A medicina desempenha um papel fundamental e insubstituível na sociedade, sendo essencial para a promoção da saúde, prevenção de doenças e tratamento de enfermidades. Sua importância transcende as fronteiras, impactando não apenas na vida dos pacientes e de seus familiares, mas também na comunidade, como um todo.
E qual é o papel do médico?
Atualmente, a função do médico está muito ligada às suas origens. O começo desta profissão remonta à antiguidade, quando os curandeiros, xamãs e sacerdotes desempenhavam papeis relacionados à saúde e cura nas civilizações antigas. Evidentemente que, com o passar dos séculos, a prática da medicina evoluiu e se aprimorou bastante, embasada no conhecimento científico, na necessidade de novas habilidades clínicas, no surgimento de novas terapias e medicações e na consolidação dos princípios éticos.
Médico globalizado
Mas o médico atual, com visão de mundo, não pode mais ficar restrito ao atendimento em consultório. Ele precisa romper barreiras e voltar a ser protagonista de ações sociais, que impactam de forma decisiva na comunidade mais necessitada, garantindo o acesso à saúde. Como exemplo, as cinco edições da Missão Amazônia e a primeira Missão África, realizadas pela Inspirali, com apoio de alunos e docentes das universidades.
Promoção da saúde
As 14 instituições de ensino superior, que fazem parte da Inspirali, já têm no DNA essa mesma empatia e solidariedade junto ao próximo. Assim, estudantes e professores de medicina organizam diversas ações durante o ano todo, para a promoção da saúde e bem-estar da população. São atividades que contribuem para a implantação de hábitos saudáveis e prevenção de doenças e contam com programas de vacinação, exames clínicos e de rastreamento, além de diagnóstico e tratamento precoce. E o impacto positivo é grande. Atinge os indivíduos atendidos, mas, principalmente, os participantes destas práticas.