A Medicina Humanizada beneficia o paciente, colocando-o no centro do tratamento, além de melhorar a imagem do profissional e atrair mais público.
A Medicina Humanizada é uma das grandes tendências da área médica atualmente. Por meio dela, é possível construir uma relação mais saudável com os pacientes, mantendo a proximidade e ganhando a confiança deles.
Oferecer um atendimento humanizado é uma forma de lidar com cada pessoa conforme suas necessidades, não apenas de saúde, mas também psicológicas e emocionais. Colocamos o ser humano no foco do tratamento para que ele se sinta acolhido.
Trabalhar com essa estratégia é fundamental para que os pacientes tenham uma melhor experiência. Ao mesmo tempo, traz benefícios para o profissional ou o estabelecimento de saúde, promovendo fidelização e novas indicações.
Ao continuar a leitura, você vai conhecer esse conceito, sua importância e como aplicá-lo.
O que é Medicina Humanizada?
A Medicina Humanizada é uma proposta que envolve um conjunto de ações para oferecer um atendimento focado no ser humano. O paciente recebe atenção plena em todas as suas necessidades, respeitando seus medos e inseguranças. O foco é proporcionar uma experiência melhor ao paciente.
Não podemos esquecer que quem procura atendimento médico está em busca de amparo. São pessoas que podem estar preocupadas, angustiadas, ansiosas e temerosas por sua própria integridade. Assim, precisam ser tratadas de uma forma empática e com dignidade.
Essa estratégia requer o envolvimento de todos que têm contato com o paciente. Ele precisa se sentir acolhido desde a recepção; afinal, o objetivo é oferecer assistência de uma forma humana em um momento em que a pessoa está fragilizada, com dúvidas e em busca de uma solução para seus problemas.
Qual é a importância desse conceito?
Existem dois aspectos que tornam a Medicina Humanizada um conceito indispensável. Um deles nós já citamos: o atendimento focado na pessoa, colocando o paciente no centro dos cuidados. O outro é a estratégia de atração e fidelização do público.
Pessoas não querem ser tratadas como números. Elas buscam um atendimento caloroso e personalizado; têm a expectativa de encontrar na equipe médica uma assistência que olhe não só para sua doença, mas para todos os aspectos que ela impacta.
Ao praticar a humanização na medicina, escutamos o paciente em todas as suas queixas, medos e inseguranças; olhamos para suas dificuldades, inclusive financeiras, e procuramos trazer soluções mais adequadas para cada pessoa. Não há uma padronização do atendimento porque ninguém é igual a ninguém.
Com isso, o paciente se torna mais receptivo porque passa a confiar nos profissionais e na clínica. Médicos humanizados conseguem uma maior colaboração dos pacientes e aceitação dos tratamentos e procedimentos propostos.
Ao mesmo tempo, a Medicina Humanizada é essencial para que o médico e a clínica alcancem melhores resultados. Os pacientes são fidelizados devido à satisfação com o atendimento; isso melhora a imagem do especialista, traz credibilidade para ele e atrai ainda mais pessoas.
Quais são os impactos positivos de um atendimento humanizado na medicina?
Citamos alguns dos impactos positivos que um atendimento humanizado pode proporcionar. Agora, explicaremos mais a fundo de que maneira essa estratégia beneficia o trabalho em Medicina.
Fidelização e satisfação dos pacientes
Você já deve ter ouvido falar que o cliente bem atendido sempre volta, e essa afirmação é confirmada por nossos próprios hábitos. Damos preferências para profissionais ou estabelecimentos que ofereceram o melhor atendimento, e isso também vai acontecer na Medicina.
Os pacientes preferem se consultar com médicos humanizados, que demonstram interesse real em ajudar, são mais calorosos e têm empatia. Assim, os pacientes sentem satisfação com o modo como são tratados. Todo o cuidado em proporcionar um ambiente e uma experiência mais agradável também afeta a experiência.
