Saber o que é acreditação em saúde pode fazer toda a diferença para uma instituição de saúde, seja ela pública ou privada.
A prestação de serviços na área da saúde compreende uma tarefa complexa, que envolve serviços de atendimento, infraestrutura e encaminhamentos. Para garantir que o serviço presta uma atenção de qualidade a esses fatores, existem os certificados de acreditação em saúde.
Se você já ouviu falar neles, provavelmente se perguntou qual a sua relevância, se eles são mandatórios e como funcionam. Para responder a essas perguntas, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre a acreditação em saúde. Continue lendo para saber mais.
O que é acreditação em saúde e para que serve?
A acreditação em saúde é um certificado de qualidade voluntário, emitido para instituições da área. Isso significa que ela não é obrigatória para que um consultório ou outra organização funcione, mas pode ser um bom investimento.
Isso porque as instituições acreditadas possuem mais prestígio no mercado e tendem a atrair mais pacientes: com a demonstração emitida por uma autoridade certificadora, o paciente e outras empresas contratantes têm a segurança de estar recebendo o melhor atendimento possível.
Além disso, a acreditação é especialmente importante para gestores de saúde que lidam com a saúde suplementar: alguns planos de saúde exigem a certificação como parte da garantia de uma prestação de serviços eficaz. Por isso, pode ser um investimento se candidatar, nesses casos, para a acreditação em saúde.
Quais são os tipos de acreditação em saúde?
Se você procura por alguma acreditação, existem alguns cuidados para prestar atenção. O primeiro deles é em relação à categoria, para que seu certificado seja adequado ao tipo da sua instituição. O segundo diz respeito à instituição que está fazendo a acreditação, pois o crédito dela tem impacto direto no prestígio do seu certificado.
No Brasil, a principal instituição que realiza acreditação em saúde é a Organização Nacional de Acreditação. Ela possui uma equipe específica para verificar os processos em saúde e determinar se eles estão sendo feitos de acordo com as melhores práticas. Outros certificadores incluem:
- Joint Comission International;
- Accreditation Canada;
- Healthcare Information and Management System Society.
Como funciona a pós-graduação em Atenção Primária à Saúde para Saúde Suplementar?
A busca por profissionais da atenção primária à saúde cresce tanto no meio público quanto no meio privado. Por isso, se você está buscando elevar a qualidade de seus serviços prestados em consultório, a pós-graduação pode ajudar.
Com enfoque em atendimentos de atenção primária, ela explica desde as melhores práticas até a situação do mercado atualmente no Brasil. O curso abrange desde as bases do sistema de saúde brasileiro até a importância de uma acreditação para o seu consultório.
Aumentar a qualidade do atendimento no consultório pode ser um desafio para muitos médicos. Nessa jornada, a acreditação em saúde pode servir como um catalisador para novas mudanças. Investir em especializações pode te trazer todas as informações necessárias para conseguir o certificado.
Se você tem interesse em aprender mais sobre o assunto, conheça mais sobre o programa de pós-graduação da Inspirali em Atenção Primária à Saúde para Saúde Suplementar!