Televendas | 0800 878 6547

6 áreas da odontologia para você escolher

Qual especialidade da odontologia você deve considerar? Leia este artigo para ter mais insights!

O ramo odontológico é um dos que mais cresce no país, se tornando uma ótima oportunidade para quem busca sucesso na carreira de dentista. Isso porque existem várias possibilidades de atualizações e especializações, fazendo com que o graduado na área não tenha que se limitar à atuação em clínica geral.

No entanto, é importante conhecer sobre as áreas da odontologia e, dessa forma, ter mais segurança quanto à melhor escolha. Para esclarecer as principais dúvidas e ajudar nesse processo em que a indecisão pode tomar conta, elaboramos este conteúdo com uma lista das 6 principais áreas de odontologia. Confira!

Quais são as principais áreas da odontologia?

A odontologia oferece um grande leque de opções para quem quer se aprofundar no ramo. A seguir, veja as principais!

1. Implantologia

É a parte da odontologia que atua com implantes dentários e recursos tecnológicos direcionados para os pacientes que perderam um ou mais dentes. Além da realização de exames clínicos e da elaboração de um plano detalhado, o dentista vai trabalhar com cirurgias para a inserção dessas peças em todas as suas etapas e execução de enxertos ósseos. Não há dúvidas sobre a importância dessa função, tanto para a autoestima do indivíduo quanto para as funções da boca.

2. Odontopediatria

A Odontopediatria é a área da odontologia em que o profissional é capacitado para prevenir, tratar e controlar problemas identificados na saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. Além disso, o odontopediatra pode atuar, entre outros:

  • na educação quanto aos cuidados necessários;
  • no pré-natal odontológico das gestantes;
  • na orientação em relação à escovação nos primeiros anos de vida.

Entre as características recomendadas para o dentista que trabalha no segmento estão a paciência e a calma, já que será necessário lidar com o emocional das crianças para que aceitem o tratamento, sem nenhum tipo de trauma.

3. Endodontia

A Endodontia é uma especialização que qualifica o profissional para cuidar das alterações presentes na estrutura interna do dente, polpa dentária e raízes da dentição. Dessa forma, atua realizando tratamentos como canal e análise de problemas que possam surgir nos nervos e raiz dos dentes.

4. Ortodontia

É o ramo que prepara o dentista para indicar e implantar a utilização de aparelhos ortodônticos, bem como fazer a sua manutenção. É um serviço com bastante demanda, já que o número de indivíduos que usam aparelho nos dias atuais é grande.

Entre os principais motivos, está a busca em deixar os dentes bonitos, proporcionar estética aos sorrisos, alinhar e corrigir alterações de oclusão (encaixe entre as arcadas). Isso tudo contribui para a saúde bucal do paciente.

5. Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial

É o ramo da odontologia responsável por diagnosticar traumatismos, lesões e anormalidades na boca, sistema de mastigação (gengiva, mandíbula e maxilar) e face.

O profissional especializado nessa área também realiza cirurgias, implantes, transplantes e enxertos para a recuperação dos dentes. É um ramo da odontologia interessante para os dentistas que se interessam por procedimentos mais complexos.

6. Odontologia Estética

A Odontologia Estética é outro segmento que está crescendo, já que os pacientes estão cada vez mais em busca de cuidar da saúde e bem-estar. O profissional que se especializa no ramo trata da harmonia e visual dos dentes, contribuindo para a melhora da autoestima das pessoas.

Se você optar por essa especialidade, entre as suas atividades estarão o planejamento e a realização de tratamentos alinhados às novas tendências. Sua atuação terá foco em processos restauradores, cirúrgicos e protéticos. É possível exercer em clínicas, consultórios odontológicos e estéticos, entre outros estabelecimentos.

Como realizar a melhor escolha?

Apesar de não ser uma tarefa tão simples, existem algumas dicas que podem ajudar você no momento de fazer a escolha mais adequada. Confira as principais!

Entenda melhor sobre as diferentes áreas de especialização

Para entender o que realmente é o melhor para você, é importante conhecer melhor sobre as especializações na carreira odontológica.

Assim, você pode fazer pesquisas a respeito de cada uma delas e identificar:

  • a atuação principal;
  • o tempo de estudo;
  • onde é possível encontrar um bom curso.

Respeite o tempo para a escolha

Um dos fatores que mais podem prejudicar esse período de escolha é a ansiedade, já que é uma decisão importante, que não pode ser realizada com pressa. Por esse motivo, tenha calma na hora decidir por uma área da odontologia. É preciso pesquisar e conhecer o que realmente atrai você.

Busque algo que goste

Muitas pessoas priorizam o retorno financeiro para escolher uma especialização na carreira de dentista, mas essa pode não ser a melhor forma de decidir qual caminho seguir.

Claro que ser ter sucesso financeiro é um objetivo a ser alcançado, mas isso deve estar alinhado ao prazer, estilo de trabalho e satisfação de fazer aquilo que você realmente gosta.

Converse com profissionais da área

Para compreender melhor as vantagens e desvantagens da área da odontologia que pretende escolher, uma boa ideia é conversar com profissionais que já atuam no segmento.

Procure por orientação dos professores da faculdade e colegas de profissão que já têm especialização. Você também pode visitar clínicas e consultórios odontológicos que são vistos como referências no mercado, entre outros espaços. Quando mais informações tiver sobre o assunto, mais fácil será para tornar uma decisão segura e assertiva.

Analise as oportunidades do mercado

Analisar as oportunidades do mercado também é uma ótima dica para decidir qual especialidade seguir na carreira de dentista. Para isso, verifique o volume de demandas existentes na região onde pretende atuar. Esses fatores devem ser levados em conta para que suas expectativas financeiras sejam alcançadas.

Fazer uma especialização é uma ótima forma de desenvolver um propósito e ajudar mais pessoas. Nesse contexto, entender as áreas da odontologia é o primeiro passo para identificar qual rumo tomar.

Para isso, você precisa contar com bons cursos, como os oferecidos pela Inspirali. Isso porque uma formação adequada vai proporcionar competências para ter sucesso na área de atuação desejada e ampliar o seu horizonte como profissional de odontologia.

Quer conhecer os diferenciais dos cursos de odontologia oferecidos pela Inspirali? Então, acesse nosso site para ter acesso a mais informações!

Últimos posts

Tudo que você precisa saber sobre auditoria em saúde

Para que a assistência à saúde seja aplicada aos pacientes com qualidade, é fundamental avaliar se os cuidados estão sendo…

Os 8 livros de Medicina que você deve ler se deseja o sucesso

Gosta de ler? Então, é hora de conhecer alguns dos melhores livros de Medicina para inspirar você nessa carreira! O…

Como fidelizar pacientes: veja 9 estratégias e ações

Você sabia que aprender como fidelizar os pacientes é tão importante quanto ser bem qualificado na área da saúde? Entenda!…

Filtro

Utilize os filtros para facilitar sua busca

Tipos de Formação
Área de Interesse

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.

Olá, estamos felizes por se interessar em nosso conteúdo, para prosseguir preencha os campos abaixo e tenha acesso a este e mais conteúdos de qualidade.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.