Médico Pesquisador: conheça essa possibilidade da carreira!

17/08/2021
medico-pesquisador

Atuando como médico pesquisador, você pode contribuir com o avanço da medicina, aprimorando métodos e recursos

Atender e tratar pacientes são alternativas para quem deseja atuar como médico, mas muitos profissionais preferem a carreira acadêmica em medicina. Eles se especializam para trabalhar como médicos pesquisadores.

Esse especialista trabalha com pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes áreas médicas. Sua atuação é fundamental para conhecer melhor as doenças, desenvolver tratamentos, tecnologias e medidas preventivas mais eficazes.

Mas, o que faz o médico pesquisador na prática? Será que realmente vale a pena construir carreira nessa área? E como é a formação desse profissional? Continue lendo para conferir a resposta dessas e outras perguntas, a fim de descobrir se a pesquisa clínica em medicina é o caminho ideal para você!

O que faz um médico pesquisador?

Sempre vemos notícias informando que houve uma nova descoberta na medicina. Pode ser alguma evolução no conhecimento de doenças e problemas de saúde ou mesmo o desenvolvimento de um novo fármaco, novas técnicas de tratamento e vacinas para patologias conhecidas. Todos esses avanços são possíveis por causa do trabalho do médico pesquisador.

A função desse profissional é iniciar ou participar de pesquisas e investigações que permitam desenvolver conhecimentos para compreendermos de forma mais profunda os mecanismos de uma doença, suas formas de prevenção, opções de tratamento mais avançadas e métodos para promover a saúde.

Como é a atuação desse profissional?

É o médico pesquisador que faz as descobertas que possibilitam à medicina evoluir cada dia mais. Esse profissional é um cientista. Ele atua em instituições de ensino ou de saúde nos bastidores, aprimorando as bases para a ação dos demais profissionais da área médica.

Existe um campo muito vasto para o seu trabalho. É possível se dedicar à pesquisa nas mais diferentes áreas médicas, como buscando conhecimentos em oncologia, doenças infecciosas, biotecnologia, saúde da mulher, do idoso ou da criança, células-tronco e assim por diante.

Esse profissional costuma trabalhar junto a um grupo, todos atuando em prol de um mesmo objetivo. Além das testagens em laboratório, o médico pesquisador pode conversar com pacientes para entender um pouco mais sobre seu quadro de saúde e o que há em comum entre pessoas com o mesmo problema. Também pode trabalhar com exames e a análise deles.

De toda forma, sua atuação tem um foco mais voltado para compreender as doenças e os problemas de saúde, não necessariamente indicar os tratamentos. Como explicamos, ele está em busca de respostas e de novos métodos para promover o bem-estar das pessoas, não operando na linha de frente, como em clínicas ou hospitais.

Por que a pesquisa em medicina é importante?

As descobertas e os resultados alcançados pelo médico pesquisador geram material para que a indústria médica e farmacêutica possa desenvolver novos produtos e substâncias para tratar as pessoas. Além disso, produz conhecimento para que os médicos que fazem o atendimento direto dos pacientes possam aprimorar o seu trabalho, inclusive por meio da prevenção.

Muitas doenças ainda não são completamente conhecidas e não têm cura. O trabalho do médico pesquisador pode envolver a busca por ela ou, então, o desenvolvimento de vacinas e tratamentos mais eficientes, que promovam resultados rápidos, com um menor grau de invasividade, efeito adversos e sequelas.

Assim, a pesquisa em medicina é importante para que essa área continue evoluindo, do contrário, ela permaneceria estagnada. Apenas por meio da busca por respostas é que há um crescimento do setor, com um cuidado cada vez mais eficiente com a saúde das pessoas e avanços fundamentais para preservação da integridade e da vida do ser humano.

Por isso, o médico pesquisador também é um profissional que deve estar em aprimoramento constante. Ele precisa continuar seus estudos observando as novidades que estão sendo apresentadas em medicina, a fim de atualizar os seus conhecimentos.

Qual é o nível salarial de um médico pesquisador?

O nível salarial de um médico pesquisador é bastante atrativo. A média do piso em 2021 está calculada em R$ 7.047,26, e o teto pode alcançar R$ 17.907,52. Os valores foram calculados de acordo com os profissionais que trabalham em regime CLT.

Entretanto, essas médias salariais consideram apenas o salário de base mensal, sem incluir adicionais como insalubridade ou periculosidade. Logo, é possível encontrar oportunidades ainda melhores dependendo do local de atuação, dos incentivos e patrocínios recebidos para dar continuidade às pesquisas.

Como se especializar para ser um médico pesquisador?

Para ser um médico pesquisador, é preciso fazer uma especialização em medicina voltada para a área de pesquisa clínica. O principal caminho para essa formação são os programas de pós-graduação stricto sensu, que conferem os títulos de mestrado e doutorado, disponíveis em faculdades e universidades.

Assim, não basta apenas estudar medicina para conquistar o diploma de ensino superior. Você precisará de uma formação com foco na área acadêmica e científica para obter o conhecimento técnico necessário para se dedicar a um determinado ramo de pesquisa.

Como explicamos, existem inúmeras áreas para você atuar como cientista em medicina. Os cursos de pós-graduação que citamos, muitas vezes, também abrem caminho para que os alunos permaneçam na própria instituição em que estão se formando, para operar como docentes ou ainda junto a grupos de pesquisadores.

O mais importante é que você entenda que, para ser um médico pesquisador, é preciso dar continuidade aos seus estudos nesse sentido. E mesmo depois de obter o título, é fundamental manter a atualização dos conhecimentos e habilidades a fim de se alinhar às inovações que surgem na área médica.

Além de todo esse conhecimento técnico, a área de pesquisa médica envolve uma grande paixão e o desejo de contribuir com a evolução da medicina como um todo. É um trabalho muito estimulante e recompensador, mas que exige organização, foco e muito empenho, além de persistência e obstinação.

Sendo assim, se escolher seguir por esse ramo, também será necessário trabalhar outras habilidades e competências para complementar os seus conhecimentos técnicos, e ter uma atuação de maior sucesso.

Agora que você já sabe como ser um médico pesquisador e de que maneira esse especialista trabalha, pode definir se essa carreira traz a realização pessoal e profissional que deseja. Depois, lembre-se de escolher as melhores instituições de ensino em saúde para ter a certeza de que será bem-capacitado para o mercado.

Quer ter acesso a mais dicas como estas para trilhar uma carreira de sucesso em saúde? Então, assine a nossa newsletter e receba informações em seu e-mail!

Primeira Missão Sertões leva assistência médica gratuita às comunidades quilombolas

22/11/2024

Um panorama da saúde para formação médica

22/11/2024

Como montar um currículo médico competitivo

22/11/2024

Como evitar Burnout na Residência Médica: dicas de gestão de tempo

22/11/2024

ESTADÃO: De olho em ‘vestibular’ pós-medicina, Inspirali compra Eu Médico Residente

21/11/2024

Dra. Irmã Monique e Grégoire recebem título de doutor honoris causa

19/11/2024

Inspirali adquire Eu Médico Residente

19/11/2024

Aluno de Medicina apresenta pesquisa inovadora em Congresso de Neurologia

18/11/2024
Carregar mais
Scroll to Top