Reconhecimento
Como explicamos, a imagem do profissional é impactada de forma positiva pelo atendimento humanizado. Ele se torna reconhecido no mercado por seu cuidado com a pessoa, por se aproximar do seu paciente e se interessar em propiciar o equilíbrio da saúde, o bem-estar e o acolhimento.
Indicações
A Medicina Humanizada é um diferencial que contribui para atrair novos pacientes. Isso porque as pessoas satisfeitas com a abordagem adotada fazem a indicação dos serviços para outras. Essa é uma das melhores formas de ganhar a confiança do público.
Eficiência no tratamento
Também explicamos que quando o paciente confia em seu médico ele é mais receptivo e aceita os tratamentos. Portanto, o especialista consegue alcançar uma maior eficiência com o seu trabalho. Afinal, o restabelecimento da saúde depende da parceria entre o especialista e o próprio paciente, cada qual fazendo sua parte.
Como reforçar a humanização no atendimento médico?
A Medicina Humanizada visa melhorar a experiência do paciente em cada uma das etapas pelas quais ele passa. Então, deve ser aplicada em todos os processos de rotina para favorecer a interação do paciente com o profissional ou a clínica, descomplicando as rotinas, personalizando o atendimento e atendendo às necessidades da pessoa.
Por isso, existem diversas ações que podem ser adotadas para oferecer um atendimento mais humano. Confira a seguir.
Comunicação empática
É muito importante olhar para o paciente e fazer uma análise completa dele para entender o que aquela pessoa está precisando no momento. Uma comunicação empática envolve essa identificação de necessidades para definir a melhor linguagem e os argumentos mais adequados.
Não se trata de apenas falar, mas também de ouvir, compreender e auxiliar. É preciso ir além e evitar uma postura que coloque o profissional acima do paciente. O interesse é criar uma relação de proximidade com ele, então, vale evitar termos muito técnicos, passando a mensagem de uma forma clara e mais acessível.
Escuta ativa
Quanto mais o médico escuta o que o seu paciente tem a dizer, mais ele compreende tudo o que aquela pessoa está passando. Entender quem é aquele indivíduo é essencial para adotar a melhor postura e a abordagem correta ele, conforme seu jeito de ser e suas necessidades.
Recursos de tecnologia
Ao contrário do que muitos imaginam, a tecnologia não distancia a relação entre médico e paciente. Quando implementada durante as consultas e nos processos de gestão em saúde, ela contribui para descomplicar processos, minimizar burocracias, automatizar tarefas e reduzir a carga de trabalho humano.
Enquanto atende um paciente, o médico pode utilizar recursos como uma assistente virtual para fazer gravações e substituir as anotações. As travas de segurança mantêm a privacidade e o sigilo das informações, e o especialista consegue dar total atenção para a pessoa que está à sua frente. Assim, a conversa olho no olho é muito mais humana.
Além disso, é possível implementar diversos recursos tecnológicos para facilitar o agendamento de consultas, reduzir o tempo de espera, organizar a agenda, registrar o histórico do paciente, entre diversos outros processos. Tudo isso traz agilidade para o trabalho e aprimora o atendimento oferecido ao paciente.
Treinamentos e cursos
Os cursos e treinamentos são fundamentais para toda a equipe que terá contato com o paciente. O time precisa estar bem capacitado para aplicar a Medicina Humanizada, desde o agendamento de uma consulta e recepção até a alta do tratamento.
Inclusive, muitos cursos de especialização em Medicina têm focado em promover essa humanização do atendimento, capacitando profissionais para tratar o ser humano, e não apenas doenças. Portanto, é fundamental investir em educação continuada para se alinhar às novas demandas e tendências.
Agora que você sabe o que é Medicina Humanizada e a importância que ela tem, aprimore o seu próprio trabalho e instrua sua equipe a como fazer isso. O paciente se beneficia muito com um atendimento mais humano e você, enquanto profissional, ganha mais credibilidade. Assim o seu consultório ou clínica se destaca pela excelência dos serviços oferecidos.