para encarar atividades exaustivas? Então, a residência pode ser uma opção.
Por outro lado, para quem consegue, no momento, oferecer dedicação exclusiva ao curso, as especializações podem ser o melhor caminho. Os residentes não contam com permissão para trabalhar em outros serviços e têm uma carga horária maior, enquanto o aluno de uma pós-graduação poder montar sua grade com mais facilidade e liberdade.
Como você viu, existe uma significativa diferença entre residência e especialização médica, mas ambas podem ser um ótimo caminho. Tudo depende das suas características e possibilidades como profissional.
Gostou de aprender mais sobre o tema? Ainda está em dúvida sobre qual a melhor área para sua carreira? Então, escolha a opção certa para sua especialização em Medicina!