A saúde mental dos estudantes de Medicina merece cuidado antes mesmo do indivíduo ingressar na universidade. O vestibulando passa por um período de muitas dúvidas, angústia e nervosismo até conseguir entrar para a Universidade. E, quando inicia a graduação, se depara com uma carga elevada de estudos, leituras, trabalhos e compromissos. Com o decorrer dos semestres, a sua responsabilidade só aumenta. E, além de ter que decidir que carreira médica seguir, especialmente na época da residência, ainda tem que lidar com suas inseguranças pessoais.
Promoção da saúde mental
Conhecendo este contexto, a Inspirali oferece ao seu aluno de medicina o programa Angatu, de promoção da saúde mental. O serviço conta com o uso da tecnologia do parceiro Bipp Care e está disponível aos docentes e estudantes das 14 escolas da Inspirali, impactando, diretamente, os alunos.
Qual é o objetivo do Angatu?
“O objetivo é promover a criação de uma cultura de saúde mental e bem-estar dentro do ambiente acadêmico, pois sabemos, por estudo e literatura, que a faculdade de medicina é um fator de risco para o adoecimento mental. No mundo inteiro já era assim. E agora, com o advento da pandemia, isso aumentou ainda mais”, avalia o Dr. Diogo Andrade, coordenador do Angatu e médico psiquiatra.
“Portanto, entendemos a necessidade de ter alguma ação dentro das instituições de ensino para reverter isso: que o local deixe de ser um fator de risco e, se não virar um fator de proteção, que a gente ao menos consiga cuidar dessas pessoas”, vislumbra.
Investir no autocuidado
O programa Angatu de Saúde Mental apresenta para o estudante o conceito de que vale a pena investir um pouco do seu tempo e energia no autocuidado e explica como fazer isso, no dia a dia. Ou seja, ajuda a encontrar a melhor estratégia para que cada pessoa possa lidar com o seu estresse, de forma personalizada.
“Os jovens em sofrimento mental ou que percebem que estão em um caminho que não está bom para eles são acolhidos e, junto com uma profissional, entendem o que está ruim, traçam uma estratégia e têm um direcionamento adequado”, exemplifica o coordenador.
Guardiões da Saúde Mental
O programa também conta com os guardiões da saúde mental, que é um grupo de acolhimento formado por pares, no qual o aluno é acolhido juntamente com um colega da mesma ou de outra turma, para que possa conversar de um jeito propositivo e positivo sobre algumas questões que estão acontecendo na faculdade.
“Já é muito bom você poder falar sobre o assunto, ainda mais em um espaço em que alguns estudantes são treinados e capacitados para facilitar esse entendimento, com a supervisão adequada. A partir das questões levantadas, é possível ajudá-los, como na organização e gestão do tempo, por exemplo. Os alunos mais velhos, a partir do terceiro ano, vão receber e coordenar esses grupos com os mais novos e trocar ideias, contando o que fizeram para resolver determinadas situações”, exemplifica.
Conte com o programa Angatu
Cuidar da saúde mental dos alunos de medicina é imprescindível. E, caso você opte por estudar Medicina na Inspirali, saiba que você não estará sozinho. Com o suporte da equipe do programa Angatu será mais fácil superar possíveis dificuldades emocionais e restabelecer o seu bem-estar.